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Competência Social: as capacidades importantes na liderança

O que você precisa para desenvolver boas relações, principalmente no trabalho? Quais as capacidades que o transformam em um bom líder?

Competência Social: as capacidades mais importantes na liderança

Competência Social: as capacidades importantes na liderança
O que você precisa para desenvolver boas relações, principalmente no trabalho? Quais as capacidades que o transformam em um bom líder?

No artigo passado, Você é capaz de abandonar um Estado de Espírito Negativo?, falamos sobre as capacidades que você precisa desenvolver para lidar com seus sentimentos e emoções, na busca pelo equilíbrio – as competências pessoais da Inteligência Emocional, como a Autoconsciência e a Autogestão. Ou seja, é preciso ter consciência das próprias emoções para gerenciar o que sente de maneira efetiva.

Mas, e na interação que desenvolve no trabalho, principalmente se lidera um time, quais são as competências sociais que precisa desenvolver?

Sim, é possível aprender!

Há, segundo Daniel Goleman, Richard Boyatziz e Anne McKee – autores de O Poder da Inteligência Emocional: como liderar com eficiência e sensibilidade – um componente genético na IE. Mas todos podem aprender e melhorar.

Tudo começa no conhecimento de quem você é (o eu real) aliado à imagem de quem quer ser (o eu ideal). Ao entender quem é, suas qualidades e forças, dificuldades e defeitos; e projetar a pessoa que gostaria de ser, é possível aprender a reforçar as virtudes e reduzir as falhas.

Trata-se de um processo de aprendizado: desenhar novos comportamentos, experimentar e praticar muito, até que façam parte de quem você é. Ou seja, você começa a se reconhecer naquelas atitudes desenvolvidas.

As Competências Sociais da Inteligência Emocional

Enquanto a Autoconsciência e a Autogestão são as capacidades essenciais que devem ser aprendidas para lidarmos com nós mesmos, a Consciência Social e a Administração de Relacionamentos são as capacidades que facilitam a gestão dos relacionamentos, principalmente em ambientes de trabalho.

Consciência Social e as capacidades que inclui:

  • Empatia é a capacidade de perceber as emoções de outras pessoas, buscar compreender e demonstrar um interesse real;
  • Consciência organizacional trata-se de identificar tendências da organização, cultura, valores e política da empresa e agir de acordo;
  • Serviços é sobre saber reconhecer quais são as necessidades dos seus liderados, dos stackeholders e dos clientes.

Administração de relacionamentos e as capacidades que inclui:

  • Inspiração ou liderança inspiradora é sobre a capacidade de ter uma visão e inspirar as pessoas através dela;
  • Gerenciar Conflitos, saber entender as diferentes posições, mediar para mitigar as divergências e chegar a um consenso;
  • Desenvolvimento trata de olhar para cada membro do time e ser capaz de apoiar o seu desenvolvimento através de feedbacks construtivos e orientação;
  • Trabalho em equipe é a capacidade de motivar cada membro da equipe para o trabalho conjunto e colaborativo, numa relação interdependente;
  • Gerenciar mudanças trata de tornar-se o suporte necessário para que as mudanças necessárias não só comecem, mas mantenham o movimento.

Importante é ressaltar que as competências pessoais e sociais estão intimamente interligadas e possuem uma relação bastante dinâmica: quanto mais desenvolver as capacidades de uma, mais a outra será fortalecida, transformando você em um líder efetivo e inspirador – é a Inteligência Emocional na prática e não em teoria.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre competência social e as capacidades importantes na liderança? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar a respeito.

Isabel C Franchon
https://www.q3agencia.com.br

Confira também: Você é capaz de abandonar um Estado de Espírito Negativo?

 

Isabel C Franchon, Coach desde 2008, atua com o Desenvolvimento Profissional e Pessoal voltados para a Carreira, Competências, Liderança, Comunicação Interpessoal, Compliance & Ética e Coaching de Times. Facilita Workshops, Treinamentos e Oficinas em empresas de médio/grande porte através de empresa própria e em parceria com Consultorias de DH. Graduada em Jornalismo, tem MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores, pela FGV; Pós-graduação em Transdisciplinaridade em Saúde, Educação e Liderança, pela Universidade Holística Internacional; Especialização em Marketing pela MM School; Formação em Compliance Anticorrupção, pela LEC; Especialização em Metodologia QEMP para empreendedores, pela Clinton Education. Fez formação em Master, Executive, Leader & Business Coach, pelo Behavioral Institute. Certificada em Positive Coaching Com Robert Dilts e Richard Moss. É membro do International Coaching Council (ICC) desde 2008.
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