A arte da liderança exige coragem para ser líder. Como o ato de liderar vem de um esforço consciente do indivíduo, é muito mais fácil permanecer na zona de conforto que enfrentar os obstáculos e ter a coragem para ser líder.
Normalmente as pessoas deixam de ter sucesso por falta de coragem. Você pode até ter um sonho, mas sem coragem dificilmente o realiza. A falta de coragem também degrada relacionamentos, afasta a liderança e faz com que as reuniões de trabalho sejam improdutivas e maçantes.
Se você pretende aprender a arte de liderar, verifique se tem estas características que exigem um certo grau de coragem:
- Não hesite em fazer perguntas determinadas pela intuição;
- Tenha confiança em sua equipe;
- Comece ouvir mais que falar;
- Seja flexível e perceba se os outros estão certos e você errado;
- Você costuma obter melhores resultados se fizer perguntas menos obvias e mais embaraçosas;
- Se surgir um problema delicado na equipe, traga a responsabilidade para você e enfrente-o imediatamente;
- Enfrente também os problemas que ferem os outros;
- Reconheça seus erros;
- Dê poder aos outros, apenas supervisione;
- Tenha humildade;
- Não se defenda, explore a situação.
Uma das características marcante dos líderes é saber conceder o perdão, o que também necessita de uma boa dose de coragem.
Tenho visto muitos gestores de equipes que perdem o controle do grupo, por guardar magoa por acontecimentos anteriores ou que não perdoam a si mesmos por insucessos passados.
O perdão dentro de um grupo estimula o reconhecimento e desafia o comportamento para a melhoria continua.
Todos os aspectos da coragem para liderar podem ser trabalhados em um programa de Coaching, que através de perguntas bem colocadas, levam à reflexão e à consequente mudança de comportamento.
Participe da Conversa