fbpx

Desenvolvendo Autoconsciência

Uma realização começa com um PENSAMENTO que desperta EMOÇÕES e gera COMPORTAMENTOS que permitem chegar a um estado desejado. O desafio é como criar congruência deste conjunto e obter os resultados que desejamos.

Uma realização começa com um pensamento que desperta emoções e gera comportamentos que permitem chegar a um estado desejado. Quando esse conjunto (pensamento + emoção + comportamento) é congruente e flui, não vemos nenhum problema. O desafio é como criar essa congruência e ter os resultados que desejamos.

Para isso a principal competência a ser desenvolvida é a autoconsciência, que permite ter um controle saudável sobre seus pensamentos e ações.

A fim de desenvolver esse sentido de autoconsciência, separei abaixo algumas frases de Carl Jung que são propícias para esse processo: “Aquilo a que você resiste, persiste”.

Quando o processo de autoconhecimento começa precisamos estar abertos e dispostos a resolver as questões que surgem e não mais tentar apagar da memória. Até mesmo porque quando algo indesejado surge com recorrência, precisa ser olhado com atenção para ser esclarecido e mudado.

“Sua visão só ficará mais clara quando você olhar para dentro do seu coração. Aquele que olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta”.

Acredito que todas as respostas e recursos estejam dentro de nós. Podemos buscar conhecimento e fórmulas no mundo exterior, no entanto somente quando você olhar para dentro e internalizar o que for necessário é que haverá as transformações que você anseia.

“A solidão não chega por você não ter pessoas ao seu redor, e sim por não conseguir comunicar as coisas que são importantes para você, ou por manter certos pontos de vista que os outros consideram inadmissíveis”.

No processo de autocompreensão enfrentamos algumas barreiras de como nos relacionarmos satisfatoriamente com pessoas. Talvez em algum momento o desejo fosse isolar-se do mundo, porém isso é um problema que criamos, pois somos seres sociáveis e necessitamos da convivência. O grande segredo é respeitar quem somos e quem o outro é em essência.

“Tudo aquilo que nos irrita nos outros nos leva a um melhor entendimento de nós mesmos”.

Se você permitir, o outro terá grande poder de influência positiva ou negativa na sua vida. No caso da insatisfação com o comportamento alheio é uma ótima reflexão para entender por qual motivo te incomoda e como você pode lidar com essa situação.

“Todo sentimento com caráter negativo é como uma pessoa que precisa conversar, ouça-a!”.

Sugiro a imaginação de forma mais palpável dos sentimentos e emoções para um melhor entendimento. Quando você percebe uma emoção negativa como sendo uma pessoa que precisa da sua atenção, podem ficar evidentes as ações a serem realizadas.

“O encontro de duas pessoas é como o contato entre duas substâncias químicas: quando há uma reação, ambas se transformam”.

O relacionamento com o outro pode trazer muitos benefícios para você, então permita-se olhar o positivo e as oportunidades geradas de cada encontro.

“Se você é uma pessoa talentosa, não quer dizer que tenha recebido algo. Quer dizer que você pode dar algo”.

Acredito que somos peças especiais que têm o poder de agregar na vida do outro como o nosso talento, além de transformar a nossa vida. O que você tem feito por si e pelo próximo?

“Eu não sou o que me aconteceu. Sou o que eu escolhi ser”.

A autoconsciência permite coordenar os resultados da sua vida, comece a praticar e logo a perceberá como um grande hábito.

Grande abraço!

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa