fbpx

Criatividade e Inovação como ferramentas de transformação!

Em um cenário de grandes incertezas em todos os setores da economia, a utilização da criatividade e da inovação se tornou essencial para a sobrevivência.

Criatividade e Inovação como ferramentas de transformação!

Criatividade e Inovação como ferramentas de transformação!

Em tempos em que é preciso produzir mais com menos recursos, onde o virtual se tornou o contato mais próximo das pessoas, e estamos vivenciando um cenário de grandes incertezas em todos os setores da economia, a utilização da criatividade e da inovação se tornou essencial para a sobrevivência.

Para superar os desafios deste cenário com soluções rápidas e eficientes é preciso conhecer o cenário completo em que as empresas, o profissional, ou até mesmo as famílias se encontram.

Entender qual é a causa desta situação em que se encontra e os efeitos desta pandemia nas vidas das empresas e das pessoas é uma questão muito deliciada e necessária para encontrar assim uma solução.

Cada empresa, família e pessoa tem suas particularidades, não estamos todos no mesmo barco, como dizem por aí!

Algumas empresas conseguiram realocar seus colaboradores em sistema Home Office, outras em sistema Híbrido e outras, dependendo do ramo, chegaram à falência. Com isso milhares de profissionais foram demitidos, aumentando ainda mais o percentual de desemprego no Brasil.

É nesse momento em que eu digo que a utilização da criatividade e da inovação se tornam essenciais para a sobrevivência!

Criatividade não é questão de ser ou não genial, até porque ideias todas as pessoas têm. O que torna essas ideias criativas na minha opinião é justamente utilizar o recurso que possui para conquistar o que deseja.

Por este motivo podemos considerar a criatividade como uma habilidade, que pode ser aperfeiçoada conforme a necessidade, desejo e situação em que o ser humano se encontra.

E como todo processo de mudança e adaptação devem começar primeiro internamente, nós não podemos nos esquecer que para fluir melhor é preciso que haja a aceitação… o Ser humano só muda quando ele quer, e uma situação só muda mediante a ação das pessoas.

Ao tomar a decisão da mudança, seja ela de estratégia de negócio, de profissão, de emprego, de casa, de país, enfim, qualquer tipo de mudança, o segundo passo é ter ideias de solução, ou seja, usar a criatividade de utilizar os recursos que possui, para conquistar o que deseja e precisa neste momento!

Nesse processo você pode falhar, e vai estar tudo bem, você pode fazer diferente e tentar novamente, falhar faz parte natural do processo.

O que você não pode é desistir de tentar e fazer o seu melhor de fato!

E a inovação, que nada mais é, que fazer diferente o que já foi feito, para obter os resultados que se espera. Assim como a criatividade também não é nada genial. E eu diria, um processo corriqueiro.

Seguindo esse raciocínio podemos dizer que as pessoas estão no piloto automático, dizendo: sempre fiz assim, só sei fazer isso na vida, e agora o que faço para sobreviver, o faturamento não paga as contas…

E quando estamos no piloto automático fica difícil enxergar a solução, ter novas ideias, agregar valor para sua necessidade.

Com ideias e atitudes relativamente simples, porém criativas, você pode transformar a sua realidade, seja na vida pessoal, profissional ou no seu negócio!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre criatividade e inovação? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Um grande abraço,

Graziela Heusser Azeredo
GHA Gestão de Negócios

Confira também: As pessoas só fazem o que conseguem e o que querem!

 

Graziela Heusser Azeredo é Diretora e Fundadora da GHA Gestão de Negócios. Atua como Coach de Carreira e Negócios, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades do Ser Humano e das organizações, para que eles possam usar suas habilidades em potencialidade máxima, gerando resultados positivos para a concretização dos seus objetivos. Formação Técnica Publicitária pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Bacharel em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Paulista, especialista em Comunicação pela Fundação Cásper Líbero, Certificação Green Belt e Personal and Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, além de outros cursos de extensão nas áreas de Marketing, Gestão de Negócios e Melhoria de Processos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa