fbpx

Depressão e burnout atingem até os médicos!

Estaria ou não havendo a tentativa de manipulação para esconder um sintoma de depressão ou de esgotamento físico-mental pelo cliente? A Revista Veja fez uma matéria com dois dos mais importantes e renomados médicos brasileiros, tendo como tema a depressão nos consultórios.

Nas duas últimas semanas, e não foi por acaso, eu chamava a atenção dos profissionais de Coaching para buscarem entender se as queixas e/ou demandas dos clientes eram mesmo verdadeiras. Ou seja, estaria ou não havendo a tentativa de manipulação para esconder um sintoma de depressão ou de esgotamento físico-mental pelo cliente?

Comentei que isso não foi por acaso, dado o grau de ocorrências que tenho percebido em um país cheio de medos. Aliás, ontem em uma conversa com o presidente de uma das mais antigas e importantes associações empresariais do Brasil, registrava-se o estado de medo que abate o carioca, com o estado falido, a capital relegada à violência e um ambiente triste, com bares e restaurantes de rua vazios mesmo em uma noite quente. Um mínimo de segurança apenas existe em ambientes protegidos, como nos shoppings.

Agora, eis que a Veja faz uma matéria com dois dos mais importantes e renomados médicos brasileiros, tendo como tema a depressão nos consultórios. O assunto é tão vasto e os depoimentos de David Uip e Miguel Srougi caem como um maravilhoso complemento a tudo o que eu comentei nos artigos anteriores.

Minha recomendação expressa é a de assistirem os depoimentos, em vídeo, com calma e reflexão. O aprendizado será enorme e a contribuição que esse compromisso trará para suas próximas sessões ainda mais essencial. O link é http://veja.abril.com.br/saude/depressao-no-consultorio/ e a sua conclusão …

Bem, a sua conclusão poderemos até debater futuramente, aqui no Espaço do Coach!

Abraços

Mario Divo Author
Mario Divo possui meio século de atividade profissional ininterrupta, hoje estando dedicado à gestão de negócios e de pessoas. É PhD pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e MSc, também pela FGV, com foco em Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. CEO da plataforma MENTALFUT® e da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching. Ex-Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel, no Brasil. Foi titular do Planejamento de Comunicação Social da Presidência da República (1997-1998) e, anteriormente, comandou a Comunicação Institucional da Petrobras e a Área de Novos Negócios da Petrobras Internacional. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa