fbpx

Descubra como o Amor Próprio pode te ajudar a Liderar

5 passos que Louise Hay ensinou para aprendermos a nos amar e fortalecer o amor próprio especialmente na arte de liderar, porque tudo começa em nós.

Descubra como o Amor Próprio pode te ajudar a Liderar - Como fortalecer o amor próprio?

Descubra como o Amor Próprio pode te ajudar a Liderar.

Cada um de nós nasce único e por isso brilhante e genial, mas nos perdemos na mediocridade dos padrões e crenças que vamos internalizando, sobretudo de que temos que nos adequar, como se fôssemos inapropriados ser como somos. Mediocridade é um termo que assusta, mas o que é ser medíocre? É ser mediano, mais ou menos, nivelado à maioria.

Submetidos a uma cultura de comparação desde a infância, vamos nos perdendo de nós mesmos e quando menos esperamos a imagem que criamos sobre nós é a de quem se olha em um espelho empoeirado, nos impossibilitando de ver nossa imagem de maneira límpida e real. Você já percebeu que as imagens turvas são quase iguais? Com nossas lentes embaçadas, não podemos ver os detalhes de cada ser.

O caminho de volta para o nosso verdadeiro “eu” é sempre o caminho do amor, por isso, nesse mês de Outubro, em celebração aos 95 anos de Louise Hay, que partiu desse plano aos 92 anos e que disseminou pelo mundo ensinamentos mágicos sobre o autodesenvolvimento através do amor próprio, eu decidi compartilhar alguns passos que ela ensinou para aprendermos a nos amar e fortalecer o amor próprio especialmente nessa linda arte de liderar, porque tudo começa em nós.

Passo 1 – Não se critique

É tão fácil nos criticar quando exercemos nossa liderança, é tão comum encontrarmos líderes autoexigentes que não se permitem falhar e quando falham se maltratam com a autocrítica e o autojulgamento. Você já se viu assim, seja liderando pessoas em um trabalho, liderando o seu tempo ou liderando seus próprios filhos?

Uma ótima atitude para a mudança é fazer afirmações diante de situações que você costumava se criticar, como:

“Eu prometo me esforçar para deixar de me criticar. Eu prometo me esforçar para ter pensamentos positivos a meu respeito e a respeito dos outros.”

Segundo a Louise, se aprendermos a parar de nos criticar, os passos seguintes virão automaticamente.

Passo 2 – Não se deixe assustar

Esse passo fala sobre não se colocar medo. Você já percebeu o quanto é comum pensarmos no pior diante dos desafios? Por que pensar no pior se ele ainda não aconteceu e talvez nem aconteça? Imagine como seria mais leve se nos tratássemos com carinho como se fôssemos o nosso melhor amigo, procurando nos mostrar o lado positivo! Não seria muito mais leve?

Quando sabemos que algo ruim vai acontecer e começamos a sofrer antecipadamente, nós antecipamos e potencializamos o impacto daquele acontecimento.

Experimente dizer para você mesmo diante de uma preocupação:

“Eu decido pensar nas melhores hipóteses possíveis, assim me abro para que novas possibilidades me sejam reveladas pela Vida.”

Se algo de ruim tiver que acontecer, você não poderá fazer nada para mudar, então, mude a sua maneira de lidar com isso.

Passo 3 – Seja amável, gentil e paciente com você

A Louise Hay nos convida a pensar em nossas vidas como um jardim e nos pergunta: “Quais são as sementes que queremos plantar nesse jardim para que ele seja como queremos? Se plantarmos pensamentos bons a nosso respeito no jardim das nossas vidas eles crescerão como sementes e darão frutos no tempo certo, por isso a importância de exercermos a ciência da paz, ou como ela diz, a paciência. Sua afirmação para esse terceiro passo é:

“Eu realmente quero me amar mais hoje do que me amei ontem.”

Passo 4 – Relaxe (No livro Aprendendo a Gostar de Si Mesmo é o passo 5)

Relaxar o corpo é importante para liberarmos as tensões e permitir que energias de cura fluam dentro de nós. A sugestão da Louise é para fecharmos nossos olhos, inspirarmos profundamente e ao expirar, soltarmos o corpo liberando todo o medo, toda tensão.

Ao fazer essa prática diariamente por alguns minutos repetindo algumas afirmações enquanto expira, você se sentirá muito mais leve.

A afirmação que ela nos sugere é dizer para si mesmo:

“Eu te amo. Está tudo bem.”

Passo 5 – Medite e Visualize (No livro Aprendendo a Gostar de Si Mesmo é o passo 6)

Meditar ainda é um bicho de sete cabeças para muitas pessoas, mas a forma como a Louise Hay nos ensina é simples e fácil de praticar.

O princípio da meditação é que todos nós temos uma sabedoria interior inesgotável, mas não aprendemos a nos acalmar para ouvir o nosso eu mais profundo, onde estão as respostas que precisamos.

A minha sugestão é para que você dedique ao menos 5 minutos do seu tempo antes de iniciar suas atividades do dia. Encontre um lugar confortável,  sente-se, feche os olhos e relaxe seu corpo. Enquanto inspira profundamente e expira lentamente, repita em pensamento palavras como: Amor, alegria, saúde, paz, gratidão… Ao terminar sua meditação, visualize o seu dia como você deseja que ele seja, pense em suas expressões de alegria e satisfação e repita em seu coração:

“O meu dia está sendo perfeito, maravilhoso.”

Os passos que eu não citei aqui, também são importantes para nos ajudar a nos amar, fortalecer o amor próprio e exercer a nossa liderança de forma leve e muito mais positiva e produtiva. Se você se identificou, adquira o livro Aprendendo a gostar de si mesmo (clique aqui) e coloque em prática, pequenas ações repetidas diariamente para a nossa felicidade e bem-estar podem provocar uma grande mudança em nossas vidas. Confie!

Gratidão por ter você aqui comigo.

Gostou do artigo? Compartilhe! Quer saber mais sobre como fortalecer o seu amor próprio para te ajudar a liderar? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Grande abraço e até o próximo mês.

Shirley Brandão
https://shirleybrandao.com.br/

Confira também: Se você pensa que é inteligente, você precisa ler isso!

 

Shirley Brandão acumulou mais de cem mil horas exercendo cargos de alta liderança ao longo de seus 31 anos de experiência. É administradora; Especialista em Liderança e Gestão Organizacional pela Franklin Covey, Pós-graduada em Coaching, Liderança e Consultoria pela Organização Condor Blanco/Chile; Master Coach. Desenvolve programas personalizados para líderes utilizando técnicas de Coaching e Mentoring. É sócia-fundadora do Grupo Vivencial Eu Pleno – Terapia e Coaching Vibracional (Brasil/Atacama/Capadócia); Criadora do workshop online Viva Sua Melhor Versão; Facilitadora Internacional do Método Heal Your Life de Louise Hay; É sócia-fundadora do Workshop Outdoor Vivencial A Jornada do Propósito; Conferencista Internacional já tendo ministrado palestras em Londres e Nova York. Certificada MBTI Step I e II. Escritora, autora do livro O Caminho de Shanti – O Perdão Muda Tudo, Editora Hércules. Membro Honorífico da AILB – Academia Internacional de Literatura Brasileira ocupando a cadeira de número 183. Shirley atribui sua ascendência profissional à sua forte paixão pelo desenvolvimento humano. Seu propósito de vida é fazer as pessoas acreditarem que podem voar e assim fazê-lo à altura de seus sonhos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa