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DISC e outros assessments no Processo de Coaching

A primeira dúvida que surge ao profissional é como escolher o fornecedor e o melhor assessment dentre tantas opções no mercado. Como decidir e implantar?

DISC e outros assessments no Processo de Coaching

DISC e outros assessments no Processo de Coaching

A maioria dos profissionais de coaching utiliza algum tipo de assessment para avaliar o perfil do seu coachee. Isso como forma de trazer o autoconhecimento e assim ajudá-lo a entender seus pontos fortes e aqueles que merecem mais atenção. Além disso, para conhecer o seu cliente e atendê-lo de forma personalizada. Contudo, a primeira dúvida que surge ao profissional é como escolher o fornecedor e o melhor assessment dentre tantas opções que temos no mercado.

A primeira coisa a se fazer é, de fato, ter clareza de que tipo de informação você busca encontrar neste assessment, o que você quer avaliar no seu cliente, por exemplo: Comportamentos, competências, valores, inteligência emocional, etc. A outra coisa a se pensar é que tipo de relatório vai atender melhor a sua demanda. Um relatório com informações mais objetivas ou então um mais detalhado. E, não podemos esquecer de que a escolha de um bom fornecedor e uma ferramenta validada fará toda a diferença no resultado do processo.

Um erro comum ao utilizar este tipo de ferramenta é achar que sabe tudo. Que vai encontrar todas as respostas sobre o cliente no relatório. Isso não é verdade! Não é porque você realizou um treinamento de um assessment específico, que saberá ler todas as avaliações que o mercado oferece. Cada ferramenta tem a sua peculiaridade e assim sua forma de interpretação. Por isso, é necessário se capacitar e estudar muito para ser bem assertivo na aplicação e na leitura dos resultados.

Abaixo deixo algumas dicas que poderão ajudar e potencializar o uso de assessments em seus processos de coaching e até mesmo projetos de desenvolvimento humano. A saber:

  • Antes de enviar o acesso para o cliente preencher o assessment marque uma reunião. Explique para ele o que ele vai preencher, o que vai medir, como ele deve preencher. Deixe bem claro que não existe certo e errado, bom ou ruim e sim que você terá informações de como ele funciona. E com esse resultado poderá ajudá-lo no seu desenvolvimento de forma mais assertiva;
  • Aplique o assessment antes de iniciar o processo. Dessa forma, você já saberá o perfil do seu cliente e poderá adaptar a sua comunicação. E como vai desenhar o processo de acordo com o perfil dele;
  • Os resultados auxiliam na criação de rapport e, com certeza, o coach terá mais resultados com o processo;
  • Vá trabalhando as informações do relatório ao longo do processo, mas já dê a devolutiva no primeiro encontro para não gerar ansiedade ao cliente;
  • Após a devolutiva, entregue o relatório completo ao cliente. Peça para ele ler com calma, atenção e fazer anotações para levar para discussão em novo encontro;
  • Se achar necessário, ao longo do processo, pode aplicar outros assessments que avaliam outras dimensões da personalidade. Tudo vai depender do que acontecerá no decorrer do processo. Lembre-se sempre que cada ferramenta avalia uma coisa diferente da outra e é preciso saber quando aplicar cada uma delas.

O assessment é a ferramenta de trabalho do coach e deve ser aplicado em todos os processos.

Não passe o valor do assessment para o seu cliente separadamente, mas o valor total do processo. Não é uma escolha do cliente fazer ou não. Porque com o uso dele o coach economizará tempo e será mais assertivo na orientação do seu coachee.

Hoje temos grandes empresas de assessments no mercado que avaliam diversas dimensões da personalidade. Pesquise bem, busque o fornecedor que melhor se identifique e que vai atender a todas as suas necessidades. Tome cuidado com as ferramentas gratuitas! A maioria delas não possuem validação e em vez de ajudar pode prejudicar todo o processo e, pior, a vida de um ser humano.

É bom lembrar sempre que o ser humano é muito mais do que vemos. Muitas ferramentas do mercado, a maioria, avalia apenas o observável e se basear apenas nisso é muito arriscado. Uma investigação bem mais profunda deve ser feita independentemente do assessment que se está utilizando. E por certo da experiência do profissional de coaching que está conduzindo o processo.

Espero ter ajudado os profissionais que ainda possuem inseguranças ou dúvidas quanto a implantar o assessment em seus processos. Podem contar comigo se precisarem de apoio para escolher um fornecedor e uma ferramenta que se encaixe melhor no seu processo. Confiram também a nossa mentoria em assessment que apoia os profissionais nas devolutivas e construção dos planos de desenvolvimento.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como implantar ferramentas de assessment nos seus processos de Coaching? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Katia Miyazono
http://www.acertorh.com.br/

Confira também: Como Ferramentas de Assessment podem Diminuir o Turnover da sua Organização

 

⚙️ Acerto RH
Katia Miyazono é Diretora da Acerto RH e representante oficial da empresa de Assessment Innermetrix Brasil e de treinamentos Auge. Especialista em avaliação de perfil e identificação de potencial e talentos para levantamento de necessidades de treinamento e desenvolvimento. Seu propósito é ajudar as pessoas a descobrirem quem são, onde estão e para onde desejam ir e contribuir com o crescimento das empresas extraindo das pessoas seus talentos naturais, aumentando assim a produtividade com muito menor esforço.
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