Dia Mundial da Alimentação

Desde 1945, a ONU comemora o dia 16 de outubro como o Dia Mundial da Alimentação. O objetivo dessa comemoração é chamar a atenção da sociedade sobre a importância do combate à fome e de manter uma segurança alimentar e garantir uma alimentação adequada para todos. Quer saber mais? Visite...

Desde 1945, a ONU / FAO – Organização das Nações Unidas – Agricultura e Alimentação (FAO – Food and Agriculture Organization), comemora o dia 16 de outubro como o Dia Mundial da Alimentação.

O objetivo dessa comemoração é chamar a atenção da sociedade sobre a importância do combate à fome e de manter uma segurança alimentar e garantir uma alimentação adequada para todos, indicando as ações necessárias para que uma alimentação saudável seja acessível para todos.

Você tem uma alimentação segura e garante o mesmo para todos os seus familiares?

Segurança alimentar e nutricional, é sinônimo de uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente, e deve ser totalmente baseada em práticas alimentares promotoras da saúde, sem nunca comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, respeitando as particularidades e características culturais de cada região.

Essas práticas alimentares muitas vezes não são adequadas e mostram o contrário, de um lado com um alto consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura e de outro lado um baixo consumo de verduras, frutas e legumes.

Muitas famílias vivem hoje numa insegurança alimentar, seja por desconhecimento, ausência ou falta de tempo e transmitem para os seus filhos práticas alimentares não adequadas, permitindo que muitos doces e frituras sejam incorporados na rotina alimentar diária da família e com isso prejudicando a alimentação adequada.

A qualidade e a quantidade podem fazer parte da rotina alimentar aliadas ao prazer e praticidade. A alimentação de cada indivíduo deve ser personalizada de acordo com as necessidades, hábitos e rotina. Consumir de 3 a 5 frutas por dia (baseado na pirâmide dos alimentos), pode ser acrescentada e praticada seguindo algumas dicas:

Primeiramente identifique as frutas da safra e as de sua preferência;
Planeje suas compras semanais contando as frutas que serão consumidas durante a semana;
Distribua e alterne as frutas ao longo do dia, de forma que fique adequado e viável para você;
No café da manhã você pode consumir duas frutas picadas com casca, regadas com mel e farelo de aveia, no almoço uma fruta sempre deve estar presente na sobremesa e após o jantar você pode comer uma fruta assada no papelote feito com papel manteiga e um fio de chocolate 70% ou canela.

Pratique sua alimentação de forma segura!

Boa semana.

Abraços

Daniela Cierro é Coach, Nutricionista. Personal Diet e Sócia-diretora da Sociedade Brasileira de Personal Diet de São Paulo, uma empresa que acredita no atendimento personalizado para a solução dos problemas relacionados à Nutrição, utilizando-se das ferramentas do Coaching aliadas à Ciência da Nutrição.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa