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Consciência Social – uma competência essencial para os Gerentes

A sua consciência social é suficiente para fazer a gestão, com suavidade, no dia a dia de sua equipe? E por que isso é tão importante?

Consciência Social

Consciência Social – uma competência essencial para os Gerentes

A sua consciência social é suficiente para fazer a gestão, com suavidade, no dia a dia de sua equipe?

Todo gerente de uma equipe nunca deve se distanciar de que sua função é fazer o trabalho através de outras pessoas. Portanto, se ele não consegue entender e se relacionar com os outros, será muito difícil fazer um trabalho através deles.

De uma forma bem simples, podemos dizer que a consciência social é a capacidade de ler com precisão situações e pessoas, além de entender e ter empatia com as emoções destas pessoas.

É impossível ir muito longe em uma função gerencial sem um nível acima da média de consciência social.

Hoje, todas as atividades são muito dinâmicas, muitos gestores atuam com equipes que se modificam quase que totalmente ao menos uma vez ao ano, como acontece com os Gerentes de Projetos, não sobrando tempo, portanto, para a construção de relacionamentos. O mesmo acontece com um vendedor, um palestrante ou um facilitador de treinamentos – os relacionamentos devem ser estabelecidos em minutos.

A capacidade de ler e entender os outros de modo rápido e preciso é fundamental para o sucesso nas diversas atividades.

Como o mercado é muito dinâmico e as regras do jogo podem mudar com alguma frequência, o gerente certamente deverá ter a flexibilidade suficiente para conduzir a equipe nestas situações, consequentemente ser perito em ler e entender situações e pessoas é um começo para se chegar ao sucesso.

Se a consciência social é tão importante para um gerente, como ele poderá usá-las?

  • Entender a comunicação verbal e não verbal de cada membro de sua equipe;
  • Entender as motivações individuais de cada colaborador e alinhá-las com as necessidades da empresa;
  • Melhorar a compreensão de seus colaboradores, da política do departamento e da organização, além de conhecer melhor cada membro da equipe;
  • Dar feedbacks construtivos à equipe e individualmente;
  • Saber lidar com conflitos, comportamentos negativos e hostilidades dentro da equipe.

Investir no desenvolvimento da consciência social deverá ser um dos principais objetivos do gestor moderno, pois ele é nosso radar pessoal que nos proporciona uma rica fonte de informações sobre o nosso ambiente profissional.

Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/

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Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
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