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Dançando pela Vida: Conheça os Benefícios da Dança!

A música, o ritmo, a paz interna é como uma viagem para outro lugar. Mas sabia que além disso, a dança traz benefícios para o corpo, mente e saúde mental?

⏲ Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Dançando pela Vida: Conheça os Benefícios da Dança!

Dançando pela Vida: Conheça os Benefícios da Dança!
Por Stephanie Nuria Sachs Feder (*)

Dançar é muito bom! A música, o ritmo, a paz interna é como uma viagem para outro lugar e em momentos de pandemia, o que melhor do que ser transportado? Mas você sabia que além desta sensação única, ela faz bem para o corpo, mente e saúde mental?

Dançar é uma forma de exercício que:

  • Aprimora o equilíbrio, flexibilidade, força e coordenação motora;
  • Corrige a postura;
  • Favorece a perda de calorias;
  • Fortalece o condicionamento físico;
  • Melhora a saúde cardiovascular;
  • Tonifica músculos.

Assim como outras formas de atividade física, a dança proporciona benefícios para a mente também. Um estudo publicado no Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports demonstrou que dançar reduz o risco de deficiência física e de demência ao envelhecer.

Outro estudo publicado no Journal of the American Geriatrics Society determinou que pessoas da terceira idade que se engajam em dança melhoram as suas habilidades cognitivas globais, flexibilidade cognitiva, fluência em línguas, aprendizagem, bem como memória e organização.

Agnieszka Burzynska, da Colorado State University, explica que dançar melhora a integridade da substância branca cerebral. Ou seja, tanto os movimentos quanto decorar coreografias e sequências auxiliam a memória e função cognitiva. Isso alivia possíveis problemas como processamento cognitivo, fluidez de pensamentos e memória, sintomas comuns no envelhecimento.

Psicologicamente, os benefícios também impressionam de fato.

Desde 1980, a dança é prescrita para diminuir a ansiedade de pacientes. A música desperta emoções e os movimentos da dança ajudam a expressá-las, assim permite canalizar emoções negativas. Paralelamente, o seu aspecto expositivo permite confrontar medos e inseguranças.

Para a saúde mental, dançar eleva a autoestima e a sensação de bem-estar, e por isso, é uma arma potente contra a depressão, segundo uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Estudos indicam que o escutar de uma música e os movimentos liberam endorfina e dopamina. Desse modo, auxilia o corpo a combater diversos transtornos psíquicos como a depressão, a ansiedade generalizada e o estresse.

Além disso, outro estudo da University of Oxford, demonstra que dançar na companhia de terceiros ajuda a construir um senso de conexão e igualdade por ser uma oportunidade de se relacionar com outras pessoas. O toque também gera uma sensação de bem-estar e reduz estresse e ansiedade, mesmo que neste momento seja online.

Por fim, a dança estimula o autoconhecimento. É necessário desenvolver habilidades interpessoais para se conhecer e aprender como atingir as suas metas dentro de suas limitações. Dessa forma, é possível pôr em prática os aprendizados da dança no dia a dia e passar a viver a vida dançando.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre os benefícios da dança? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

(*) Stephanie Nuria Sachs Feder é Content and Marketing Manager na Carevolution, gerindo o branding da empresa, criando estratégias de conteúdo e gerando conteúdo por meio de mídias audiovisuais.

Stephanie Nuria Sachs Feder
http://carevolution.com.br/

Fontes

https://time.com/5484237/dancing-health-benefits/
https://www.healthline.com/health/fitness-exercise/benefits-of-dance#takeaway  
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/sms.13336  
https://blog.sodanca.com.br/beneficios-do-ballet-classico/
https://time.com/4828793/dancing-dance-aerobic-exercise/
https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnagi.2017.00059/full
https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.2466/pms.1984.58.3.767    
https://br.mundopsicologos.com/artigos/os-beneficios-da-danca-para-sua-saude-fisica-e-mental
https://www.unimed.coop.br/viver-bem/saude-em-pauta/beneficios-da-danca-para-o-corpo

Confira também: Cuidar e Curar têm a mesma raiz etimológica: Medicina de Estilo de Vida, Coaching e Donald Winnicott

 

Sharon Feder Author
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Sharon Feder é formada em Psicologia pela Brown University nos EUA, com especialidade em Estudos Brasileiros e Portugueses pela Brown University e Coach de Saúde e Bem-Estar com Certificação Internacional pela Wellcoaches (EUA). Treinada no Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento (ProChange Behavior Systems). Atualmente, é Sócia Diretora na Carevolution Consultoria em Saúde e Bem-Estar, desenvolvendo programas de qualidade de vida e capacitações de profissionais com foco em mudança de comportamento, engajamento e autocuidado.
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