fbpx

Dólar: qual o limite e impacto para as pessoas?

A situação do dólar terá impacto na vida de todos, mas com certeza quem será mais prejudicada é a população em geral, que enfrentará muitas altas de preços.

impacto do dólar

Dólar: qual o limite e impacto para as pessoas?

Parecia impossível há alguns anos, mas vários fatores impactaram o Brasil e o dólar já está próximo de R$ 6,00, atingindo os níveis mais altos da era do Real. Dentre os pontos que posso citar, a crise do Covid-19, a perspectiva de uma recessão mundial e problemas políticos internos contribuem com esse cenário.

O índice é preocupante e, pode ter certeza, terá impacto na vida de todos. Sejam viajantes, investidores e empresários. Mas com certeza quem será mais prejudicada é a população em geral, que enfrentará muitas altas de preços.

O dólar chegará aos R$ 6,00 e a população brasileira no geral será atingida. O impacto do dólar estará no aumento de produtos importados ou que dependem de peças ou matérias-primas importadas, encarecendo-os substancialmente e, consequentemente, diminuindo nosso poder de compra.

Um exemplo de aumento é o relacionado ao trigo, que é em grande parte importado, o que irá refletir no aumento no preço do pãozinho da padaria, bolos e diversos produtos do dia a dia da população.

Embora não seja motivo para pânico, há muitos cuidados a serem tomados nesse período. Por isso, o melhor a fazer é reunir a família, rever os custos diários e mensais, reduzir os excessos e supérfluos e fazer algo que parece óbvio, mas muita gente não consegue: garantir que o ganho sempre seja maior que as despesas.

Contudo, faço um alerta para o efeito elástico da alta de preços. Pois mesmo com a cotação do dólar diminuindo, o mesmo não deve acontecer com o preço do que subiu com a alta. Quando observamos esses tipos de aumentos, observamos que depois, mesmo com a cotação voltando aos valores antigos, o mesmo não acontece com os preços, que podem até ter uma redução, mas não na mesma proporção.

Por isso a necessidade de adequação de todos a essa nova realidade, pois não adianta ter expectativa de melhoria. Agora é a hora de assumir a responsabilidade, encarar a realidade e mudar os hábitos para passar por essa situação de maneira sustentável e consciente. A reeducação financeira é a grande solução para os novos tempos.

Reinaldo Domingos
Inscreva-se no Canal Dinheiro à Vista

Confira também: Guardar mesmo na crise para ter amanhã

 

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa