Anúncios

Como você decide?

No dia a dia tomamos uma série de decisões, muitas vezes sem a consciência do que escolhemos. Nos deparamos com diferentes possibilidades e as opções que priorizamos determinam nossa trajetória, refletindo diretamente nos resultados.

409
409

No nosso dia a dia tomamos uma série de decisões, muitas vezes sem ter consciência do que estamos escolhendo. A todo instante nos deparamos com diferentes possibilidades e, na medida em que avançamos, as opções que priorizamos determinam nossa trajetória, refletindo diretamente em nossos resultados.

Mas por que razão nem sempre temos consciência disso?

A maioria das pessoas que conheço não reconhece as opções que tem à sua frente. Com base em suas crenças e percepções, restringem suas alternativas, condicionando-se a padrões pré-estabelecidos em suas mentes. Consequentemente, sentem-se sem opção, e assim alimentam o vitimismo frente às “imposições” do mundo.

Com frequência ouvimos lamúrias de pessoas que sentem que “tem que” trabalhar, “tem que” estudar, “tem que” visitar alguém ou atender a um pedido, “tem que” fazer ginástica. Este pensamento de obrigatoriedade é falso e tira a responsabilidade do indivíduo de se pôr nesta situação.

Não “temos que” nada na vida. O tempo todo escolhemos atender as expectativas e exigências do meio à nossa volta como forma de ser aceito ou sentir-se inserido no que entendemos que seja o jogo da vida. Mas a escolha é sempre nossa.

Quer virar a chave e assumir o comando? Sugiro que tome consciência sobre como você escolhe. Todos nós temos critérios que se repetem em nossas diferentes escolhas. Ter consciência destes critérios, alinhá-los com nossos valores pessoais e objetivos de vida certamente trará mais qualidade e leveza para as escolhas do dia a dia, sejam as simples ou mesmo as complexas.

A qualidade dos nossos resultados está diretamente relacionada à congruência entre critérios de escolha e anseios pessoais. Qualquer opção que fuja a esta equação certamente gerará frustração por se afastar da nossa essência.

Faça este exercício, reflita e identifique COMO realizou cada escolha do seu dia! Então posicione-se. Esta escolha de fato te atende?

Sheila Berna Author
⚙️ Sheila Berna
Sheila Berna é Psicóloga pela USP, Especialista em Orientação de Carreira pela USP, Master Coach pela FEBRACIS, Consultora e Palestrante. Com mais de 12 anos de experiência em atendimento individual, há 5 anos trabalha desenvolvendo lideranças e equipes. Residente do Vale do Paraíba, atuou em diferentes projetos da região assim como em São Paulo e Rio de Janeiro. Empreteca, apoia o movimento dos Empretecos do Vale do Paraíba, contribuindo para a organização de eventos relevantes ao empreendedorismo da região.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa