fbpx

Currículo: Os 5 erros mais comuns dos profissionais!

Currículo sozinho não garante a recolocação, mas um currículo mal construído pode te fazer perder grandes oportunidades. Para te apoiar a montar um currículo campeão, confira os 5 erros mais comuns.

Para encontrar uma nova oportunidade profissional é preciso preparo e determinação, uma vez que você precisa demonstrar seus talentos, experiências e resultados para que o gestor e recrutador avalie que você é a pessoa certa para vaga. Para isso, o seu primeiro contato precisa ser certeiro e o currículo é a ferramental ideal para apresentar seu perfil.

O currículo é o seu cartão de visitas numa empresa onde irá demonstrar o seu perfil, para que você dê um passo importante num processo de seleção: ser chamado para a entrevista.

Currículo sozinho não garante a recolocação, mas um currículo mal construído pode te fazer perder grandes oportunidades. Para te apoiar a montar um currículo campeão, confira os 5 erros mais comuns cometidos pelos profissionais.

1. Não apresenta resultados, apenas atividades. Você precisa mostrar o seu potencial e descrever apenas atividades faz com que você fique como a maioria das pessoas, na média. Para se destacar, coloque de forma quantitativa ao invés de apenas competências genéricas como bom relacionamento interpessoal, trabalho em equipe ou liderança.

Olhe para sua história profissional, pois você contribuiu em projetos de maneira positiva e agregadora.

Um recrutador recebe inúmeros currículos por dia, portanto o ajude a encontrar você. Ele é treinado para analisar os currículos de forma ágil dentro do perfil desejado e pode formar seu perfil em 30 segundos. Portanto, deixe seus resultados em destaque!

2. Erros de português. É um verdadeiro tiro no pé apresentar erros de português. Não caia nesta cilada. Veja algum programa de correção ortográfica ou peça ajuda para que outra pessoa leia seu currículo e aponte os ajustes. Você pode ficar muito tempo em cima dele e passar batido.

3. Fotos e endereços de e-mails diferentes demais. Não se tem o hábito de inserir foto no currículo. Use em redes de networking pela Internet com uma foto profissional. Cuidado com e-mails diferentes demais como: gatopraia ou lindademais. Não pega nada bem. Busque criar seu e-mail com seu nome e o mais neutro possível.

4. Currículo livro. Atenção ao uso excessivo de atividades e detalhes. O currículo precisa ser consistente e objetivo. Algumas pessoas diminuem a letra para escrever mais e fica visualmente difícil de ler. Invista tempo para escolher de forma objetiva quais experiências e resultados vai descrever. Currículo muito denso fica parecendo um livro cansativo e pode fazer o recrutador perder o interesse sobre você.

Dica: não se faz necessário descrever todas as atividades que fazia numa função. Por exemplo, se você atua como vendedor e faz prospecção de clientes, não precisa descrever todas as etapas da prospecção como: listar clientes, oferecer serviços pelo telefone, etc. Objetividade sempre.

5. Descrição do currículo em primeira pessoa. Não que seja grave, mas normalmente não é comum, desta forma evita cair no currículo livro, pois dá a impressão que você está escrevendo uma redação. Ao invés de descrever “fui responsável, coordenei o projeto”; substitua por “responsável pela gestão ou coordenação do projeto”. Deixa o currículo mais profissional.

Para os profissionais ou estudantes em início de carreira, fica a preocupação de não ter experiência profissional para inserir no currículo. Fique tranquilo, pois o recrutador sabe disso. Procure descrever suas experiências acadêmicas, viagens de intercâmbio ou trabalhos voluntários. Os recrutadores querem observar a sua atitude e vontade de aprender. Explore ao máximo suas experiências de vida.

Você possui uma série de talentos e histórias para contar, assim, cuide para que seu currículo fale sobre você de forma a abrir portas e oportunidades. Escolha o que você tem de melhor e descreva com cuidado e atenção.

Dedique tempo para que fique consistente e consiga atrair o recrutador para te chamar para uma conversa. Peça ajuda, pesquise modelos e ajuste o que melhor vai demonstrar seu perfil. Um bom currículo aumenta as chances de encontrar uma oportunidade mais alinhada com quem você é, portanto, mãos à obra!

Aline Gomes Author
Aline Gomes é uma inquieta que adora potencializar a performance dos profissionais. Psicóloga, Pós Graduada em Administração de Empresas com 5 certificações em Coaching, atuou por mais de 10 anos como Executiva de RH com projetos estratégicos no Brasil e América Latina. Atualmente é empreendedora na Make Different, Head dos cursos in company da Escola Conquer e professora do Leadership Experience. É criadora do Sacadas de Carreira, blog que gera conteúdos para acelerar a carreira dos profissionais.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa