fbpx

Dimensionamento: O que é e como aplicar este potencial em sua vida? (parte II)

O poder do Dimensionamento reside no interior de cada ser humano. Faz parte de nossa natureza inata de sabedoria. Já está dentro de nós e pode ser ativado mediante conscientização, cultivos e exercícios.

Dimensionamento: O que é e como aplicar este potencial em sua vida? (parte II)

Dimensionamento: O que é e como aplicar este potencial em sua vida? (parte II)

Dando continuidade à parte I do artigo sobre o que é e como aplicar o potencial de dimensionamento em nossas vidas, então hoje eu vou falar sobre os Fatores Básicos do Dimensionamento.

Fatores Básicos do Dimensionamento 

1. Quadrado – Hemisfério Esquerdo – campo racional: a Visão.

Ter consciência da visão que nos impulsiona na fase inicial e que usaremos durante o ciclo. Geralmente temos pouca consciência da mentalidade ou modelos mentais que nos movem.

Quando percebermos que nossa visão é pequena ou mais restrita – quando estamos agindo com uma visão tecnicista, dicotômica, dogmática, impositiva, emotiva ou outras formas menores – precisaremos nos esforçar para adotarmos uma mentalidade mais ampla e aberta como a visão sistêmica.

Portanto, não inicie nada sem examinar a mentalidade que estará movendo você no ciclo, verifique se ela é condizente ou suficiente para este ciclo.

2. Círculo – Hemisfério Direito: campo emocional-intuitivo – a Vontade. 

Este aspecto do Dimensionamento gera posturas e atitudes necessárias para conduzirmos o ciclo. A vontade é um aspecto muito profundo e funciona como uma força impulsionadora natural de nossas ações diárias. Ela faz parte de todos os seres humanos, está sempre presente – e pode ser ativada ou podemos deixar que esta se manifeste naturalmente, o que acontece quando silenciamos mais a mente, quando meditamos ou entramos em conexão com o Todo.

Mas podemos verificar que em determinadas questões este aspecto da vontade esteja ausente ou pouco ativada, o que levará – por exemplo – a procrastinações, inação, letargia e atitudes não são condizentes com a Vida. Os aspectos do hemisfério direito não têm palavras ou cognição, mas agem como um pano de fundo atitudinal e emocional das nossas ações no mundo.

3. Triângulo – Parte comum do cérebro, corpo caloso – campo operacional: a Aptidão.

Aqui devemos examinar a nossa aptidão no sentido de preparo operacional, ou capacidade implementadora, de realização, de fazer acontecer.  Nem sempre estamos aptos a implementar determinadas ações ou atividades, e neste caso poderá não ser conveniente prosseguir sem antes buscarmos maior aptidão ou nos associarmos a pessoas que possam nos dar este terceiro aspecto do Dimensionamento.

O que ultrapassamos com a Visão, Vontade e Aptidão? 

Quando cultivamos permanentemente o Dimensionamento pessoal teremos como resultante a Autonomia e Coerência com a Vida.

Isso permitirá ultrapassarmos aspectos condicionados em nós, como:

  • Preconceitos, lixos mentais, dogmatismos;
  • Obtusidade, insensibilidade e Adestramentos (dos outros sobre nós);
  • Inatividade, automatismo e procrastinação. 

Dimensionamento não deve ser entendido de forma simplista ou como algo sem valor.

Precisamos aprender a vibrar nesta frequência quando iniciamos um determinado ciclo, ou seja, estarmos atentos ao que precisamos adquirir ou fazer emergir da Matriz com as qualidade necessárias para o bom andamento dos ciclos que vivemos, sejam estes quais forem.

O Dimensionamento se refere à energia ou potencial disponível no início do ciclo, mas durante o desencadeamento de um ciclo existirão outros potenciais a serem ativados de modo que vivamos todas as fases do ciclo de modo mais coerente e em conexão com os aspectos mais profundos que nos levarão a uma coerência e satisfação de vida. Pretendo explorar e aprofundar estes aspectos nas próximas edições desta revista.

O poder do Dimensionamento reside no interior de cada ser humano. Faz parte de nossa natureza inata de sabedoria. Já está dentro de nós e pode ser ativado mediante conscientização, cultivos e exercícios.

Apresentarei um quadro referencial para entendimento mais elaborado do Dimensionamento onde inseri os principais cultivos que geram as resultantes em cada campo mental, – o quadrado corresponde ao racional, círculo corresponde ao emocional e triângulo ao operacional – e estas três, por sua vez e quando integradas, geram a resultante maior do Dimensionamento.

Cosmovisão é a visão de mundo de cada um. O uso de experiências é extremamente importante para nossa coerência e evolução. Isomorfismo significa a coerência e sintonia com a Vida. Estes aspectos todos são aproximações, não tome este referencial como verdadeiro, mas sim como pontos de apoio para tua própria reflexão e descoberta.

Podemos também falar de Dimensionamento profissional ou organizacional.

Na minha experiência, a maior demonstração de Dimensionamento de uma empresa é a forma como ela faz a gestão de pessoas.

A resultante será pessoas e equipes motivadas, que é a base primordial do sucesso de uma organização.

Bom proveito!

Tem perguntas ou então Mentoria? Fale comigo pelo e-mail contato@holos.org.br. Terei o maior prazer em atender.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o que é e como aplicar o potencial de dimensionamento em sua vida? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responde também.

Marcos Wunderlich 
https://holos.org.br

Confira também: Dimensionamento: O que é e como aplicar este potencial em sua vida? (parte I)

 

Marcos Wunderlich é Empresário e Presidente Executivo do Instituto Holos. Pioneiro do Coaching e Mentoring no Brasil, é referência nacional em Formação e Instrumentação de Mentores e Coaches no Brasil com abordagem holossistêmica e complexa, tem mais de 30 anos de experiência profissional. Consultor, palestrante, Master Coach e Mentor de Executivos. Mentalizador do Sistema ISOR® um conjunto instrumental científico-pedagógico de Desenvolvimento de Pessoas e Organizações com base na moderna ciência e neurociência, na milenar sabedoria humana e nas inovações da administração. Filiado ao ICF – International Coach Federation. Consultor CMC – Certified Management Consultant credenciado pelo IBCO – Instituto Brasileiro de Consultores de Organização em convênio com o ICMCI – International Council of Management Consulting Institutes. Formado e pós-graduado na área tecnológica, tem várias formações no campo da Gestão e Humanidades,
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa