fbpx

Compromissos pessoais para exercer uma boa liderança em 2021

Não adianta esperar muito dos seus colaboradores se as pessoas que os lideram não procuram se desenvolver, buscando a própria evolução pessoal, de modo que isso reflita no profissional.

Compromissos pessoais para exercer uma boa liderança em 2021

Você já deve ter lido ou ouvido falar que a melhor forma de desenvolver uma equipe e, claro, as pessoas envolvidas, é buscando esse resultado de cima para baixo e de dentro para fora.

Então o que isso quer dizer? Que não adianta esperar muito dos seus colaboradores se as pessoas que os lideram não procuram se desenvolver de fato. É preciso começar pelo mais alto nível de liderança (de cima para baixo) e buscando a própria evolução pessoal (de dentro para fora), de modo a fazer com que isso reflita no profissional.

Pensando nesse desenvolvimento pessoal, quero contribuir com algumas dicas importantes nesse meu primeiro artigo de 2021. Se fizer sentido para você, então compartilhe!

Pensar mais no coletivo

Lembrar que não estamos sozinhos no mundo. Prestar atenção nas próprias atitudes para que elas não atrapalhem os outros é um ótimo começo. São exemplos simples do dia a dia que às vezes não paramos para observar, como parar o carrinho de compras no meio do supermercado impedindo que outras pessoas transitem ou estacionar em fila dupla; ocupar a vaga de idoso mesmo tendo mais de sessenta anos, mas gozando de ótimas condições físicas; organizar o lixo que se descarta em respeito aos coletadores… Atitudes pequenas em nossa vida pessoal reverberam também no lado profissional.

Meditar

No mínimo estudar sobre os benefícios da meditação para entender porque ela é tão importante já é um grande passo, porque uma vez que se compreende fica mais fácil aderir. Meditação, ioga, mindfulness… Muitos médicos já associam tais práticas ao tratamento alopático, inclusive para tratar doenças graves como o câncer. Se quiser entender um pouco mais eu recomendo o documentário “Heal – O Poder da Mente”, disponível no @Netflix. Quando um líder aprende a respirar – e meditação nada mais é do que tomar consciência da respiração, do corpo e dos pensamentos – suas decisões são mais equilibradas e, portanto, mais assertivas.

Maior consciência social

Conhecer os problemas do mundo que afetam as pessoas não é suficiente, é preciso fazer algo para promover o bem-estar do outro, além do próprio. Se todos começassem por deixar melhor do que estava o lugar onde chegou, já poderíamos ver uma grande melhoria coletiva. Um bom líder age tão bem quanto ou melhor quando está sozinho. Podemos chamar isso também de ética.

Buscar o autoconhecimento

Olhar para dentro a fim de se conhecer melhor e aprender a lidar com as próprias emoções é um processo contínuo. O autoconhecimento é a chave que abre todas as portas que precisamos. Qualquer que seja a resposta, ela estará sempre dentro. Por isso o coaching (aplicado de pessoas sérias para pessoas comprometidas) é tão eficaz, porque a resposta está sempre do lado de dentro. Um líder que procura se desenvolver como pessoa, com certeza desenvolve também sua vida profissional e contribui significativamente com o meio, de maneira a inspirar outras pessoas.

o perder a oportunidade de contribuir com o mundo através da sua melhor forma de se expressar nele

Se nossas forças fossem as mesmas o mundo estaria perdido, portanto, tudo tem o seu devido valor. Reconhecer nosso verdadeiro potencial, que é inesgotável, é a melhor forma de conseguirmos fazer o mesmo em relação ao outro. Líderes que conhecem suas forças e as põem em prática, desenvolvem seu olhar para enxergar e ajudar a potencializar as forças de sua equipe.

Valorizar a intuição tanto quanto se aprendeu a valorizar o intelecto

Quem ainda não se deu conta de que o intelecto representa pouco perto de tudo que somos; precisa usar melhor o próprio intelecto para aprender a usar o poder da intuição. O poder além da lógica é premissa de todo líder que deseja exercer sua liderança em seu mais alto nível.

Espero que minhas palavras tenham te inspirado e que 2021 seja o seu melhor ano, entre todos até então.

Gostou do artigo Quer saber mais sobre como desenvolver uma equipe e as pessoas envolvidas? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Gratidão!

Shirley Brandão
https://shirleybrandao.com.br/

Confira também: Aprenda a liderar suas emoções antes de liderar pessoas

 

Shirley Brandão acumulou mais de cem mil horas exercendo cargos de alta liderança ao longo de seus 31 anos de experiência. É administradora; Especialista em Liderança e Gestão Organizacional pela Franklin Covey, Pós-graduada em Coaching, Liderança e Consultoria pela Organização Condor Blanco/Chile; Master Coach. Desenvolve programas personalizados para líderes utilizando técnicas de Coaching e Mentoring. É sócia-fundadora do Grupo Vivencial Eu Pleno – Terapia e Coaching Vibracional (Brasil/Atacama/Capadócia); Criadora do workshop online Viva Sua Melhor Versão; Facilitadora Internacional do Método Heal Your Life de Louise Hay; É sócia-fundadora do Workshop Outdoor Vivencial A Jornada do Propósito; Conferencista Internacional já tendo ministrado palestras em Londres e Nova York. Certificada MBTI Step I e II. Escritora, autora do livro O Caminho de Shanti – O Perdão Muda Tudo, Editora Hércules. Membro Honorífico da AILB – Academia Internacional de Literatura Brasileira ocupando a cadeira de número 183. Shirley atribui sua ascendência profissional à sua forte paixão pelo desenvolvimento humano. Seu propósito de vida é fazer as pessoas acreditarem que podem voar e assim fazê-lo à altura de seus sonhos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa