fbpx

Digitalização, Empreendedorismo e educação financeira – aprendizados da crise

Essas competências mostraram suas forças, sua importância, por serem primordiais no cenário vivido e se tornaram indispensáveis para os cenários futuros.

competências

Essas competências mostraram suas forças, sua importância, por serem primordiais no cenário vivido e se tornaram indispensáveis para os cenários futuros.

O efeito da pandemia do COVID-19 na economia ainda será sentido por um longo período. Contudo, se podemos falar que existem pontos positivos nesta história, um que deve ser levado em conta é a capacidade dos profissionais se reinventarem e aprenderem com a situação e levarem isso para o futuro que se obtém para crescimento e preparo para o futuro.

No momento atual que vivemos já é possível observar que entre as principais competências que foram potencializadas pelos profissionais estão a digitalização das pessoas, o empreendedorismo e a educação financeira. As pessoas tiveram que se reinventarem rapidamente nesses temas, aprendendo importantes lições.

Essas competências mostraram suas forças e sua importância, devido ao fato de serem primordiais no cenário vivido, contudo, mais do que isso, elas se tornaram indispensáveis para os cenários futuros.

Para entender melhor, detalhei melhor essas competências:

Aprendizado digital

As pessoas se tornaram muito mais digitais durante a pandemia, ou seja, se aperfeiçoaram no uso dessas ferramentas. Assim, esse é o primeiro aprendizado da pandemia, com as pessoas tendo um maior domínio das ferramentas digitais, que muitas vezes foram impostas aos profissionais. Hoje grande parte das pessoas conseguem facilmente realizar uma reunião virtual, por exemplo.

Principalmente no campo educacional e empresarial isso ocasionou uma revolução, acelerando pontos que já eram debatidos há muito tempo, mas que vivia um processo natural de implementação. De uma hora para outra todos tiveram que adequar toda sua metodologia ao mundo online, oferecendo respostas rápidas e convincentes seja nas escolas ou nas empresas.

Quem não se adequou, com certeza, sentiu mais pesadamente as perdas. Ponto importante é que muito do que foi implementado durante essa revolução do saber vai continuar, e é importante ter em mente que esse modelo mais digital será uma característica do ‘novo normal’.

Empreendedorismo

É importante que se entenda que empreender não é só montar uma empresa, empreender é muito mais do que isso. É tentar, decidir, realizar e executar algo.

Ou seja, é fazer algo com estratégia, com missão definida, sempre em busca da obtenção dos resultados. Para tanto, é preciso que se conheçam características, habilidades, competências e fundamentos que darão sustentabilidade a esse empreender.

Existe uma série de características, habilidades e competências que um empreendedor precisa ter como liderança, autopersuasão, sonhos, resiliência, autoconfiança, otimismo, eficácia e eficiência e estas foram valorizadas nesse momento e quem conseguiu se destacar com certeza terá maior sucesso em um novo cenário econômico pós-pandemia.

Educação financeira

Com a queda de renda e outros problemas relacionados ao dinheiro, muitos tiveram que potencializar esse conhecimento. E ele veio para ficar e vai mudar a vida das pessoas.

Mas o que é educação financeira? Nada mais é do que um aprendizado que busca a mudança de comportamento com relação ao uso do dinheiro. É algo que ajuda na administração dos recursos financeiros com o objetivo de realizar sonhos. O verdadeiro combustível para que você comece a se educar financeiramente são justamente os seus sonhos, pois eles irão trazer sentido, relevância e incentivo para que você tenha fôlego para conseguir diagnosticar os seus gastos, orçar suas metas e aí então poupar com uma finalidade específica.

Afirmo que esses, com certeza, foram os principais pontos que as pessoas tiveram que se reinventar durante a pandemia. Quem souber absorver e desenvolver esses pontos no período estarão muito mais preparados para o que virá. Uma realidade de dificuldades e desafiadora em um primeiro momento, mas que será muito propício ao crescimento para quem assimilar e aplicar essas competências.

Reinaldo Domingos
Contador e PhD em Educação Financeira
https://info.dsop.com.br/empreendedores-de-sucesso-franquia

Confira também: Contabilidade e Educação Financeira: um empreendimento vitorioso!

 

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa