Anúncios

Competências – 3 dicas imperdíveis para colocar em prática!

3 dicas imperdíveis para ampliar suas competências na relação com as pessoas, seja em negociações, atendimento ou mesmo nos encontros com pessoas amigas.

Amigos leitores, faz um bom tempo que eu venho me policiando para não fazer o que vou fazer nesta postagem. Afinal, escreverei pouco e gastarei o Espaço do Coach sugerindo três dicas imperdíveis para ampliar suas competências na relação com as pessoas, seja em momentos de negociação, de atendimento ou mesmo nos encontros com pessoas amigas. Espero que a novidade agrade, pois há uma incrível sinergia entre as indicações que apresento a seguir.

Começando pelo fato de que todos os profissionais passam pela necessidade de fazer uma apresentação a terceiros, tudo começa com a seguinte preocupação: como vou preparar o meu powerpoint (ou prezi, que também muitos já utilizam)? Em algum instante, vocês já imaginaram que o simples fato de organizar as suas apresentações com base em uma sequência de telas que fazem sentido para vocês, pode não fazer sentido para quem está assistindo? Recomendo que vejam este vídeo e reflitam sobre o que estão fazendo de certo ou errado ao produzirem suas apresentações.

Pois bem, você conseguiu marcar aquela reunião que tanto deseja (e até precisava) com alguém em cargo executivo. Preparou o seu powerpoint (ou prezi) com carinho e toda a técnica que lhe ensinaram. Entra na sala e ouve a frase mortal: “Bom dia, vamos logo que eu só tenho 5 minutos”. Você fica travado, pois não dará tempo de fazer nada, sequer ligar seu computador. A saída está em se inspirar em Normann Kestenbaum, que tempos atrás deu uma entrevista à equipe da HSM presente a um evento sobre Comunicação Empresarial (clique aqui). Acredito que seja a melhor forma de resumir o que acontece em uma reunião de negócios e, para cuja situação, todos os profissionais devem estar muito bem preparados.

Vencida a primeira e a segunda etapas descritas acima, você está diante de alguém para prestar seus serviços (aqui, vou extrapolar o ambiente e instrumental do Coaching para abranger também a Mentoria, Consultoria ou mesmo Aconselhamento). Qual a melhor forma de indicar que algo errado precisa ser mudado? Como induzir uma transformação do cliente: com a sinalização das ameaças ou com a sinalização dos ganhos? O que o ser humano reconhece como mais motivador: o risco ou a oportunidade? Para saber a resposta, veja esta interessante apresentação de Tali Charot, uma especialista em processos cognitivos e em neurociência. Assista o vídeo e comece a repensar em suas práticas mais recentes.

Finalizo com a pergunta: Concorda com o que viu? Como será sua transformação a partir de agora?

Mario Divo Author
Mario Divo tem incrível experiência profissional, tendo chegado a meio século de atividade ininterrupta, em 2019. É PhD e MSc pela Fundação Getulio Vargas, com foco em Gestão de Negócios, Marcas e Design, Marketing e Comunicação Corporativa. Tem formação como Master Coach, Mentor e Adviser pela Sociedade Brasileira de Coaching e pelo Instituto Holos. Consultor credenciado para aplicação do diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool), Professor e Palestrante. CEO e Coordenador Executivo da plataforma Dimensões de Sucesso, acumulando com o comando da MDM Assessoria em Negócios. Foi Diretor Executivo do Automóvel Clube Brasileiro e Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel, no Brasil. Foi titular do Planejamento de Comunicação Social da Presidência da República (1997-1998) e, anteriormente, comandou a Comunicação Institucional da Petrobras. Liderou a Comunicação Institucional e a Área de Novos Negócios da Petrobras Internacional. Foi Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e, também, Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior em 126 países e territórios, voltada ao desenvolvimento das potencialidades das jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa