fbpx

Conhecendo seu Fluxo de Caixa

Para que possamos entender como está sua vida financeira, é importante que você entenda como está seu Fluxo de Caixa. Mas isto não é só para Empresas? Não, isto não é verdade!

Retomando a provocação do post anterior, para que possamos entender como está sua vida financeira, é importante que você entenda como está seu Fluxo de Caixa. Mas isto não é só para Empresas? Não, isto não é verdade! Vamos sim falar sobre o seu Fluxo de Caixa. É fácil! Lembra-se do conceito de ser rico ou pobre? Então, começaremos por aí.

Caneta e papel na mão, ou para aqueles mais informatizados, vamos abrir uma planilha no Excel com duas colunas.

A primeira coluna se chamará “Recebimentos”, onde você anotará valores de salário, aluguel, pensão, aposentadoria, etc.

A segunda coluna se chamará “Pagamentos”, isto é, são todas as despesas que temos que pagar, como água, luz, aluguel, supermercado, farmácia, telefone, prestação do apartamento, etc.

Uma dica importante é não se esquecer de despesas gerais como revistas, cabeleireiro, restaurantes, cinema, teatro, cigarro, padaria e o cafezinho depois do almoço.

Tendo estas duas colunas uma ao lado da outra, vamos somar os valores e aí saberemos se o seu Fluxo de Caixa está no Azul ou no Vermelho, isto é, se está sobrando ou faltando dinheiro. É muito importante que façamos este Fluxo de Caixa mensalmente.

E aí vem a pergunta, que serve tanto para o caso de estar faltando como sobrando dinheiro: o que fazer?

No nosso próximo encontro vamos complementar o Fluxo de Caixa.  Vamos falar das armadilhas que caímos quando não conseguimos ter o mesmo por mais simples que seja. Que tal começar agora?

Até o próximo encontro!

⚙️ FiToy
Elizabeth Kassis é Engenheira de Produção com pós-graduação em Varejo, Administração Financeira e Orçamentária e Desenvolvimento Empresarial. Possui Especialização em Formação de Líderes, Consultores e Facilitadores. Certificada no Instrumento MBTI Step I e II. É Empresária e consultora que atua com desenvolvimento de pessoas e organizações. Atuou como Executiva no mercado financeiro (ABN REAL, Santander, Bank Boston, Nacional e Banco Francês e Brasileiro). Líder e agregadora, focada em resultados. Conviveu em ambientes multiculturais, competitivos, inovadores e globais. Atuou durante 6 anos como Conselheira Consultiva do Banco de Investimentos LLA ANDBANK. Trabalha com Mentoring, é Professora e Palestrante.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa