fbpx

Cuidado com o alvo! Vai que acerta…

Estamos na Era do Conhecimento com estímulos para acessar milhares de informações. É dificil acompanhar e processar tudo. Focar é uma boa solução. Mas será que nosso foco aponta para o que é importante e bom para nós?

Estamos na Era do Conhecimento com estímulos para acessar milhares de informações, porém somos limitados em conseguir acompanhar e processar tudo o que está disponível e focar é uma boa solução. Mas será que o nosso foco está apontando realmente para o que é importante e bom para nós?

“A direção é mais importante do que a velocidade” é uma frase que carrego comigo da Clarice Lispector. E por que eu estou abordando isso?

Porque temos uma tendência a investir a nossa energia em carregar pensamentos e situações desnecessárias. Pare por um momento e reflita se a audiência que você dá para alguns assuntos será benéfica para você. Por exemplo: Você quer emagrecer cinco quilos, por questão de estética e bem-estar com o seu corpo, porém você não esta determinada e comprometida em realizar essa mudança, e por não conseguir atingir essa meta carrega uma culpa, que incomoda e gasta sua energia. Em contra partida, outro quesito necessita de maior atenção e você consegue realizá-lo com facilidade, porém está na lista de espera aguardando a sua vez. Agora imagine que sua energia está direcionada a buscar todas as informações necessárias, o sentimento de prazer, autoestima e autoconfiança colaboram para a efetivação do objetivo.

Uma ferramenta simples e prática é fazer uma lista de situações que você quer cumprir, na frente de cada item classifique em qual nível de importância ele se encontra (baixa – média – alta) e na frente das que você classificou como alta escreva porque é importante. Nesse exercício você compreenderá o que você precisa dar mais atenção e focar.

Ter foco é direcionar sua atenção às informações importantes e devemos ter cuidado para não focar no que prejudica nosso desempenho e bem-estar. A partir do momento que você inicia esse processo torna-se cíclico e vicioso, então se você visualizar oportunidades nos problemas, a tendência é que sua vida seja mais positiva, entretanto, se você reclamar a sua percepção será de que a vida é injusta. Uma boa metáfora é comparar a vida como uma televisão, ela exibe vários tipos de programas e é você quem sempre vai decidir qual assistir e para qual canal dará maior audiência.

Grande Abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa