fbpx

Conheça a importância de uma empresa júnior para o desenvolvimento de um jovem universitário

Participar de uma EJ proporciona ao estudante de graduação uma experiência enriquecedora para sua bagagem profissional, pois é nela que ele poderá por em prática o que foi aprendido em sala de aula.

Participar de uma Empresa Júnior proporciona ao estudante de graduação uma experiência enriquecedora para sua bagagem profissional, pois é na EJ que o estudante poderá colocar em prática o que se foi aprendido na sala de aula. Proporciona um melhor desenvolvimento profissional, fazendo com que o jovem passe a desenvolver e encontrar características que o mesmo não percebia que tinha.

Dentro da Empresa Júnior o estudante desenvolverá atividades iguais ou até mesmo maiores do que poderá desenvolver quando estiver no mercado de trabalho, pois como toda empresa o mesmo terá que apresentar resultados, ideias, projetos que contribuam para a EJ. Ser empresário júnior é ter autonomia, poder ter a oportunidade de liderar e de trabalhar em seus próprios projetos. A EJ faz com que o estudante conheça diferentes áreas de atuação, proporcionando que o mesmo possa escolher com maior assertividade a área que deseja trabalhar.

Se formos analisar o contexto, podemos dizer que as competências que se destacam em quem participa de uma empresa júnior são: Dedicação, paixão, persistência e aprendizado contínuo. O aluno passa a conviver com problemas reais, onde ele, apesar de pouca idade, terá que procurar soluções para resolver as questões. É na EJ também que muitos estudantes conseguem melhorar a sua oratória, seu espírito de liderança e sua criatividade, além de aumentar o networking profissional.

É o momento que o jovem ainda pode errar e não sofrer retaliações, diferentemente de muitos estágios e empregos, onde não se tem muita abertura no contexto competitivo atual. Diante de uma educação retrógada que está parada no tempo, a empresa júnior atua como uma grande aliada para os que querem se desenvolver com uma qualidade superior àqueles que saem apenas com o diploma na mão e saem melhor preparados para atuar em grandes empresas que buscam um ambiente mais jovial.

Para quem ingressou na Universidade, é recomendável não perder a oportunidade de trabalhar numa empresa Júnior, pois quem entra só tem a ganhar. Na EJ que fiz parte, por exemplo, a Projetos Consultoria Júnior, todos os membros fizeram vários cursos por conta da empresa.

Agora, 1 recado especial para os jovens que estão lendo esse artigo:

Lembre-se: “O seu futuro é você quem faz, então, que seja este o seu primeiro grande desafio!”

Paulo Carvalho é Professional Coach Practitioner e Leader Coach pela Academia Brasileira de Coaching, Coach Vocacional pelo Instituto MS Coaching de Carreira e participou do Módulo I da certificação internacional da TIGIS (sendo treinado pessoalmente por Tim Gallwey, o precursor do Coaching no mundo). É Analista de Perfil Comportamental certificado pela Solides. Mentor certificado pela Erlich Pessoas & Organizações e Artemisia Brasil. Com cursos de Liderança na Fundação Estudar, FGV, CERS e SENAC, e mais de 800h em cursos de extensão em instituições nacionais e internacionais. Trabalha atualmente na área de Engajamento da Lee Hecht Harrison, é Coach Vocacional e Palestrante da Academia de Jovens Talentos, Diretor de Jovens Talentos da ABRH-PE, Diretor de Relacionamento e membro fundador da International Coach Federation – Capítulo PE. Já atuou na área de RH de organizações multinacionais e nacionais e é professor de curso técnico. Possui formação técnica em Recursos Humanos e é estudante de Administração na UFRPE. Tem experiência de mais de 300 horas de Coaching individual e em grupo e 65 palestras ministradas, para mais de 2000 pessoas. 17 artigos publicados em sites e jornais e é Colunista do Portal Sucesso Jovem. Possui artigos e resumos científicos sobre Coaching publicados em congressos nacionais e internacionais e 5 prêmios conquistados referentes ao desempenho profissional e acadêmico. É associado da ABRH – PE, SHRM – EUA, Pessoas@2020 – Portugal e ICF Global. Autor do livro “8 passos para acertar na escolha da profissão” – Editora Cia do Ebook.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa