fbpx

Dificuldade em dizer “não” pode estar relacionada à autoestima

Quando alguma pessoa nos pede para fazer uma determinada coisa, às vezes, não é muito difícil dizer não? Sabe por quê?

Antes de qualquer coisa vamos qualificar o que é Autoestima e Baixa Autoestima. Estas definições servirão para entendermos o significado do título acima.

  • Autoestima
    Qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos.
  • Baixa Autoestima
    A baixa autoestima é caracterizada por uma percepção negativa de si mesmo. Pode ser expressa por crenças como: eu sou um fracasso?; eu não sirvo para nada? ou por uma sensação de incapacidade ou menos valia que é muito difícil de a pessoa conseguir traduzir para si e para os outros.

Sendo assim, pense comigo, quando alguma pessoa nos pede para fazer uma determinada coisa, às vezes, não é muito difícil dizer não? Sabe por quê? A capacidade de dizer não está intimamente relacionada com a autoestima.

Procuramos não recusar porque tememos que a outra pessoa possa se sentir incomodada por isso, ou possa nos criticar ou ainda nos rejeitar.

É essencial estar ciente de que a capacidade de dizer não está intimamente relacionada com a autoestima. Consequentemente, as pessoas com baixa autoestima e pouca autoconfiança ficam nervosas ao lidar com outras pessoas e tendem a concordar com todos os tipos de pedidos, independentemente de ter ou não desejado ou querer isso.

Dicas para dizer não quando for necessário

Use respostas simples e breves. Seja direto não invente desculpas, mas fale os seus motivos o mais claramente possível.

Perder o seu medo do que as outras pessoas possam pensar. Você é o único ser e é quem deve se satisfazer com sua própria conduta, sempre levando em consideração a melhor forma de usar seu tempo.

Não se comprometa se você não pode fazer. Tenha em mente que você não tem nenhuma obrigação de se comprometer com algo que você não pode, não sabe ou não quer fazer.

Lembre-se de que dizer que não, não é a mesma coisa que a rejeição. Se você recusar um pedido, isso não significa que você está rejeitando a pessoa que está fazendo o pedido.

Aceite o desconforto como parte do processo. É normal que você fique nervoso ou se sinta desconfortável quando diz não, especialmente quando você está apenas começando a se acostumar com isso. No entanto, não ceda a esse desconforto dizendo sim apenas para sair da situação o mais rápido possível, porque dessa forma você está apenas adiando uma situação indesejável sem resolvê-la.

Para o desenvolvimento de nossa própria identidade, é essencial sermos fiéis a nós mesmos em relação ao que realmente queremos e a quem realmente somos. Nossos próprios desejos e ideais têm prioridade e devem ocupar o primeiro lugar. Se tentarmos agradar a todos o tempo todo, corremos o risco de esquecer os objetivos mais importantes em nossa vida. O bem comum não exige renunciar à nossa realização pessoal. É uma questão de encontrar um equilíbrio saudável.

FRASES PARA REFLEXÃO

– Ser inteiramente honesto consigo mesmo é um bom exercício. – Sigmund Freud

– Ninguém pode fazer você se sentir inferiorizado sem o seu consentimento. – Anna Eleanor Roosevelt

– As pessoas são doentes devido à incapacidade para o prazer. – Wilhelm Reich

– Homem feliz é aquele que, ao despertar, se encontra com prazer, se reconhece como aquele que gosta de ser – Paul Valéry

– Marcha com o pé direito para as tuas obrigações e com o pé esquerdo para os teus prazeres – Pitágoras

– Não tens quem faça teu elogio? Elogia-te a ti mesmo. – Erasmo de Rotterdam

– O homem vale tanto quanto o valor que dá a si próprio. – François Rabelais

– Só podemos falar francamente sobre nossos defeitos para aqueles que reconhecem nossas qualidades. – André Émile Herzog Maurois

E para finalizar como diria: Fafá de Belém

“Tirei da minha vida todas as pessoas que estavam com prazo de validade vencido.”

Até o próximo encontro!

⚙️ FiToy
Elizabeth Kassis é Engenheira de Produção com pós-graduação em Varejo, Administração Financeira e Orçamentária e Desenvolvimento Empresarial. Possui Especialização em Formação de Líderes, Consultores e Facilitadores. Certificada no Instrumento MBTI Step I e II. É Empresária e consultora que atua com desenvolvimento de pessoas e organizações. Atuou como Executiva no mercado financeiro (ABN REAL, Santander, Bank Boston, Nacional e Banco Francês e Brasileiro). Líder e agregadora, focada em resultados. Conviveu em ambientes multiculturais, competitivos, inovadores e globais. Atuou durante 6 anos como Conselheira Consultiva do Banco de Investimentos LLA ANDBANK. Trabalha com Mentoring, é Professora e Palestrante.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa