fbpx
Anúncios

Dia Mundial da Poupança: É hora de mudar sua vida financeira!

Infelizmente, guardar dinheiro nunca fez parte da cultura de milhões de brasileiros, já que ao longo dos anos não fomos educados financeiramente para desenvolver esse comportamento.

Sabemos que, infelizmente, guardar dinheiro nunca fez parte da cultura de milhões de brasileiros, já que ao longo dos anos não fomos educados financeiramente para desenvolver esse comportamento. Por isso, para ressaltar a importância de poupar, o dia 31 de outubro foi escolhido como o Dia Mundial da Poupança. A data foi criada pelo Instituto Mundial de Bancos de Poupança, em 1925, um ano após a sua fundação, na Itália. No Brasil a data só passou a ser comemorada a partir de 1933.

Apesar de ser um tema de extrema importância, a situação no país é preocupante. O número de endividados vem aumentando cada vez mais, já ultrapassando os 62 milhões de brasileiros, segundo levantamento divulgado recentemente pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Esse cenário é uma realidade por conta das milhares de ofertas as quais somos expostos todos os dias, fazendo com que muitas vezes deixamos o planejamento de lado para comprar produtos e serviços por impulso, que provavelmente não utilizaremos.

Para reverter essa situação e ter mais consciência quando o assunto é dinheiro, é necessário refletir e fazer algumas perguntas que poderão ajudar nesse processo: “vou me prejudicar se comprar esse item outro dia?”, “será que eu preciso disso ou estou me deixando levar pelo momento ou influência de terceiros?” Algumas dessas perguntas podem ajudar a evitar as famosas compras por impulso, sendo que o planejamento ainda é fundamental para poder comprar com consciência, obtendo descontos e, sempre que possível, pagar à vista.

Por isso, para garantir um futuro tranquilo em relação às finanças, poupar é o único caminho, assim, quando chegar o momento da aposentadoria, não dependerá de familiares ou amigos para se sustentar. Porém, muitos se perguntam quanto devem guardar mensalmente ou onde podem investir o seu dinheiro. Tudo isso irá depender dos ganhos, dos valores dos sonhos e também do perfil de cada pessoa.

Falando em objetivos, é essencial atrelar o hábito de poupar com sonhos, pois são eles que serão o agente motivador para que isso se torne uma constante. Sempre aconselho a todos a relacionarem, no mínimo, três sonhos: de curto (até um ano), médio (até dez anos) e longo prazo (acima de dez anos). Além disso, é fundamental saber quanto custa cada um deles e o quanto você poderá separar do seu salário tal, pois só assim poderá descobrir em quanto tempo conseguirá realizá-los. O maior erro, no entanto, é justamente não ter a menor ideia de seu orçamento financeiro (ganhos e gastos bem definidos) e esperar sobrar algo no final do mês para poupar.

Está claro e provado que esse processo nunca funcionou. Então, por que não fazer diferente? Experimente diagnosticar a sua vida financeira durante 30 dias, tendo em mente todas as suas despesas, assim poderá cortar os excessos. Além disso, separe uma quantia pré-determinada para os sonhos assim que receber o salário ou ganho mensal. Essa quantia deve representar, pelo menos, 10% do valor ganho, assim é possível aplicar para fazer os juros trabalharem a seu favor, seja em uma previdência privada ou mesmo numa caderneta de poupança, tudo depende do seu objetivo.

Portanto aproveite esta simbólica data para iniciar o processo de reeducação financeira, mudando de vez os seus hábitos e comportamentos em relação ao uso do dinheiro. Tenho certeza de que o resultado será uma vida muito mais saudável financeiramente.

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa