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Competências básicas para liderar!

Já se foi o tempo em que um bom técnico, com tempo de “casa” ou um funcionário “de confiança”, seria o mais indicado para assumir um cargo de liderança. E agora, quais seriam as características importantes?

Já se foi o tempo em que um bom técnico, com tempo de “casa” ou um funcionário “de confiança”, seria o mais indicado para assumir um cargo de liderança na empresa. O conhecimento e características pessoais especificas são importantes, mas não são mais suficientes.

Ainda hoje, muitos profissionais são promovidos ou desejam um cargo de gestão sem se prepararem para tal. Claro, estamos aqui falando de competências comportamentais. Conhecer tecnicamente a atividade é importante, mas para ser um bom líder, esse requisito já não é suficiente, e em algumas situações, nem fundamental.

Sabemos que liderança pode ser aprendida, e é necessário que apresentem/aprendam competências para liderar. E para começar, pelo menos as mais básicas.

E quais seriam essas competências? E por que são tão importantes?

Independentemente do porte, segmento, região, característica, as empresas possuem Capital Intelectual e as pessoas são complexas e diferentes entre si.

Os líderes devem apresentar resultados através das pessoas. E as mudanças do mundo, principalmente com a tecnologia, transformaram o comportamento. É preciso entender as mudanças. É preciso saber conduzir o time. É preciso conhecer as pessoas da equipe.

Então para começar, que tal conhecer a si mesmo?

Sim, esse é um dos requisitos básicos. Como saber lidar com o outro se não sabe lidar consigo mesmo? Quais são as características da sua personalidade? Temperamento, socialização, equilíbrio das emoções, comunicação, e outras mais.

E como saber da outra pessoa? Empatia, capacidade para administrar conflitos, saber lidar com adversidades, criar condições para motivação e finalmente, as diferentes gerações e suas características. E ainda dar resultados, atingir e superar metas e fazer a carreira que todo bom profissional líder deseja. Cumprir sua missão.

Tudo isso e muito mais. Numa mesma equipe e em todas as organizações.

Temas como Quociente Emocional, Quociente da Adversidade, Quociente Espiritual, Habilidades para dar e receber feedback, quando e como ser um “líder situacional”, como gerir pessoas tidas como “mais difíceis”, e como permitir que todos cresçam e tornem-se profissionais realizados.

Todos os profissionais que desejam, podem ser líderes, porém o conhecimento sobre comportamento e o desejo e a capacidade para desenvolver habilidades para lidar com pessoas, definitivamente farão toda a diferença.

E você? Profissional que almeja uma liderança “brilhante”, que deseja fazer a diferença e cumprir uma missão, já está se preparando?

Eline Rasera Author
Eline Rasera, Bacharel em Psicologia e pós-graduada em Recursos Humanos pela FGV- Fundação Getulio Vargas, é especialista em Psicologia Organizacional pelo CRP – Conselho Regional de Psicologia e Coach pelo ICI – Integrated Coaching Institute. Realizou estudos sobre “A Biologia do Observador e suas Crenças” na Escola Européia de Coaching em Lisboa; coordenou o setor de Gestão de Pessoas em empresas de grande porte por mais de 25 anos. Professora do curso de pós-graduação da FGV da área de Administração de Empresas e sócia diretora da Consultoria Anel Gestão de Pessoas.
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