fbpx

Construindo Equipes de Alta Performance em 5 Passos

5 passos muito simples para tornar esta empreitada um sucesso e transformar a sua equipe em uma máquina de vendas e produtividade!

Os gestores possuem um grande desafio para formar equipes de alta performance. Para que isso ocorra é necessário colocar todos os integrantes na mesma sintonia, falar a mesma língua, estipular procedimentos para melhorar a performance da equipe e fazê-los cumprir cada passo.

Tornar a construção de equipes de alta performance vai depender da forma que você pretende fazer isso. Para ajudá-lo, seguem 5 passos muito simples para tornar esta empreitada um sucesso e transformar a sua equipe em uma máquina de vendas e produtividade.

1. Plante a ideia

Converse com a sua equipe sobre a necessidade de transformar a sua performance, mostre os pontos positivos para que isso ocorra. Em seguida, incentive-os a pensar um pouco sobre o tema e criarem suas próprias ideias para expor em uma reunião futura, preferencialmente, com data já definida.

Integrar os membros de sua equipe no processo vai torná-los mais propensos a seguir as regras que serão definidas de forma colaborativa.

2.  É hora do brainstorming

Você já apresentou a proposta para transformar o seu grupo de trabalho em uma equipe de alta performance, agora precisa socializar as ideias para descobrir qual delas pode ser útil para sua empresa.

Um brainstorming (tempestade de ideias) é excelente para conseguir novas perspectivas sobre o que pode fazer para ter uma equipe de alta performance. Nele, os integrantes vão expor suas sugestões e algumas delas, podem ser melhoradas com a colaboração de toda a equipe.

3. Crie princípios para uma equipe de alta performance

Baseado nas conversas de seu brainstorming defina de 3 a 5 princípios para concretizar uma equipe de alta performance. Sua equipe será mais receptiva às regras que ajudaram a criar, promovendo colaboração e fiscalização de todos os integrantes.

Busque criar com a sua equipe atividades diárias que ajudam na solidificação da equipe de alta performance. Algumas equipes conseguem fazer isso removendo alguns pequenos erros de seu dia a dia.

4. Compartilhe as responsabilidades

Não é possível criar equipes de alta performance sem compartilhar das responsabilidades com todos os membros do grupo. Eles precisam conhecer a importância de cada um dentro deste processo e atuarem como fiscalizadores para garantir o sucesso.

Instintivamente, os seres humanos tendem a trabalhar melhor em equipe, principalmente, se estiverem sendo observados, use isso!

5. Mantenha os princípios visíveis 

Se você definiu princípios e depois lançou em um papel que foi parar dentro de sua gaveta, de nada vai adiantar. Da mesma forma, se os princípios só estão presentes na sua cabeça ninguém vai conhecer e muito menos aplicá-los.

Por isso, coloque os princípios para transformar o seu grupo em uma equipe de alta performance ao alcance dos olhos de todos. Experimente fixá-los em um quadro branco no meio da sala, usar como plano de fundo nos computadores, ou imprimi-los no mouse pad de cada estação de trabalho, por exemplo. Mostrar à sua equipe quais são os objetivos e relembrá-los diariamente facilitará na conquista destes resultados.

Rui Mesquita

Rui Mesquita Author
Rui Mesquita é Diretor executivo do IMC, Master Coach e Coach Profissional com 4 Certificações Internacionais; Palestrante; Escritor; Programador  Neurolinguístico; Vendedor e Professor. É especialista em Comportamento Humano, Formação de líderes, Gestão de Vendas, Desenvolvimento de Processos e Gestão Empresarial, apresentador do Programa de TV e RÁDIO Liderando.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa