fbpx

Cultura Organizacional: Os riscos do desalinhamento cultural

Você conhece o propósito e a cultura organizacional da empresa na qual trabalha? Hoje, cada vez mais, as empresas estão investindo em um fit cultural. Quais os riscos corporativos da falta de alinhamento dessa cultura?

Cultura Organizacional: Os Riscos Corporativos do Desalinhamento Cultural

Cultura Organizacional: Os riscos do desalinhamento cultural

Você conhece o propósito e a cultura organizacional da empresa na qual trabalha?

Hoje, cada vez mais, as empresas estão investindo em um fit cultural.

Fit cultural de forma bem simples é estar de acordo com os valores e propósitos da empresa.

Cada empresa possui uma cultura, que é única, pois em linhas gerais, ela é baseada nos valores e propósito da empresa, como a empresa se comunica com seus clientes, fornecedores e colaboradores, como lida e se posiciona com essas relações e como os colaboradores enxergam o ambiente onde trabalham.

A cultura é um esforço colaborativo contínuo, vivo e evolutivo, ela surge junto com o nascimento da empresa e ao longo do tempo, ela vai se moldando.

Muitas empresas não têm uma cultura formalizada em documentos, mas ela existe. A cultura organizacional é a forma como a empresa se apresenta no dia a dia, e como ela pauta o comportamento das pessoas.

Eu, particularmente, concordo plenamente com o Vitor Soares, quando ele disse que “Empresas são pessoas e a forma como essas pessoas vivem a empresa, dá o tom daquilo que a empresa é”, a cultura organizacional é o que define o jeito de ser de uma empresa.

Agora, se estamos falando que a cultura é a forma como as pessoas vivem a empresa e ao serem contratadas, não há uma preocupação em alinhar esse fit cultural, isso pode gerar lá na frente um problema sério para governança da empresa!

Normalmente, se há incompatibilidade de valores de uma pessoa, com o ambiente na qual ela trabalha, então isso irá provocar um desalinhamento cultural. Também conhecido como misfit cultural.

E o impacto desse desalinhamento é um risco tanto para a empresa, quanto para o colaborador!

O ser humano quando está vivendo em desarmonia com seus valores, isso gera um desconforto e uma angústia natural. E se aliados a uma carga exaustiva de trabalho, pode gerar um estado de exaustão!

As pessoas com as quais a empresa se relaciona são naturalmente embaixadores da marca, quer você queira ou não!

E esse misfit cultural, gera a probabilidade de alta taxa de turnover, baixa performance, perda de colaboradores, ações trabalhistas, prejuízo à reputação da marca, entre outros riscos de menor ou maior escala.

A estratégia, a cultura e a gestão de riscos de uma empresa precisam estar alinhadas em todas as dimensões.

E para saber como está o clima organizacional, você deve recolher as opiniões de todos os profissionais da organização. Podendo utilizar diferentes métodos, como por exemplo: o olhar humano, a pesquisa de satisfação, o programa de desempenho individual…

E quando eu digo conhecer, eu me refiro a vários aspectos dentro da empresa. Desde o estilo de gestão, planejamentos estratégicos, plano de cargos e salários, benefícios, passando pelo clima organizacional, modelos de liderança, chegando até a missão e valores da empresa.

Desenvolver uma cultura viva e transparente, para todos os envolvidos com a empresa faz parte da gestão empresarial.

Se você gostou do artigo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas possam interagir com o assunto!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Cultura Organizacional e os riscos corporativos do “misfit” ou desalinhamento cultural? Então, entre em contato comigo. Vou ter o maior prazer em ajudar!

Um grande abraço,

Graziela Heusser Azeredo
GHA Gestão de Negócios

Confira também: As Vulnerabilidades da Liderança e o Mito do Líder Perfeito

 

Graziela Heusser Azeredo é Diretora e Fundadora da GHA Gestão de Negócios. Atua como Coach de Carreira e Negócios, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades do Ser Humano e das organizações, para que eles possam usar suas habilidades em potencialidade máxima, gerando resultados positivos para a concretização dos seus objetivos. Formação Técnica Publicitária pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Bacharel em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Paulista, especialista em Comunicação pela Fundação Cásper Líbero, Certificação Green Belt e Personal and Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, além de outros cursos de extensão nas áreas de Marketing, Gestão de Negócios e Melhoria de Processos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa