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Cultura da confiança como cola das relações

Desvende o segredo para o sucesso nos negócios: construa relações sólidas de confiança! Aprenda como estabelecer conexões genuínas com sócios, colaboradores e clientes por meio da integridade, congruência e coerência.

Cultura da confiança como cola das relações: Como criar relações prósperas e sustentáveis nos negócios

Cultura da confiança como cola das relações:
Como criar relações prósperas e sustentáveis nos negócios

Olá! 

 

Eu me chamo Josué Colucci, sou empresário, advogado, consultor de empresas, conselheiro consultivo e investidor em startups, apaixonado pelo tema Gestão de Pessoas, Empreendedorismo, Engajamento e Produtividade. 

 

Nesta coluna você vai encontrar uma visão multidisciplinar de um profissional que já trabalhou desde pequenas empresas a multinacionais e atualmente exerço vários papéis na área de negócios. 

 

Acredita que a Felicidade é alcançada em razão do apoio e da ajuda ao próximo, assim como na realização do potencial extraordinário de cada um. 

 

Conto com você na minha coluna! 

 

Josué Colucci

Cultura da confiança como cola das relações

Há praticamente 30 anos, quando ingressei no jurídico do Banco Finasa e me tornei encarregado da área de recuperação de créditos e cobrança, uma pergunta já me incomodava: Qual o principal motivo que leva empresas e empresários ao declínio a ponto de se tornarem inadimplentes e perderem para os credores os bens de capital dados como garantia em operações de crédito, como caminhões, máquinas industriais, agrícolas, de construção, frotas de veículos, entre outros, as vezes extrapolando e comprometendo, inclusive, o patrimônio pessoal dos sócios?

Mais tarde, como advogado de empresas, recebia em meu escritório ao menos um novo caso por semana tratando de conflitos envolvendo sócios que antes de empreenderem juravam amizade eterna e que jamais deixariam questões patrimoniais e financeiras afetar o relacionamento pessoal.

Novamente a dúvida se aguçava e o desafio me incomodava, especialmente pela relevância do assunto e reflexos negativos que trazia em toda a sociedade, com resultados caóticos afetando a saúde e o bem-estar dos envolvidos, assim como de seus familiares.

Não estava satisfeito com as respostas que culpavam fatores meramente econômicos ou outras teorias do direito contratual. E motivado pela minha paixão pelo empreendedorismo, passei a atuar na recuperação e reestruturação de empresas em dificuldades. Adentrei lugares antes só conhecidos por relatos de clientes, com seus diagnósticos muitas vezes parciais e distorcidos. Por alguns que adotavam comportamento defensivo e pelo sentimento, ao meu ver mal interpretado, de terem fracassado na jornada como empreendedores.

Percebi que despende-se um grande esforço para fazer a “máquina rodar” na marra, com um gasto de energia descomunal que compromete, de fato, a consistência do líder e não alcança o necessário engajamento.

Pra piorar, o uso de comunicação violenta soa como um grito daquilo que não se sabe comunicar.

Apesar de estar vacinado sobre os fatores críticos de sucesso de uma empresa tais como ter um bom produto, grande mercado identificado para explorar, definir um modelo de negócio inteligente, canais de venda e distribuição eficazes, além de vários outros, percebi que um fator era ignorado por grande parte dos líderes: A dimensão humana.

Em grande parte dos negócios que falham, o empreendedor é a principal causa.

Muitas vezes não construíram relações de confiança entre sócios, com colaboradores e especialmente com seus clientes. Isso porque não há previamente uma relação de confiança consigo mesmo, em um processo conhecido por integridade, congruência ou coerência.

Pode parecer muito abstrato, mero empilhamento de palavras profundas, mas a construção da confiança começa com uma comunicação clara do sonho, daquilo que se pretende. E é impossível se identificar o que se pretende sem essa investigação interior do que realmente é importante para você.

Reconhecer que o autoconhecimento precede o autodesenvolvimento é mandatório para todos os que desejam engajar pessoas que o apoiarão na jornada empreendedora.

Adquirir novos conhecimentos e competências antes do autoconhecimento é como criar braços e pernas em robôs sem programá-los internamente para o uso dessas ferramentas, deixando-as sem aplicação.

Quando se “viaja” para dentro, se conhece e governa a si mesmo. A partir daí é possível não só governar um negócio, mas uma cidade, estado ou até mesmo um país. Isso porque a Vontade é, sem dúvida nenhuma, a maior força propulsora de qualquer projeto.

Para cumprir com seus objetivos é necessário então embarcar outras pessoas na sua missão e “contaminá-las” positivamente com a sua vontade, construindo a já mencionada relação de confiança.

A partir da clareza do propósito, a materialização do sonho começa com uma comunicação adequada do que se pretende. Essa comunicação deve ser honesta, autêntica, íntegra e comprometida com a clareza.

Importante ressaltar que a função primordial da comunicação é alcançar o entendimento do outro e não simplesmente burocrática. Quando acompanhamos inúmeros gestores simplesmente se desincumbindo de transmitir uma mensagem.

Pior ainda quando se evitam assuntos desconfortáveis, mas que devem ser tratados, pois podem transformar potenciais conflitos em produtividade.

Para isso, não se deve poupar esforços, onde toda e qualquer ferramenta ou metodologia disponível deve ser utilizada com o objetivo de atingir a sua finalidade.

Nesse contexto, comunicar o objetivo e alcançar o entendimento tem uma única finalidade: entabular um acordo, chegar a um ponto comum de concordância e alinhar os objetivos. Todos sabendo o que tem que ser feito e olhando na mesma direção, compartilhando do sonho.

Somente coordenando a sequência Comunicação -> Entendimento -> Acordo é possível se conquistar a confiança nos relacionamentos que dão velocidade, sustentabilidade e trazem prosperidade aos negócios.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a construção da cultura de confiança para criar relações prósperas e sustentáveis nos negócios? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Josué Colucci
https://www.linkedin.com/in/josu%C3%A9-colucci-c-level/

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Josué Colucci é empresário, consultor, investidor e palestrante, membro de Conselhos Consultivos em pequenas e médias empresas, com mais de 30 anos de experiência nos mercados financeiro e de tecnologia. Tem formação como Contabilista, Advogado e em Gestão Estratégica de Empresas e da Administração Pública. Tem especialização em Direto Empresarial (L.LM) pela FVG e em Big Data e Inteligência de Marketing pela PUC/PR, entre outras.É fundador de empresas, startups e fundos de investimento.Atualmente se dedica a ajudar empresas na revolução de suas estratégias por meio da Transformação Digital e pela Tomada de Decisão orientada por Dados, com o uso de tecnologias como Internet das Coisas (IoT), Big Data e Inteligência Artificial.
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