fbpx

Como Você Pode (DESDE JÁ) Fortalecer Sua Autoconfiança?

Chegou o momento de você assumir o controle da sua vida, e encontrar alternativas para aumentar e fortalecer sua autoconfiança. Aprenda algumas práticas!

Como Você Pode (DESDE JÁ) Fortalecer Sua Autoconfiança?

Jornada para fortalecer sua autoconfiança

“Se você tentar o tempo todo ser igual aos outros, quem será igual a você?”  (Jacob Petry)

Sabedoria popular que a mãe já reforçava para um filho: “Você não é o outro” ou “Você não é todo mundo”. Pena que ouvimos de um lado e saiu pelo outro. Brincadeiras à parte, mas esse contexto está relacionado com a jornada de autoconfiança.

Na luta pela adaptação e crescimento, condicionamos o nosso jeito de ser com os “modelos de sucesso”, além de comparar quem somos com outras pessoas, que estão em momentos e em graus diferentes na vida. Por conseqüência, a autoconfiança vai diminuindo, caso haja muita divergência na comparação.

Jacob Petry, em um dos seus livros, escreve que o nosso condicionamento está associado a três pilares, a saber:

Individual – quando está associado aos padrões de pensamento e emoções que impedem de manifestar um comportamento assertivo. Por exemplo: medos, incertezas e inseguranças.

Social – a inibição de ser quem somos, mostrar as habilidades e capacidades, a fim de “agradar” quem está à nossa volta, além de pertencer a um grupo de pessoas que traz uma diretriz de regras sociais. Por exemplo: não usar o seu potencial com medo do que vão pensar e/ou necessitar de opiniões para manifestar-se.

Cultural – são os valores e costumes passados de geração a geração. Com frequência estão por muitas vezes associados com as principais crenças e decisões que influenciam a condução de uma vida. Por exemplo: os sentimentos de dever, as tradições e filosofias religiosas.

Consciente desses três pilares de condicionamentos, compreenda que as suas escolhas e comportamentos estão “programados” de acordo com o que acreditou ser o certo. Chegou o momento de assumir o controle da sua vida, e encontrar alternativas de solução para aumentar a sua autoconfiança.

Algumas práticas para desenvolver a sua autoconfiança:

  1. Escreva características, talentos e qualidades que te tornam uma pessoa única, assim você vai encontrar o seu poder pessoal;
  2. Eleve o seu padrão de poder pessoal inspirando-se em pessoas que engajam e motivam você;
  3. Seja guiado por desejos e objetivos alinhados com os seus valores de vida;
  4. Comece a programar um novo mindset (modelo mental), a começar pelos pensamentos que está alimentando a sua mente.

Ser a sua essência é o que te torna especial no mundo, por isso, entenda que o que mais te afeta não são as circunstâncias ou pessoas, mas a percepção e a reação que tem em cada ato da sua jornada.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como aumentar e fortalecer a sua autoconfiança? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Grande abraço,

Mayra Soares
http://www.mayrasoares.com.br/

Confira também: Como Expandir a Consciência pela Percepção?

 

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa