fbpx

Coragem para ser líder

A arte da liderança exige coragem. Como o ato de liderar vem de um esforço consciente do indivíduo, é muito mais fácil permanecer na zona de conforto que enfrentar os obstáculos e ter a coragem para ser líder.

A arte da liderança exige coragem para ser líder. Como o ato de liderar vem de um esforço consciente do indivíduo, é muito mais fácil permanecer na zona de conforto que enfrentar os obstáculos e ter a coragem para ser líder.

Normalmente as pessoas deixam de ter sucesso por falta de coragem. Você pode até ter um sonho, mas sem coragem dificilmente o realiza. A falta de coragem também degrada relacionamentos, afasta a liderança e faz com que as reuniões de trabalho sejam improdutivas e maçantes.

Se você pretende aprender a arte de liderar, verifique se tem estas características que exigem um certo grau de coragem:

  • Não hesite em fazer perguntas determinadas pela intuição;
  • Tenha confiança em sua equipe;
  • Comece ouvir mais que falar;
  • Seja flexível e perceba se os outros estão certos e você errado;
  • Você costuma obter melhores resultados se fizer perguntas menos obvias e mais embaraçosas;
  • Se surgir um problema delicado na equipe, traga a responsabilidade para você e enfrente-o imediatamente;
  • Enfrente também os problemas que ferem os outros;
  • Reconheça seus erros;
  • Dê poder aos outros, apenas supervisione;
  • Tenha humildade;
  • Não se defenda, explore a situação.

Uma das características marcante dos líderes é saber conceder o perdão, o que também necessita de uma boa dose de coragem.

Tenho visto muitos gestores de equipes que perdem o controle do grupo, por guardar magoa por acontecimentos anteriores ou que não perdoam a si mesmos por insucessos passados.

O perdão dentro de um grupo estimula o reconhecimento e desafia o comportamento para a melhoria continua.

Todos os aspectos da coragem para liderar podem ser trabalhados em um programa de Coaching, que através de perguntas bem colocadas, levam à reflexão e à consequente mudança de comportamento.

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa