fbpx

Dinheiro é Sinônimo de Sucesso para Você?

No senso comum, sucesso está diretamente relacionado ao resultado financeiro, ou seja, é sinônimo de dinheiro, mas será que isso é, de fato, verdade? O que é SUCESSO para você?

Dinheiro é Sinônimo de Sucesso para Você?

Dinheiro é Sinônimo de Sucesso para Você?

Você que dedicou a atenção ao título deste artigo e segue lendo, assim como eu, também deve ter observado que nos meses de dezembro e janeiro, as nossas redes sociais são permeadas por desejos e pedidos de sucesso, prosperidade e abundância.

É sempre a mesma dinâmica. Todo fim e início de ano está envolto em uma energia de renovação. Renovar esperanças, rever planejamentos, redesenhar estratégias, buscar novas atitudes. E comunicar os nossos sonhos, metas e expectativas a quem queira testemunhar o nosso movimento. Incentivos para que coloquemos no papel as metas para o ano que virá, simpatias, rituais e cores para a virada.

Filosofando com algumas amigas, produzimos algumas reflexões sobre esse assunto que compartilho com você leitor.

Antes de tudo, o que é sucesso?

No dicionário:

Sucesso é a consequência positiva de alguma coisa que expressa o êxito de quem a fez, acontecimento favorável, resultado feliz.

No senso comum, sucesso está diretamente relacionado ao resultado financeiro ou reconhecimento, aplauso da plateia. Significa dizer que para ter o seu sucesso validado, então ele precisa ser reconhecido por outra pessoa.

A nossa reflexão foi exatamente sobre a forma equivocada que percebemos o sucesso.

Nos desejos e metas de Ano Novo, por exemplo, as pessoas usam alegremente as palavras sucesso, abundância, prosperidade como sinônimos. Muitas vezes, na realidade objetiva, a meta seria dinheiro mesmo. Mas assumir e manifestar que você quer dinheiro pode ser considerado superficial, pequeno, mesquinho. E, a depender da sua crença religiosa, até pecado. (Porque “é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus”).  Por isso, substituímos por palavras que não comprometam a nossa imagem e pertencimento, nem tampouco nos dão direcionamento para onde seguir.

Dinheiro é bom. Maravilhoso. Mas sozinho ele também não representa sucesso.

Sucesso é construir coisas que não morrem com o tempo. Usar do dinheiro para construir o teu resultado favorável enquanto SER. Por exemplo: cursos, terapias, vivências, viagens, experiências que embasem alicerces sólidos internos, que te proporcionem novas referências. Sucesso inclui fazer bom uso da energia do dinheiro e investir em coisas que, de fato, não irão degradar com a não validação dos outros.

Desvinculando sucesso de dinheiro, também ampliamos o nosso olhar para registrar a prosperidade e abundância daquilo que já temos e construímos na vida. Por exemplo: relacionamentos amorosos ou de amizade sólidos; os nossos talentos colocados a serviço do próximo; filhos felizes e respeitados na sua essência; a casa onde moramos; o trabalho que nos realiza; as viagens e estudos que nos agregam cultura e conhecimento; pensamento autônomo e liberdade de expressão.

Sigo assim acreditando que tudo isso nos faz prósperos, abundantes e felizes.

E sendo assim, partindo dessa premissa, me arrisco a redefinir sucesso pela ótica do senso comum e do dicionário.

Nesta nova definição que compartilho com você, sucesso não é sobre dinheiro.

Sucesso é sobre QUEM VOCÊ É.

Quer comprovar isso?

Pense naquela pessoa super bem-sucedida, então tire o dinheiro… sobra o quê?

É sobre isso!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre por que sucesso não é sinônimo de dinheiro? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Liz Cunha
https://www.lizcunha.com.br/

Confira também: Fatos e Narrativas: O Abismo no Desenvolvimento da Proatividade dos Filhos

 

Liz Cunha Author
Liz Cunha é Profissional de Eneagrama, acreditada pela International Enneagram Association, dos Estados Unidos e associada da Awareness to Action, desenvolvendo o Programa Personalities@Work no Brasil. Graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior. MBAs nas áreas de Gestão de Comércio Exterior, Negociação Internacional e Marketing – pela Fundação Getúlio Vargas. Master Oficial em Administração e Direção de Empresas pela Universidad Pablo de Olavide (Espanha). Possui formações em Personal & Professional Coaching, Executive Coaching e Xtreme Positive Life Coaching, Psicologia Reichiana. Certificações internacionais em Eneagrama Profissional, Liderança e Coaching. Atualmente cursa a Especialização em Biografia Humana. Há mais de uma década estudando o SER humano e em busca do próprio autoconhecimento. Hoje atua como Coach, ministra palestras e workshops voltadas ao desenvolvimento e constante evolução do ser humano.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa