fbpx

Como Valores e Qualidades do Coração Influenciam o Trabalho em Equipe

Você sabia que são os valores e as qualidades do coração que fazem a roda girar no sentido de um novo patamar de colaboração e coerência operacional no trabalho em equipe?

Como Valores e Qualidades do Coração Influenciam o Trabalho em Equipe

Como Valores e Qualidades do Coração Influenciam o Trabalho em Equipe

Coerência pressupõe ordem, eficiência energética, um sistema onde o papel de partes independentes interage entre si de forma harmônica, com resultado otimizado.

Em uma equipe ou organização, coerência é um estado coletivo onde vários indivíduos diferentes interagem entre si de forma fluida, criativa e ressonante – o que permite que o novo futuro emerja através do trabalho do time.

Em times coerentes, há liberdade de expressão, respeito, cuidado e gentileza. E muito mais: há de fato gratidão por fazer parte da equipe, apreciação pela contribuição do outro, amor pelo propósito e pelos colegas, compaixão com os desafios de quem tem mais dificuldade em interagir e se expressar.

Em times coerentes, são os valores e as qualidades do coração que fazem a roda girar no sentido de um novo patamar de colaboração e coerência operacional.

Valores representam os princípios ou padrões de comportamento de uma pessoa. Representa o que a pessoa tem como importante na vida.

Qualidades são atributos ou características que diferenciam uma pessoa.

Valores e qualidades do coração é o que valorizamos a partir do profundo do nosso ser, o que nos dá vida. Agem como um sistema de guiança interna, como se fossem por exemplo um GPS pessoal, uma bússola interior que nos mantém no rumo em relação às escolhas que fazemos na vida e como interagimos com os outros.

Atenção: os valores e as qualidades do coração não são crenças ou pensamentos programados sobre o que acreditamos ser, do que nossa mente acha que somos. Se são valores e qualidades, são DE CORAÇÃO, ou seja, são coerentes. Coerentes com nossa essência, verdade, nosso propósito real na vida.

São a expressão mais pura do nosso self mais profundo; o “coração” do que somos reflete nosso melhor Eu.

Ao vivermos alinhados com os valores e as qualidades do nosso coração, então vivemos conectados com nós mesmos. Fluímos com mais leveza pela vida, pois reduzimos tensões relacionais e não nos deixamos entrar no drama e na vitimização. Trilhamos os caminhos com vitalidade, energia positiva, fazendo assim melhores escolhas. Sabemos quem somos. E a que servimos.

E adquirimos o poder de fazer com que esses valores e qualidades se tornem operacionais no nosso dia a dia, melhorando assim a nossa performance individual e a nossa interação com os outros e em equipes.

Uma grande fonte de estresse na nossa vida vem da nossa dificuldade de compartilhar algumas qualidades do coração no nosso dia a dia. Vamos refletir juntos: quando você não consegue agir com paciência, gentileza, sinceridade ou apreciação, como isso afeta, de fato, a dinâmica do time e da organização? E como isso afeta a sua própria coerência individual? Te drena ou te regenera?

Trazer os valores e as qualidades únicas do seu coração para os times de que você faz parte gera assim ressonância. Se cada integrante da equipe trouxer as suas qualidades, então a vibração aumenta e gera flow colaborativo. Combinar os valores e qualidades do coração que irão permear o projeto pode facilitar a expressão genuína, a criatividade coletiva bem como a leveza nas relações.

Agora vamos entrar em coerência e passar a expressar os valores e qualidades do seu coração, a saber:

  1. Foque atenção no seu coração;
  2. Com o foco no coração, passe então a respirar mais profundamente e mais devagar que o normal, imaginando que o ar está fluindo para dentro e para fora do seu coração. Mantenha esta respiração por 2 ou 3 minutos;
  3. Ative, no seu coração, os valores e qualidades únicos do seu coração que você quer manifestar na sua vida. Qual o melhor de você que você deseja compartilhar com o mundo?
  4. Ao localizar as suas qualidades, então respire profundamente no seu coração por alguns ciclos, até que você sinta a sensação de expressá-la no mundo;
  5. Agora dê um segundo passo. Localize os valores e qualidades do coração que você gostaria de compartilhar em um projeto ou equipe que você faz parte. O que esta sua contribuição pode agregar ao projeto? Respire no coração.

E agora abuse em irradiar, espalhar e compartilhar o que você tem de mais precioso em você. Coragem, perseverança, gentileza, carinho…o amor e suas infinitas nuances que habitam o seu coração.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como entrar em coerência e passar a expressar os valores e qualidades do seu coração? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.

Roberta Moreira Lima
https://www.linkedin.com/in/robertam1

Confira também: Coerência no Cuidar e Seus Benefícios para a Vida!

 

Roberta Moreira Lima é apaixonada por pessoas e felicidade, acredita no despertar das organizações para o seu papel facilitador de cura e florescimento de seu ecossistema. CEO e orquestradora da Reserva de Ideias Heart&Business, traz a coerência do coração para as estratégias de negócio por meio da união de marketing consciente, inovação e evolução humana. Capitalista Consciente, ICI Coach, PNL MasterPractioner, Terapeuta Vibracional e Instrutora Certificada HeartMath®. Coempreendedora da HeartBrasil, que compartilha, por meio de cursos e treinamentos, o Sistema HeartMath e Inteligência do Coração para indivíduos e organizações. Estudiosa de espiritualidade e expansão da consciência, em especial de Um Curso em Milagres e Um Curso de Amor.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa