fbpx

Desmitificando a “Saúde Mental”

Você passa por muitas turbulências pessoais, vive em constante estresse e ataques de ansiedade? Se está lidando com toda essa demanda sozinho, saiba que pode estar tentando aliviar a pressão da forma mais difícil e sofrida.

“O segredo da saúde, mental e corporal, está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sabia e seriamente o presente ” (Buda)

Você passa por muitas turbulências pessoais, vive em constante estresse e ataques de ansiedade?

Se está lidando com toda essa demanda sozinho, saiba que pode estar tentando aliviar a pressão da forma mais difícil e sofrida.

Problemas e dificuldades surgem em nossa vida e quando não conseguimos lidar, começamos a sofrer consequências como: não conseguir trabalhar, chorar constantemente, ficar sem fazer nada, entre outros sintomas.

Talvez uma crença comum seja: “Eu tenho que resolver meus problemas sozinha”, “As pessoas têm problemas reais”, “Quem procura terapia é louco”, etc.

Se já pensou sobre isso alguma vez, provavelmente você teve ou tem resistência de procurar ajuda para “resolver” os seus problemas que te causam angústias.

Entenda que procurar ajuda ou uma pessoa de confiança com quem possa desabafar não quer dizer que seja uma pessoa fraca e/ou louca, e sim, um canal para encontrar respostas e soluções para aliviar a dor do momento. O mais recomendado nesse caso, sempre será um especialista.

Algumas vezes podemos não expressar nossas emoções, evidentemente, pode ser somatizada em nosso corpo e com uma constância pode futuramente incitar doenças.

Por que temos receio e medo de procurar um profissional da saúde mental?

Porque o primeiro pensamento que vem à cabeça é que não estamos loucos.

Qual é a imagem de um(a) louco(a)?

Talvez um homem ou mulher com cabelos sujos, desgrenhado, andando sem rumo, olhar perdido, com alteração de humor e ainda numa camisa de força, sendo impedida de usufruir da sua liberdade. Pensou nisso também?

E quando víamos uma situação similar a essa o que nossos pais diziam, cuidado com isso e aquilo, você pode acabar igual àquele sujeito…

Imagine se fôssemos orientados a procurar ajuda, essa realidade seria bem diferente!

Conforme a Organização Mundial da Saúde, saúde mental diz respeito a conseguir lidar com os fatores de estresse normais da vida; trabalhar produtiva e lucrativamente; e contribuir para sua comunidade. A saúde mental inclui nosso bem-estar emocional, psicológico e social.

Sendo assim, buscar soluções que estão além da nossa capacidade é sofrer por não compreender que procurar ajuda não é ser fraco, mas humano.

Saúde mental é tão importante quanto à saúde física. Pare de sofrer em silêncio. Fale com seus amigos. Fale com seus entes queridos. Fale com profissionais da saúde. Seja vulnerável e tenha a oportunidade de viver uma vida com bem-estar.

Grande Abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa