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De quem é a responsabilidade pela cultura organizacional?

Descubra como evoluir de um líder tradicional e se tornar um líder estratégico, investindo em autoconhecimento e habilidades para conduzir equipes com eficácia e atingir resultados extraordinários.

Cultura Organizacional: De quem é a responsabilidade por ela?

De quem é a responsabilidade pela cultura organizacional?

A cultura organizacional deve estar alinhada a missão, visão e objetivos da empresa, bem como aspectos das decisões e ações da companhia, como direção, planejamento, organização e controle, para que se possa representar melhor a organização.

Partindo deste princípio a responsabilidade pela cultura organizacional é de todos os colaboradores, incluindo alta direção, líderes e equipes de RH.

Proporcionar boas experiências aos colaboradores é fundamental para que a empresa valorizar a marca, elevar a produtividade, reter talentos e consequentemente conquistar bons resultados.

A alta liderança não só pode, como deve contribuir com o time de Recursos Humanos para o desenvolvimento da cultura organizacional. Por exemplo:

  1. Definir e comunicar os valores e a visão da empresa: A alta liderança pode estabelecer e comunicar os valores centrais e a visão da empresa, garantindo que todos os membros da equipe estejam alinhados com esses princípios;
  2. Modelar o comportamento desejado: Os líderes sêniores devem ser exemplos do tipo de comportamento e atitude que desejam ver em toda a organização. Eles podem demonstrar os valores da empresa em suas próprias ações e decisões;
  3. Criar oportunidades de desenvolvimento: A alta liderança pode promover a aprendizagem contínua e o desenvolvimento pessoal e profissional, incentivando programas de treinamento e mentoria;
  4. Promover a transparência e a comunicação aberta: Os líderes podem criar um ambiente onde a transparência e a comunicação aberta sejam valorizadas, criando canais para que os funcionários possam compartilhar ideias e feedback;
  5. Reconhecer e recompensar comportamentos alinhados com a cultura organizacional: A alta liderança pode garantir que os funcionários que exemplificam os valores da empresa sejam reconhecidos e recompensados por seus esforços.

Essas são apenas algumas maneiras pelas quais a alta liderança pode contribuir para o desenvolvimento da cultura organizacional.

Lembrando que cada empresa é única, portanto, é importante adaptar essas sugestões aos valores e à realidade específica da organização.

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Quer saber mais sobre quem é responsável pela cultura organizacional? Então, entre em contato comigo. Eu terei o maior prazer em lhe ajudar!

Um grande abraço,

Graziela Heusser Azeredo
https://www.linkedin.com/in/grazielaheusserazeredo/

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Graziela Heusser Azeredo é Diretora e Fundadora da GHA Gestão de Negócios. Atua como Coach de Carreira e Negócios, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades do Ser Humano e das organizações, para que eles possam usar suas habilidades em potencialidade máxima, gerando resultados positivos para a concretização dos seus objetivos. Formação Técnica Publicitária pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Bacharel em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Paulista, especialista em Comunicação pela Fundação Cásper Líbero, Certificação Green Belt e Personal and Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, além de outros cursos de extensão nas áreas de Marketing, Gestão de Negócios e Melhoria de Processos.
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