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Comunicação Assertiva: Uma das Principais Skills para um Mundo em Constante Mudança

Entenda como a comunicação assertiva pode transformar relacionamentos e decisões no mundo BANI. Conheça 3 passos práticos para desenvolver essa habilidade essencial e aumentar engajamento, produtividade e clareza em qualquer interação profissional.

Comunicação Assertiva: Uma das Principais Skills para um Mundo BANI em Constante Mudança

Comunicação Assertiva: Uma das Principais Skills para um Mundo em Constante Mudança

O mundo BANI (frágil, ansioso, não linear e incompreensível), sem dúvida, exige de nós muita adaptabilidade. Precisamos lidar com mudanças o tempo todo com protagonismo, mindset de crescimento e agilidade. Para que possamos fazer isso, a comunicação assertiva é essencial para uma fluidez e velocidade das decisões nos negócios.

De acordo com a  McKinsey & Company, empresas com comunicação interna eficaz têm um aumento de 25% em sua produtividade.


Para apoiar no desenvolvimento de uma comunicação assertiva, quero compartilhar 3 passos importantes, a saber:


O primeiro passo é compreendermos o nosso estilo como comunicador.

De forma macro, podemos dizer que temos 3 estilos: o passivo, o agressivo e o assertivo.

  • O passivo é aquele onde a pessoa foge do confronto. O outro sempre tem a palavra e você não apresenta suas ideias, não estabelece limites.
  • O agressivo, por sua vez, é aquele que quer sempre vencer numa conversa. Sempre tem razão, a forma de falar é agressiva e não dá espaço para a troca; ouvir é um problema.
  • Já o assertivo é aquele que coloca opiniões e dá espaço para uma troca fluida. Tem conversas difíceis com empatia e colaboração.

Precisamos apenas trazer a consciência que muitos confundem: assertividade não é sincericídio. Assertividade envolve respeito, escuta e empatia.

Descubra seu estilo de comunicação e então faça os ajustes necessários.


O segundo passo é compreender o tipo de conversa que ocorre.

Temos 3 tipos: prática, emocional e social.

  • A conversa prática é uma conversa racional, de tomada de decisão. Falamos sobre o certo/errado, custo/benefício.
  • A conversa emocional, por sua vez, traz como as pessoas se sentem com o contexto, emoções bem como vulnerabilidades.
  • Já a conversa social, falamos dos papéis e impacto nos outros, sobre as relações em si.

Os 3 tipos de conversas ocorrem juntas, mas precisamos estar atentos. Os conflitos ocorrem justamente porque queremos ter conversas apenas racionais e o outro quer algo mais emocional. Por isso, saiba a hora de percorrer os 3 tipos.


E o terceiro e último passo é você se preparar para uma conversa / apresentação.

Pense o que precisa fazer antes, durante e depois e uma conversa.

Antes pense em qual objetivo da fala com quem você irá falar: É uma pessoa mais de dados ou relacional? Qual seu estado emocional antes da conversa? O que não pode deixar de falar? Qual resultado esperado? Ensaie, se necessário.

Durante faça perguntas para entendimento, parafraseie, ou seja, peça para o outro dizer com suas palavras o que você quis dizer. Seja objetivo e consistente na sua fala e fique atento ao tipo de conversa que está ocorrendo (social, emocional ou prática).

Depois de uma conversa, faça então os alinhamentos necessário. Defina papéis, prazos, responsáveis. Peça feedback sobre sua conversa e, mais do que isso, reforce a conexão.

Sem benefício real percebido de valor, não há engajamento do outro.


Agora uma dica bônus para fazer do limão uma limonada:

Exercite a escuta ativa. Como ação, com empatia. Caso contrário, a conversa poderia ser um e-mail em que só um transmite a mensagem. Sem dúvida alguma, conversas assertivas precisam de troca. Experimente e não tenha medo de ajustar no caminho. Tenho certeza de que você dará o seu melhor.


Gostou do artigo?

Quer descobrir como desenvolver a comunicação assertiva para transformar seus relacionamentos profissionais e tomar decisões mais claras e eficazes no dia a dia? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar você a filtrar o que realmente importa!

Aline Gomes
alinegomes@alimonada.com.br  
http://www.linkedin.com/in/alinecgomes/

Confira também: Empatia: A Chave para as Conversas Difíceis

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Aline Gomes Author
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Aline Gomes tem mais de 25 anos de experiência em Recursos Humanos, Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Atuação em RH Estratégico de Negócios no Brasil e América Latina na Ambev, Philip Morris, Accenture e Bridgestone. É psicóloga, pós-graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão, Liderança e Inovação. Tem 5 certificações em coaching. Foi sócia da Escola Conquer, CEO da Conquer In Company, unidade para empresas de treinamentos corporativos. Hoje fundadora da Limonada (http://www.alimonada.com.br). Um hub de soluções corporativas que oferece treinamentos e consultoria para catalisar mudanças nas pessoas e empresas.
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