fbpx

Construa sua autoestima em três pilares!

Você já passou por um momento onde parece que todos são melhores, conseguem realizar seus objetivos e que nada do que você faz é bom e está no lugar errado? Se você já passou por isso, tenho uma ótima notícia!!!

Olá Ser de Luz!

Você já passou por um momento onde parece que todos são melhores, conseguem realizar seus objetivos e que nada do que você faz é bom e está no lugar errado?

Se você já passou por isso, seu nível de autoestima está ou estava baixo, no entanto tenho uma ótima notícia!!

Você consegue reverter esse estado conhecendo os três pilares importantíssimos que vou escrever abaixo, porém, antes, é importante trazer um conceito para autoestima:

É o resultado da visão que uma pessoa tem de si mesma: características físicas, emocionais, de habilidades e talentos, vida afetiva e realizações pessoais e profissionais.

Então, vamos começar:

1º Pilar – Autoconfiança: está em reconhecer de modo realista e pontual que todos os recursos necessários estão dentro de si para encarar um tipo de situação.

§ Escreva no mínimo 5 pontos fortes e as evidências que comprovam que eles são as suas qualidades. Você pode perceber que essa reflexão traz à consciência suas forças e talentos e então pode começar a valorizar-se. Se não imagina quais são os seus talentos leia esse artigo, que eu te ajudarei mais especificamente: (http://www.cloudcoaching.com.br/descubra-seus-talentos-ocultos/post);

§ Diante de uma situação, você consegue identificar os seus recursos quando, ao invés de classificar a situação como problema, a vê como uma oportunidade de crescimento. Nesse caso, quais são os recursos internos que você pode colocar em prática?

2º Pilar – Autoafirmação: é a capacidade de ocupar o seu lugar com benevolência e firmeza, se comunicando de forma clara, aceitando ou recusando ações em relação aos outros.

§ A principal forma é reconhecer e respeitar quem você é na sua essência e permitir que outro também seja;

§ Ouça sem interromper o que o outro tem a dizer e, principalmente, quando precisar de sugestões e conselhos lembre-se de ouvir a pessoa mais importante: Você!!

§ Por que você está onde está?

§ O que está prendendo você de estar onde você realmente quer?

3º Pilar – Autoimagem: é o que você percebe de si mesma.

§ Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?

§ Você gostaria de conhecer alguém como você?

§ Gostaria de ter a sua própria amizade ou relacionar-se amorosamente?

§ Descreva como é a sua versão ideal. O que você pode fazer para tornar isso realidade?

Lembre-se que você é o único responsável pelos resultados que obtém e que toda mudança efetiva sempre acontecerá de dentro pra fora.

Grande Abraço!

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa