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Direcionais Vida e História – Os Jogos de Poder, Direito, Hierarquia e do Alguém (parte II)

É preciso saber distinguir o Direcional Vida do História porque Jogos de Poder, Direito, Hierarquia e do Alguém não geram paz nem harmonia. 

Jogos de Poder

Direcionais Vida e História – Os Jogos de Poder, Direito, Hierarquia e do Alguém (parte II)

Dando continuidade ao artigo anterior sobre os Direcionais Vida e História (leia aqui), vamos falar neste artigo então sobre os Jogos de Poder, de Direito, de Hierarquia e do Alguém.

1. Jogo de Poder

Busca de posses, bens e mando sobre pessoas para recobrar a falsa sensação de DNV – Direito Natural de Viver. 

Mecanismos condicionados do Jogo de Poder 

Direcionais Vida e História - Os Jogos de Poder, Direito, Hierarquia e do Alguém (parte II)

Fazer‑se de:

  • Dominador, possessivo, endinheirado, arrogante e coagindo pessoas;
  • Dependente e barganhador e buscando alianças mal intencionadas que o alcem ao Poder;
  • Competidor, agredindo e guerreando pelo poder. Muito visível nos grupos familiares, empresariais ou sociais, onde um domina e outro tenta derrubar. Gerando assim os Jogos de Poder, onde o fiel da balança será o poder de adesão aos dependentes barganhadores.

Na história politiqueira, podem ser partidos que agridem ou revolucionam, e depois se tornam os “salvadores” dos agredidos (estratégia politiqueira de partidos radicais).

Não vamos confundir o Jogo de Poder com o Poder Natural de uma pessoa ou o Poder natural inerente a um cargo.

O Poder faz parte da Vida para nossa autorregulação, mas o Jogo de Poder é sempre pernicioso, maléfico, tem segundas intenções. É um Jogo ganha-perde e só leva a mais e mais Jogos de Poder sem fim, um condicionamento adquirido que nos engana. Achamos que vamos com isso recuperar a sensação de DNV. O Jogo de Poder não está desligado ou afastado do Jogo de Direito, como veremos a seguir. 

2. Jogo de Direito

É a necessidade ou busca de aceitação, de reconhecimento, ter atenção, aplausos, mérito, status, elogios, merecimentos. Isso tudo para que tragam de volta ilusoriamente o DNV – Direito Natural de Viver.

Mecanismos condicionados do Jogo de Direito 

Os Jogos de Direito

O Jogo de Direito está profundamente fixado nas mentes humanas como mecanismo condicionado. Está lá, mas não é parte inerente da mente e nem da Vida, apenas está ali como se estivesse “grudado” e agindo perniciosamente.

Muito comum nas famílias, nas disputas e brigas entre irmãos. Por exemplo, se uma mãe faz algo para um dos filhos, em seguida os outros irmãos reclamam. E passam assim a reivindicarem o seu Direito de ter o mesmo tratamento. Quase nunca os irmãos têm uma postura amorosa, de aceitação, de compreensão e de carinho ou de amor ao outro. É sempre o Eu, eu isso e eu aquilo, gerando ações de ciúmes e inveja. O Jogo de Direito é um mundo de acusação, reclamação, de achar tudo ruim, ver o negativo, reivindicações, de fato uma confusão só.

Daí também surge o raciocínio punitivo, de castigos ou punições aos outros, como se isto resolvesse ou recuperasse o DNV. 

O que está por trás disso é um raciocínio comparativo. Se o outro “isso ou aquilo”, então eu também posso “isso ou aquilo” e mais um pouco ainda! Todo raciocínio comparativo leva a um “melhor ou pior”, e daí as Lutas de Direito começam.

Para a grande maioria das pessoas isto é “normal”, sempre foi assim. Não percebem que se trata de um enorme Jogo de Direito onde só haverá perdedores.

Mesmo nos tribunais, por exemplo, se uma pessoa ganha uma determinada ação judicial contra outrem, este fato não lhe trará alegria verdadeira e natural. Trará apenas lhe trará uma falsa sensação de DNV, as tensões e dificuldades continuarão a se manifestar.

É desconhecido para muitos, atitudes de respeito aos demais. Nos vermos de igual para igual, de viver em equanimidade e de amor ao próximo, independentemente das ações dos demais. Todos somos iguais e temos a mesma origem universal.

No campo politiqueiro (diferente da política natural cooperativa e de consenso próprio de pessoas conscientes e lúcidas) está minado com os Jogos de Direito. É onde se exerce o papel de vítima e se culpa os outros, assumindo-se ainda o papel de inocente. 

Na politicagem (não na política verdadeira) o que se vê é só isto. São acusações ou ataques, defesas ou alianças intermináveis. Tudo isso sempre em busca de vantagens, sem se promover o verdadeiro diálogo para busca de consenso para o bem comum de todos.

O nosso querido Brasil com tantos sofrimentos e mazelas, só terá ajustes adequados quando as mentes humanas passarem por uma reforma geral. Quando adquirir novo mindset, ter nova visão e mentalidade, a respeitar a Vida, a amar e pararem de reivindicar Direitos e Poder sem fim. 

3. Jogo de Hierarquia

É a necessidade de ascendência permanente, sempre mais e mais sem parar, uma ganância infinita, subir e subir sempre, não importando a quem machuca.

Mecanismos condicionados do Jogo de Hierarquia

Os Jogos de Hierarquia

Caracterizado pela incessante sede de ascendência e conquista de nova posição hierárquica, é a luta pela promoção, competição permanente por novos cargos. Ou então no campo social é a busca de bairro de melhor status social para morar. O Jogo de Hierarquia pode ser também a criação e manter-se nas “panelas”, grupos fechados que nos deem status ou reconhecimento. Por exemplo: nós empresários, médicos, juízes, funcionários públicos, etc. no sentido de isolamento, proveito próprio, corporativismo e satisfação do Ego.

Pessoas que ascendem muitas vezes passam a fazer imposição e usam do autoritarismo para manter seu Poder e Direito.

Para ascender se faz muitas vezes o Jogo da conveniência e de aliança com quem está em posição mais elevada. Então se contesta e se faz oposição radical contra quem está no Poder para enfraquecê-lo, derrubá-lo e tomar seu lugar.

Jogo de Hierarquia é, por exemplo, promover uma etnia e dar-lhes vantagens. (Quando se promove uma etnia ou classes de pessoas, isto tem um nome: racismo ou divisão social. Cria-se e reforça classes que perpetuam divisões e lutas de classes).

No Jogo de Hierarquia as pessoas se dividem e se isolam segundo seu grau escolar, ou posição ideológica/religiosa, tradicionalismos etc. O Jogo de Hierarquia pode ser considerado uma forma específica do Jogo de Poder de uns contra outros. Mas ao mesmo tempo precisamos entender a diferença entre a Hierarquia e o Jogo de Hierarquia.

Em todos os agrupamentos humanos existe uma Hierarquia natural. Nas empresas, nas famílias, no clero, nos grupos de estudos. Isso está ok, pois faz parte da organização humana, da condução e do equilíbrio relacional. Mesmo nas Constelações Familiares de Bert Hellinger existe a lei da Hierarquia familiar como aspecto salutar e com poder regulador.

Mas o Jogo de Hierarquia é um comportamento anômalo à Vida. É buscar ilusoriamente a sensação de DNV através da sede ou conquista de ascendência, de vencer a luta, de reconhecimento, de ter conquistado o Poder. De sentir-se empoderado no seu castelo, de sentir-se superior ou melhor que o outro. De querer sempre mais e mais, uma ganância e mediocridade sem fim.

4. Jogo do Alguém

O DNV está ligado a uma pessoa, geralmente do sexo oposto que nos autorize e aprove. O Jogo do Alguém acontece nas relações a dois ou relacionamento afetivo. Onde a aprovação e reforço do outro nos dá esta sensação ilusória do DNV. 

Interessante notar que o mecanismo de nos ligarmos a alguém e mesmo nos apaixonarmos está relacionado com o sentir-se bem com a outra pessoa. E, geralmente, essa é a pessoa que nos aprova, nos reforça, nos elogia, que gosta (ou diz que gosta) de nós como somos. Em termos de mecanismos relacionais, é a pessoa que nos faz recobrar a ilusão do DNV.

Mecanismos condicionados do Jogo do Alguém

Jogo do Alguém

Há várias formas de buscarmos este Alguém que nos faz recobrar a ilusão do DNV. Vou listar aqui:

Busca por fixação é a compra e sedução do Alguém que nos aprova por bens, status ou sexo. Inclui geralmente a posse do Alguém, o que gera ciúmes por medo da perda de quem se tornou nosso autorizador. A perda do Alguém nestes casos é extremamente dolorosa, pois a sensação é de morte mesmo.

Busca por dissimulação funciona via barganha com o Alguém, busca de total fusão (simbiose) com o Alguém, levando a autoanulação mútua.

Busca por rejeição é o desmerecimento, ataque, agres­são, venda e rejeição do Alguém, como forma de ter o Alguém. Mas quando o mecanismo de aprovação não funciona mais pelo próprio desgaste, essa forma também funciona para livrar-se do Alguém. Isso porque ele não nos aprova e nem nos autoriza mais, assim queremos nos livrar deste Alguém.

Precisamos entender que a relação a dois é uma união entre dois seres que pretendem desfrutar juntos de um lar ou constituir uma família. Isto é do Direcional Vida. Mas nesta relação pode haver a interferência do Jogo do Alguém com seus terríveis mecanismos de compra, dissimulação ou venda. E isso adultera a intenção vital, gerando dificuldades relacionais de toda ordem.

Vejamos então no quadro abaixo os dois direcionais lado a lado:

Direcionais Vida e História

Os Direcionais estão misturados. Mas precisamos distinguir o que é da Vida e o que é Condicionamento ou Direcional História que perpetua a tensão e dificuldades.

Quando é do Direcional Vida há distensão, paz, realização, bem-estar.

Quando é por Jogo do Direcional História, acontece a perpetuação das tensões. Isso porque Jogos de Poder, Direito, Hierarquia e do Alguém não geram paz e nem harmonia. 

Quase toda a humanidade confunde os Jogos como sendo a Vida, mas não é a Vida, é condicionamento que gera sofrimentos enormes.

Com esta consciência podemos fazer uma limpeza em nossa mente condicionada desacreditando dos seus mecanismos, e passando a reforçar o Direcional Vida.

Vamos falar um pouco do nosso Brasil. Quanto sofrimento este povo passa devido aos Jogos de Poder de Direito e Hierarquia! Seja nas relações humanas, nas famílias, nas empresas, nos órgãos públicos e nos três poderes!

Nem vamos citar o Jogo do Alguém que tanta infelicidade traz aos nossos lares. Nem falar do mundo como um todo e das milhões e milhões de pessoas que morreram em guerras, cárceres e revoluções. Tudo devido a condicionamentos mentais de Jogo de Poder, Direito e Hierarquia. Isso porque foram ignorados e confundidos como sendo a Vida, como sendo a busca da felicidade. Como se um dia, assim, a humanidade conseguisse viver feliz.

Mas quero falar diretamente a você que está lendo este artigo.

Tome consciência dos Jogos condicionados na tua mente, tome consciência do que é verdadeiramente a Vida. Faça uma compreensão clara disto. E nunca, jamais, busque justificar os Jogos – geralmente culpando os outros – para continuar com eles, continuar a perpetuação dos teus sofrimentos e infringindo sofrimentos aos teus iguais.

A partir desta consciência você pode mudar tua mente e assim obter atitudes e atividades mais coerentes e em sintonia com a Vida.

Todas as mudanças e melhorias se iniciam na mente de cada um.

Faço aqui um apelo profundo e veemente aos que exercem cargos de Poder no nosso país, seja nos municípios, nos estados ou em Brasília.

Olhem profundamente a situação de nosso Brasil, todo este sofrimento e mazelas que vêm das mentes humanas cegas e condicionadas nas suas caixinhas da ignorância.

Vamos dar uma fim, um stop nas lutas de Poder de Direito e de Hierarquia que apenas perpetuam as dificuldades. Vamos focar na Vida e no bem estar de todos.

Esta á e postura de um verdadeiro estadista.

Vamos mudar conscientemente a forma de ver. Vamos mudar nossas visões de mundo para a coerência com Vida. E promover assim um país mais próspero, digno, um país do qual todos possamos nos orgulhar.

Isso começa com você, começa com cada um de nós. Para realizar a mudança, basta atingir a massa crítica, que é de 10% da população aproximadamente.

Durante quase quarenta anos eu tenho orientado pessoas a mudarem suas mentes e seus paradigmas. Vi muitas mudanças, melhorias e verdadeiras transformações nas pessoas, nas famílias e nas empresas de fato.

Tenho a absoluta certeza de que nós, como país, podemos também promover e construir um país novo. Quase isento das lutas de Poder e de Direito. Podemos viver por consenso e governança cooperativa a partir de nossas mentes renovadas.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Direcionais Vida e História, Jogos de Poder, Direito, Hierarquia e do Alguém? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Marcos Wunderlich
https://holos.org.br

Confira também: Direcionais Vida e História – Os Jogos de Poder, Direito, Hierarquia e do Alguém (parte I)

Bibliografia

Sinopse Holográfica – Odival Serrano, Renato Klein e Maria Luiza Klein apostila, 1982
TEOS – Teoria da Evolução e Organização do Ser – Odival Serrano – apostila 1984
Retensores – Odival Serrano – apostila ISOR 1984
Holoprática – Marcos Wunderlich – apostila 1993
Liderança e Espiritualidade – Capítulo de Marcos Wunderlich – Ed Leader.

 

Marcos Wunderlich é Empresário e Presidente Executivo do Instituto Holos. Pioneiro do Coaching e Mentoring no Brasil, é referência nacional em Formação e Instrumentação de Mentores e Coaches no Brasil com abordagem holossistêmica e complexa, tem mais de 30 anos de experiência profissional. Consultor, palestrante, Master Coach e Mentor de Executivos. Mentalizador do Sistema ISOR® um conjunto instrumental científico-pedagógico de Desenvolvimento de Pessoas e Organizações com base na moderna ciência e neurociência, na milenar sabedoria humana e nas inovações da administração. Filiado ao ICF – International Coach Federation. Consultor CMC – Certified Management Consultant credenciado pelo IBCO – Instituto Brasileiro de Consultores de Organização em convênio com o ICMCI – International Council of Management Consulting Institutes. Formado e pós-graduado na área tecnológica, tem várias formações no campo da Gestão e Humanidades,
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