fbpx

Compreensão: A Chave para Conflitos na Comunicação

Descubra como a compreensão é a chave para resolver conflitos na comunicação. Aprenda estratégias eficazes para melhorar diálogos e fortalecer relacionamentos interpessoais ou profissionais, começando HOJE MESMO!

Compreensão: A Chave para Conflitos na Comunicação

Compreensão: A Chave para Conflitos na Comunicação

Ao falarmos sobre comunicação existem três situações que podemos perceber nas relações conflituosas.

São esses: o confronto, a confirmação e a compreensão.

1. CONFRONTO

O confronto sempre ocorre após o conflito já ter escalado.

Isto quer dizer, que os confrontantes já não mais se ouvem. A ruptura aconteceu devido à uma questão comportamental ou então por desacordo sobre um determinado assunto.

Quando o confronto acontece, as questões sobre o acontecimento já foram colocadas à mesa e, sem dúvida, existe a expectativa de uma resposta ao que foi demandado.

Neste caso, há que se pensar em como decidir o resultado para tal situação. E, este resultado depende de certos aspectos do confronto, porque para que a comunicação seja efetiva para o bom resultado do embate, os confrontantes devem se perguntar:

  • O confronto é uma boa alternativa para o que ocorreu?
  • Como deve ser o confronto?
  • Quando se deve confrontar?
  • Se o confrontante estiver em um mau momento, como será?
  • Se o confrontante perceber que pode ferir ao outro e não é isto que almeja, o que fazer?

Se o confrontante não confrontar o outro, ele pode não estar seguro de que o outro percebeu como ele enxerga o problema e então ele acredita ser necessário o confronto.

Para que seja possível resolver os conflitos existem três opções:

  • Confrontá-lo;
  • Ter alguém que o faça pelo confrontante, ou
  • Evitar o conflito.

2. CONFIRMAÇÃO

Na confirmação a comunicação entre os conflitantes respeita a identidade de cada um.

É na comunicação que são verificados quais tipos de mensagens acontecem entre os confrontantes.

Já, na confirmação do comportamento entre os conflitantes é que se revelam três características na comunicação. São elas:

  • O RECONHECIMENTO, no qual a pessoa com quem se conflita tem interesse em se comunicar para resolver o conflito. Este reconhecimento acontece pelo simples contato visual, bem como pela manifestação oral que o reconhecido detecta de imediato.
  • A ACEITAÇÃO, chave para abrir o diálogo, é estar consciente de que os comentários do outro conflitante devem ser ouvidos com atenção e com a devida percepção de que você pode questionar sem concordar com os argumentos apresentados. Para isto, você utiliza técnicas de comunicação que não agridem.
  • O ENDOSSO pode ser comunicado verbalmente ou não. Neste caso, você confirma e apoia o comportamento do outro, apreciando assim seus sentimentos e respeitando a sua identidade. Veja que o endosso na comunicação é, de fato, uma das formas mais fortes para agregar o outro ao que você pretende.

3. COMPREENSÃO

Quando acontece a compreensão a comunicação é clara e compreensível.

Os comunicadores devem ser hábeis na compreensão dos outros, e fazer-se entender com clareza. As habilidades do comunicador são: escutar, questionar, explicar, bem como dar o feedback aos envolvidos.

A compreensão é uma habilidade, que supera o confronto e a confirmação.

Tudo isto envolve aprendizado, competência e muita habilidade na comunicação tanto de um para com o outro conflitante, bem como dos mediadores e coaches que trabalham com conflitos.

“Um ouvido aberto é o único sinal de credibilidade de um coração aberto”. (David Augsberger)

Gostou do artigo? 

Quer saber mais sobre a COMPREENSÃO como chave para resolver conflitos na comunicação? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em explicar.

Luísa Santo
https://www.linkedin.com/in/luisasanto/

Fonte adaptada do livro Conflict Coaching, de Tricia S. Jones e Ross Brinkert.

Confira também: 2 Maneiras Distintas de Responder ao Conflito entre as Pessoas

 

Luísa Santo Author
Luísa Santo é advogada, mestra em resolução de conflitos e negociação pela Universidade Kürt Bosch-Suiça, na Argentina. Coach para conflitos pessoais e interpessoais, Analista corporal e comportamental. Atua na área de conflitos pessoais e interpessoais desde 1998. Acresceu aos seus conhecimentos diversas técnicas ao longo do tempo, para que a construção do diálogo entre partes e com seu próprio EU se tornassem mais profícuas. Trabalha com grupos ou individualmente e forma grupos com no máximo dez participantes, para que se ajudem a encontrar soluções para aquilo que buscam. Isso os desperta para a importância e a necessidade das relações, bem como para o desenvolvimento pessoal, e com isso aprendam que juntos sempre serão mais fortes.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa