fbpx

Diversidade e a Inclusão na Sociedade

Liberdade de expressão, mentalidade das novas gerações, novos modelos familiares e redes sociais fazem as pessoas refletirem sobre a diversidade e a convivência com as diferenças, independente de sua concordância.

Hoje estou muito feliz, pois estrearemos o novo periódico sobre Diversidade e Inclusão Social. Um tema de extrema importância que merece ter espaços de debates na sociedade. Agradeço a Revista Coach Me por esta oportunidade e privilégio de poder escrever sobre este tema que tanto me mobiliza.

A diversidade é um tema cada vez mais presente nas organizações e na sociedade. A liberdade de expressão, a mentalidade das novas gerações, as redes sociais, os novos modelos familiares, fazem com que independente da concordância ou não as pessoas reflitam sobre a diversidade do ser humano e a convivência com as diferenças. Apesar disso há muita resistência das pessoas para lidar com tais diferenças e as estatísticas demostram claramente este fato:

O IBGE, através do Censo 2010 relata que o salário das mulheres é, em média, 25% menor do que o salário dos homens. O Instituto Ethos informa que os negros ou pardos ocupam apenas 5,3% de cargos executivos. Segundo a ANTRA – Associação Nacional de Travestis e Transexuais 90% das travestis e transexuais estão se prostituindo no Brasil. E as pessoas com deficiência dependem de uma Lei para serem incluídas e, mesmo assim, a duras penas, considerando que somente 27% é a porcentagem de cumprimento da Lei de Cotas no Brasil, sem contar que outras ações como acessibilidade, preparação dos gestores, capacitação, plano de carreira, que tem a função de incluir com dignidade são raras.

Estes são números relevantes que não podem ser desprezados. Diante deste cenário é imprescindível que a sociedade se mobilize para refletir a respeito criando ações inclusivas. Ser contra a diversidade é negar a própria essência. Não podemos perder a referência que a diversidade é a essência e uma das maiores riquezas do ser humano e do planeta.

Penso que falta a algumas pessoas a sabedoria para compreender que a diversidade é um fato e não adianta negá-la e a empatia para se colocar no lugar do outro a ponto de respeitar suas escolhas, características, crenças, condição socioeconômica e enxergar o ser humano por trás de cada rótulo. Tenho plena certeza de que se a grande maioria das pessoas fizesse este exercício teríamos um mundo muito mais tolerante e harmonioso.

Pós-graduando em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUC RS, Pós-Graduado em Tecnologia Assistiva pela Fundação Santo André/ITS Brasil/Fundação Don Carlo Gnocchi (Itália/Milão). Pós-graduado em Psicologia Organizacional pela UMESP e Graduado em Psicologia pela UNIMARCO. Extensão em Gestão de Diversidade pela PUC (Trabalho final: “O impacto do imaginário dos líderes no processo de diversidade e inclusão nas organizações”), Credenciado em Holomentoring, Coaching e Advice pelo Instituto Holos. Formação em Coaching Profissional pela Crescimentum. Formação em Facilitação Digital pela Crescimentum, Formação em RH e Mindset Ágil pela Crescimentum. Formado como analista DISC. Vivência de 30 anos na área de RH, em subsistemas como Recrutamento & Seleção, Treinamento, Qualidade, Avaliação de Desempenho e Segurança do Trabalho. Desempenhou papéis fundamentais em empresas como Di Cicco., Laboratório Delboni Auriemo, Wal Mart, Compugraf, Mestra Segurança do Trabalho. Atualmente é Diretor da TRAINING PEOPLE responsável pela estratégia e coordenação de equipe multidisciplinar especializada em temas como Diversidade, Liderança e Gestão, Vendas, Educação Financeira, Comunicação, Turismo e Segurança do Trabalho. É Vice-presidente de Diversidade e Inclusão e Líder do Comitê de Diversidade e Inclusão da ABPRH – Associação Brasileira de Profissionais de Recursos Humanos, Presidente e Fundador do Instituto Bússola Jovem, projeto social com foco em jovens de baixa renda que tem por missão transformar vidas através da Educação, Trabalho e Carreira. Colunista das Revista Cloud Coaching. Coautor do livro: Segredos do sucesso: da teoria ao topo – histórias de executivos da alta gestão pela Editora Leader e do livro Gestão Humanizada de Pessoas pela Editora Leader. Coordenador e coautor do livro Diversidade em suas múltiplas dimensões pela Editora Literare Books.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa