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Dicas práticas para encantar e fidelizar clientes

Muita gente está tão preocupada em vender, que acaba esquecendo algo muito mais importante do que isto: aquele cliente fiel há anos e você nem percebe.

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Dicas práticas para encantar e fidelizar clientes

Muita gente está tão preocupada em apenas vender, que acaba esquecendo algo muito mais importante do que isto, agradar aquele cliente que se mantém fiel por muitos anos e você nem percebe. Não adianta você investir tanto esforço para conquistar novos clientes, e esquecer os antigos. Ou então está tão preocupado em bater as metas, e esquecer o principal ponto: encantar e fidelizar os clientes já existentes.

Algumas dicas podem ser essenciais para você conquistar a confiança dos seus clientes, mas, antes de mais nada, é preciso gostar daquilo que você faz. Trabalhar com amor e motivação é a essência para todo sucesso. Uma pessoa satisfeita com o que faz, transpassa mais confiança na hora de fechar um negócio.

Algumas dicas são superimportantes para fidelizar aquele cliente que você tanto se esforçou para conseguir, por isso veja algumas dicas práticas para melhorar o seu relacionamento com seus clientes fidelizados e conquistar novos:

1. Faça seu cliente se sentir especial

Nas datas comemorativas como aniversários, fim de ano, Natal, etc., envie mensagens lhe desejando o melhor, fazendo com que seu cliente saiba que você lembrou dele e que não está apenas interessado em oferecer algum serviço, ou seja, faça-o se sentir especial.

2. Seja grato aos seus clientes

Quando você perceber que alcançou suas metas de venda, ou que vai ser promovido, lembre-se de agradecer a todos os seus clientes, pois sem eles, você jamais teria alcançado seus objetivos. Deixe-os saber que fizeram parte das suas conquistas e resultados na sua carreira profissional. Mande mensagens por e-mail e redes sociais, dizendo o quanto está grato pelo apoio e a confiança que sempre depositaram em você.

3. Agrade seu cliente na hora da compra

Sempre que o seu cliente for fazer um negócio com você, procure sempre oferecer alguns agrados, como: descontos, promoções, brindes, lembrancinhas de aniversário, etc. Assim, sem dúvidas, este cliente pensará mil vezes antes de tentar trocar seu atendimento por outro. Estreite o quanto puder a relação com seus clientes.

4. Personalize seu atendimento

Ter um diferencial ao atender seus clientes é o que vai fazer a grande diferença. Pode parecer algo simples, mas chamar o cliente pelo primeiro nome, procurar saber se ele gostou dos produtos etc., é uma forma de tratá-lo com mais atenção, fazendo com que ele se sinta mais próximo de você e dos serviços oferecidos.

5. Utilize recursos e ferramentas para trazer confiança

Não deixe de utilizar algumas ferramentas que estreitam sua relação com o cliente. Fazer uso de redes sociais e e-mail marketing é uma das estratégias mais utilizadas, pois através destes canais, você pode fazer com que seu cliente esteja sempre atualizado, tanto a respeito do seu negócio, quanto para fazê-lo se sentir fazendo parte do cotidiano da sua empresa.

6. Foco no cliente certo

Não adianta sair por aí correndo atrás de todo e qualquer cliente, é preciso ter um público-alvo. Esta estratégia evitará que você perca tempo, com pessoas que não se identificam com seu negócio e não tenham intenção de se fidelizar com sua empresa. Tendo um público-alvo, você elaborará metas mais eficazes para convencer, encantar e fidelizar os clientes.

Rui Mesquita
http://www.ruimesquita.com.br

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Rui Mesquita Author
Com uma carreira sólida de mais de 15 anos como treinador comportamental, Rui Mesquita é um profissional dedicado à transformação pessoal e ao desenvolvimento de habilidades emocionais. Sua expertise em Inteligência Emocional tem sido um farol orientador para mais de 40 mil pessoas, que tiveram a oportunidade de serem treinadas por ele. Treinador comportamental, Rui Mesquita é especialista em Inteligência Emocional e criador do método (E.V) Extraordinária Vida. Palestrante e fundador do Instituto de Desenvolvimento Humano e Corporativo (IM). No início dos anos 2000, começou a estudar a Inteligência Emocional e padrões do comportamento humano. Autor dos livros Maestria Emocional, Inteligência Emocional, Extraordinária Vida e 30 Dicas Para Uma Extraordinária Vida, Rui Mesquita impactou milhares de pessoas com seus eventos presenciais de imersão, mentorias, palestras, cursos e livros.
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