fbpx

Conheça a empatia coletiva e melhore o relacionamento profissional!

A empatia coletiva dentro das empresas torna um time mais forte e unido para aumentar a produtividade e conquistar os objetivos em menos tempo.

empatia coletiva

Conheça a empatia coletiva e melhore o relacionamento profissional!

Alô Amigo! O relacionamento entre as pessoas dentro das corporações é um dos pontos mais primordiais para aumentar o faturamento da empresa. Mas o líder não percebe os desafetos que prejudicam a cadeia de produção e diminuem a produtividade.

É uma dificuldade das empresas identificarem aqueles que agem com essa postura negativa e prejudicial para o ambiente. Dessa forma, deixam de lado o propósito inicial, que é exercer o conhecimento para o crescimento contínuo da empresa que investe caro para tê-lo presente em seu quadro de colaboradores.

A falta de identificação e, em alguns casos, a conivência dos líderes, faz que os subordinados assumam as próprias atitudes. Pensam apenas no bem-estar individual, deixando de lado o coletivo.  Assim excluem o apoio dos profissionais que buscam a evolução na empresa e que possuem suas ideias e opiniões bloqueadas por sabotadores de plantão.

A empatia empresarial é o tema mais difícil para o ambiente competitivo criado por gestões ineficazes que visam o interesse próprio, sem que percebam que um time forte e unido conquista os objetivos em menos tempo. Assim os méritos serão oferecidos por competência e não por benefícios particulares.

Para resolver esses problemas, as empresas devem melhorar a comunicação entre a ponta da hierarquia e a última camada empresarial, facilitando que todos tenham força para mostrarem essas falhas.

A comunicação aberta é a solução para que os interesses alheios sejam eliminados e excluídos da cultura enraizada pelos antecessores ou pelos atuais. Com as novas atitudes entre os pares, será criada integração entre as equipes em prol do objetivo principal: a conclusão de projetos lucrativos para a companhia.

Vestir a camisa de uma empresa é tê-la como a segunda pele, sem ser demagogo, mesmo que o seu colega não traga de casa os mesmos princípios e valores. Os colaboradores têm que entender que o trabalho oferecido não é para agradar o líder, mas honrar o investimento que a empresa fez neles.

Se por acaso você passa por essa situação de bloqueio, exclusão, restrição ou qualquer tipo de repúdio feito pelo seu superior ou por algum par do lado, tranquilize-se e aja!

Agir para que a comunicação seja transparente e que todos vejam que o esforço do grupo não é aproveitado como deveria. É muito natural as pessoas se omitirem, evitarem atrito para manterem seus cargos. Mas com o passar do tempo, verão que a mais prejudicada é a empresa, gerando a queda da receita. E, consequentemente, a sua falta de ação, pode evitar o desemprego de muitas pessoas e até a falência da própria organização.

Volto a escrever sobre ter empatia coletiva. Mas essa virtude é acreditar que a ética profissional ultrapassa a desconfiança e a deslealdade de muitos que pensam em si. Então, abra a sua mente e tenha coragem de salvar a sua empresa com a filosofia de um relacionamento mútuo e respeitoso entre as pessoas.

Sidney Botelho
http://www.sidneybotelho.com.br

Confira também: Como se comportar em Lives nas reuniões on-line!

 

Sidney Botelho é Master Coach e Master Trainer (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Especialização em Coaching Ericksoniano (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Professional Self Coaching (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Pós-Graduado em Negócios e Serviços (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Radialista e Jornalista há 21 anos na área de Rádio e TV, sendo Âncora de Telejornal na Rede Gospel de TV e da Rádio Trianon AM, 18 anos na área de cerimonial e eventos, como apresentador, sendo denominado o craque das cerimônias, pelo apresentador da Rede Globo de TV, Fausto Silva. No mercado corporativo tem experiência de 27 anos nas áreas de TI/Telecom, com passagens em grandes multinacionais, como Telefonica, HP, dentre outras. Escritor do livro Além do Microfone – Improvisos de um mestre de cerimônias (2016 – Editora Literare Books), coautor dos livros Coaching de Carreira (2018 – Editora Literare Books), Mindset – Mude o seu mindset para o sucesso (2018 – Editora Literare Books) e Manual Prático do Empreendedor (2018 – Editora Literare Books). Treinador de Alta Performance e Palestrante nas áreas de Comunicação, Estratégias, Motivação e Cerimonial.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa