fbpx

Entenda a importância da cultura organizacional para seu negócio

Quer entender melhor como uma cultura organizacional bem pensada pode garantir vantagens de posicionamento dentro do nicho de atuação, refletindo seu diferencial de competitividade? E aprenda como aplicar essas práticas na sua empresa!

Cultura Organizacional: Entenda a importância para seu negócio!

Entenda a importância da cultura organizacional para seu negócio

A cultura organizacional, também conhecida como cultura empresarial e corporativa, é um conjunto de elementos, pensados de forma estratégica, que formam as diretrizes de uma empresa. São práticas e normas que definem tanto os posicionamentos da empresa perante o mercado e seus clientes, como a forma que conduz suas políticas e comportamentos internos.

O uso de uma cultura organizacional bem pensada garante à empresa vantagens de posicionamento dentro do seu nicho de atuação. Isso porque ela pode refletir o diferencial de competitividade perante o público consumidor.

Quer entender melhor e saber como aplicar essas práticas na sua empresa? Então continue lendo!

Pontos-chave de uma cultura organizacional

É claro que a cultura corporativa de cada empresa pode conter elementos únicos. Até porque ela deve ser capaz de demonstrar aspectos da personalidade e crenças incorporadas ao negócio por seus gestores, parceiros e colaboradores. Mas existem pontos chaves comuns que servem como partida nessa jornada, como:

  • Crenças da empresa;
  • Valores organizacionais;
  • Costumes a se exercer;
  • Ritos e atividades;
  • Cerimônias realizadas.

Esses elementos têm que ser pensados a partir da realidade de cada empresa. Bem como, a forma como o peso que cada consideração de valores, crenças e posicionamentos pode contribuir na organização. Tendo sempre em vista o entendimento de que, este conjunto de fatores formam o reflexo da empresa, a forma como ela é vista.

Sendo assim, essas diretrizes formam a base que servirá como referência para as projeções de futuro da empresa.

Benefícios internos

Um elemento crucial na cultura organizacional é o desenvolvimento do capital humano. Por ser um reflexo da moral e da ética da empresa, ela é capaz de guiar de forma natural os caminhos a serem seguidos pelos colaboradores, deixando claro quais são as principais expectativas corporativas.

Outros benefícios adquiridos através de uma cultura bem estruturada são o bem-estar, a segurança e a competitividade saudável no ambiente de trabalho.

Estímulo ao autogerenciamento individual e de grupos, incentivando assim o engajamento de todos que, por sua vez, contribui para processos mais ágeis e resultados mais satisfatórios, além da atração e retenção de talentos, estabelecida pela solidez da sua marca empregadora.

Toda essa movimentação de práticas resulta na satisfação dos clientes, pois, ao se sentirem valorizados os colaboradores tendem a se esforçar naturalmente e entregar excelentes resultados.

Qual é o papel dos líderes e gestores na cultura organizacional?

É por meio dos líderes e gestores que a cultura organizacional da empresa é estabelecida. E, um de seus papéis é zelar para que essa se mantenha ativa, de modo que cada colaborador consiga compreendê-la e aplicá-la em sua rotina de trabalho.

Demonstrando, através do exemplo de suas ações e práticas como a política cultural deve ser trabalhada, assegurando a aplicação e continuidade da cultura de forma alinhada com toda a equipe.

Como podemos perceber, a cultura organizacional é um ponto essencial no desenvolvimento das atividades de uma empresa. Através de seus direcionamentos, pode-se desenvolver um ambiente de trabalho mais saudável, colaborativo, focado e produtivo.

Dito isso, é importante, antes de tudo, entender qual é a personalidade da sua empresa, para que as diretrizes da cultura organizacional sejam coerentes e bem fundamentadas. Pois cada empresa tem um jeito único de ser e seus diferenciais são potenciais que devem ser trabalhos para transmitir um reflexo positivo para o mercado e para o público.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a importância da cultura organizacional para o seu negócio? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Tudy Vieira
https://www.tudyvieira.com.br/

Confira também: 5 Boas Práticas para Aprimorar a Sua Gestão de Pessoas (+BÔNUS)

 

Tudy Vieira Author
Tudy Vieira atua há 11 anos com desenvolvimento de pessoas e organizações. Administradora, especialista em planejamento e gestão empresarial. Master Coach certificada por Behavioral Coaching Institute e reconhecida pela Internacional Coaching Council. Neuro Coaching desenvolvida pelo trainer internacional Dr. Srini Pillay. Analista Alpha Assessment com os trainers internacionais Kate Ludeman e Eddie Erlandson. Possui certificação em Assessment Training Nível 1 e 2 – pela TTI Success Insigts. Practitioner em PNL através da SBPNL – Sociedade Brasileira de Programação Neuro Linguística. Desenvolveu o Programa Controle 360*, com mais de 130 turmas realizadas, em diversos estados do Brasil.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa