fbpx

Dores físicas são alertas da alma

Saiba que você é dono da sua Mente e Corpo só precisa fazer ajustes entre eles!!!

Descartes trouxe a teoria de que a mente era separada do corpo, desde essa premissa surgiram vários estudos que comprovaram que o filósofo e físico estava enganado. E nós, será que vivemos mais a teoria de Descartes, à medida que ignorávamos a importância de ouvir o corpo e a mente juntos?

Não culpo no momento de dor ir num médico, até mesmo porque com dor ninguém consegue pensar direito. E esse artigo não é contra os métodos que você já utiliza, por favor, o único objetivo é um convite a uma viagem interior para que amplie seu autoconhecimento sobre o que um sintoma quer dizer.

Imagine que você quer pegar sua chave para sair de casa que está à sua direita, mas o seu corpo se dirige para a esquerda, te afastando da chave e mais ainda da porta. O resultado não é o esperado, isto é um exemplo simplista do que pode ocorrer na sua vida. Sua mente pensa em algo e o corpo não corresponde ou faz o oposto.

Boa notícia: você é dono da sua Mente  amp; Corpo só precisa fazer ajustes entre eles!!

Então, vamos começar por compreender que existe uma comunicação entre sua mente e corpo, quando não alinhado com as expectativas e necessidades de ambos é o motivo de desequilíbrio que se manifesta por meio de doenças, mal-estares e inquietações.

Essa comunicação inicia com os pensamentos, que produzem reações físico-químicas, gerando emoções que se expressam em comportamentos. Quando esse ciclo está congruente, tudo está bem, no momento em que há divergência no pensar, sentir e agir é o espaço para que as emoções somatizem no corpo ocasionando doença.

Podemos ter dores físicas causadas por agentes externos que independem da sua responsabilidade, como por exemplo, sofrer um acidente. O ponto que desejo que reflita são as dores que remetem à uma doença gerada pelo seu organismo. Nesse caso, a resposta das causas está dentro de nós e não fora. Quando associadas de um acompanhamento de um especialista pode acelerar a sua saúde e bem-estar.

Que mensagem a desarmonia do corpo e mente quer te passar?

Talvez, os nossos pensamentos vêm para atender uma questão mais materialista do que espiritual considerando o modelo socioeconômico atual, no entanto, focar somente em um e deixar o outro de escanteio não será a melhor estratégia a longo prazo para uma vida de conquistas com vitalidade.

O atendimento e alinhamento das necessidades de ambos permitirá que seus pensamentos norteiem o seu corpo. Procrastinar conflitos ou tratar com paliativo não solucionará seus problemas, ao contrário, pode intensificar um ciclo vicioso de questões mal resolvidas proporcionando impactos físicos no seu corpo.

A melhor maneira de conseguir solucionar suas dores além do acompanhamento de um especialista é alinhar o autoconhecimento para descobrir quais as mensagens e aprendizados seu corpo e mente estão passando para você. Tenha em mente um pensamento holístico, sua mente integrada ao seu corpo e responda:

O que você quer para sua vida?

Como pode tornar isso realidade em harmonia?

Quais são os valores que governam a sua mente?

São os mesmos valores que direcionam o seu comportamento?

Qual é o ponto de equilíbrio deles?

Grande abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa