fbpx

Do Mundo VUCA ao METAVERSO!

Você sabe o que é METAVERSO? Uma nova tendência que promete fazer desaparecer o uso da Internet tal qual nós conhecemos hoje.

Do Mundo VUCA ao METAVERSO!

Do Mundo VUCA ao METAVERSO!

Prezados amigos deste espaço MUNDO VUCA (que, mais recentemente, tem tratado do mundo VUCAH – volátil, incerto, complexo, ambíguo e hiperconectado), prestem atenção ao que está acontecendo à nossa volta. Se o conceito VUCA, ora aplicado ao mundo dos negócios e ao ambiente cotidiano, tem ao redor de 20 anos, começaram a aparecer variações em torno do assunto. Por exemplo, o acrônimo BANI que, em português, significa Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível. Contudo, o que essas “maquiagens” de acrônimos e conceitos tentam transmitir?

Uma resposta simples é esta: a cada dia, nós nos distanciamos mais rapidamente do tipo de vida que temos em um dado momento. Dessa maneira, exige de cada um mais clareza para entender os novos caminhos e grande adaptação para enfrentar as mudanças.

Tentando contribuir com essas respostas, lancei dois livros que indico aos leitores. Um deles é aquele que sugere a cada pessoa para que Seja um agente transformador no mundo e, outro, uma coletânea de indicações para se alcançar O Sucesso em um mundo VUCA.

Pois bem, nessa linha de pensamento, cada profissional de coaching, mentoria, aconselhamento ou consultoria enfrenta a necessidade de conhecer melhor o seu cliente, suas demandas, necessidades e dores, fraquezas e forças, em todas as dimensões. Isso significa que, para se chegar ao sucesso em uma intervenção, é fundamental entender (para o seu cliente, em especial), quais são os fatores que interferem no alcance de resultados e, por outro lado, quais serão os melhores indicadores para medir os resultados.

Motivado por essa questão, lancei um projeto de pesquisa para atualizar estudo que fiz em 2011 (convido os amigos leitores a apoiarem essa nova iniciativa). O novo projeto, em financiamento coletivo, tem a expectativa de reunir uma comunidade profissional interessada em trabalhar junto aos seus clientes com conteúdo e boas práticas, nascidas de estudo técnico e com rigor acadêmico. Para conhecer melhor o projeto e, eventualmente, apoiá-lo na plataforma Benfeitoria, acesse este link.

E agora vem a novidade. A partir das próximas postagens, explorarei aqui neste espaço uma nova tendência que promete fazer desaparecer o uso da internet tal qual nós temos hoje. Trata-se do METAVERSO, algo muito mais próximo de ficção científica do que da fácil interpretação com base nos hábitos cotidianos. Talvez, de acordo com especialistas, a plataforma Facebook seja aquela com maior poder de investimento e impactos na futura relação cotidiana das pessoas. Em 2014, por exemplo, a empresa comprou uma produtora de óculos de realidade virtual por dois bilhões de dólares, já antevendo essa evolução.

METAVERSO significa “além do universo” e, conforme descrito simplificadamente no Wikipédia:

METAVERSO é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais, sendo então espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de realidade virtual, realidade aumentada e Internet”.

Para entender melhor sobre tudo isso, sugiro você assistir ao vídeo do YouTube (áudio em português), um dos poucos com produção bem roteirizada.

Como todos vocês podem perceber, ao tempo em que os fatos vão acontecendo e a vida continua mudando de forma rápida, eu mantenho a minha premissa de acompanhar essas transformações na fronteira do conhecimento. A partir daí, permaneço trazendo sugestões, conteúdos e caminhos que possam apoiar os profissionais em intervenção humana. Conto sempre com o prestígio de sua leitura e com seu apoio de sempre, tanto mais agora que entraremos no tema METAVERSO.

Gostou do projeto? Quer entender mais sobre o MUNDO VUCA e METAVERSO? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder ou, se preferir, acesse a página do projeto clicando aqui.

Um forte abraço!

Mario Divo
https://www.mariodivo.com.br

Confira também: Vamos juntos fazer uma Pesquisa em Coaching?

 

Mario Divo Author
Mario Divo possui meio século de atividade profissional ininterrupta, hoje estando dedicado à gestão de negócios e de pessoas. É PhD pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e MSc, também pela FGV, com foco em Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. CEO da plataforma MENTALFUT® e da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching. Ex-Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel, no Brasil. Foi titular do Planejamento de Comunicação Social da Presidência da República (1997-1998) e, anteriormente, comandou a Comunicação Institucional da Petrobras e a Área de Novos Negócios da Petrobras Internacional. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa