Anúncios

Como tudo, pessoas e famílias também mudam!

Na última década a família vem passando por grandes transformações. A mulher cada vez mais engajada profissionalmente fez com que os pais e mães de hoje dividam equilibradamente as responsabilidades.

Olá, caro leitor!

Estudei o comportamento humano através das mais modernas e efetivas metodologias de desenvolvimento humano. Coaching, PNL, Hipnose Ericksoniana, Constelações Familiares, entre outras metodologias. Não havia na época literatura ou cursos direcionados para crianças. Assim, criei formas de utilizá-las no dia a dia com meus 5 filhos, e os bons resultados, admirados pelos seus mestres, aumentaram minha confiança para em 2002, fazer a 1ª sessão de Coaching para Criança.

Com base na minha experiência em Coaching com crianças e jovens, abordarei mensalmente nesta coluna os desafios da educação de crianças e jovens, com o objetivo de dar suporte emocional e técnico aos pais para um relacionamento familiar harmonioso, feliz e, acima de tudo, para uma educação efetiva aos filhos. “A missão de educar dos pais pode deixar de ser um padecimento para ser algo suave e feliz, onde pais e filhos cresçam juntos”.

Seja muito bem-vindo!

Roselake Leiros

Como tudo, pessoas e famílias também mudam!

Na última década a família vem passando por grandes transformações. A mulher cada vez mais engajada profissionalmente fez com que os pais e mães de hoje dividam equilibradamente as responsabilidades de prover materialmente a família, a administração do lar, e os cuidados e educação dos filhos. Assim temos hoje, pais e mães diferentes, filhos diferentes e famílias diferentes.

Entendemos essas mudanças ao longo do tempo como algo muito bom, pois faz com que os filhos possam ter a participação do pai e da mãe em suas vidas. Isso possibilita à criança melhor estrutura, participação ativa na família e futuramente na sociedade, compreensão ampla sobre direitos e responsabilidades, entre outras coisas.

Quando os membros da família assumem essa nova condição com compreensão, respeito, ajuda mútua, digo, cada um assumindo naturalmente suas responsabilidades, o que vemos é uma família estruturada onde todos crescem e são muito mais felizes.

Mesmo com todas essas mudanças, a responsabilidade de estruturar a família e educar os filhos ainda é do pai e da mãe. São os pais que com o seu modelo pessoal, a sua forma de pensar, sentir e agir modelam suas famílias e filhos. A família é um sistema vivo e a expressão de um influencia os outros membros.

As demandas naturais do cotidiano, da profissão, dos relacionamentos interpessoais no trabalho, sociais e familiares, do ter que prover material e emocionalmente, toda a aceleração da vida, somados à solicitação constantes dos filhos se torna na maioria das vezes uma pressão muito grande que precisa de um preparo muito maior comparado aos pais do passado.

Como tudo tem uma contrapartida, nunca se teve também tanto acesso a informações e ferramentas para auxiliá-los na boa execução dessas responsabilidades. Ferramentas de desenvolvimento humano que antes eram utilizadas exclusivamente para o desenvolvimento profissional, são largamente utilizadas também no âmbito pessoal, familiar e na educação com muito sucesso.

A PNL-Programação Neurolinguística, a Neurociência e o Coaching hoje compõem um trio de excelência que possibilita melhor compreensão do funcionamento da mente, dos comportamentos, e trazem técnicas que permitem a otimização das funções cerebrais para produzir melhores resultados também no contexto familiar e da educação. Mas elas não fazem nada sozinhas, é preciso consciência, autorresponsabilidade e flexibilidade para ajustar e/ou mudar o que é preciso para se obter melhores resultados.

A neurociência, por exemplo, explica que é a plasticidade do cérebro que possibilita os aprendizados e mudanças e que nos primeiros cinco anos de vida e na adolescência esta plasticidade aumenta. Nesse período a maior capacidade de absorver conhecimentos faz com que a curiosidade aumente e eles vivam com intensidade total, questionem tudo, queiram sempre mais, aprendam de tudo e o tempo todo. Isso leva à maioria dos pais viverem uma verdadeira maratona, e o que se ouve deles é, “haja disposição e sabedoria para acompanhá-los; a minha bateria já acabou e eles continuam”.

Reconhecemos quão árdua é a tarefa dos pais de hoje, mas também sabemos que é deles o dever de acompanhar a sua trajetória de vida, amando, apoiando, incentivando e ensinando, principalmente através de seus exemplos, os bons valores para a vida. Pais não são perfeitos, mas são os heróis dos seus filhos, e precisam se manter assim. Mas ressaltamos que isso tem mais a ver com o ser humano, com respeito e autorrespeito do que com perfeição. A sensibilidade, vontade de colaborar e o gosto por desafios são traços marcantes das crianças de hoje, por isso recomendamos aos pais autoconhecimento, consciência, disposição e flexibilidade para mudar em si o que é preciso. Seja autêntico, diga a verdade. Quando não souber algo, ou se sentir frágil ou inadequado assuma isso como humano, mas diga que você está buscando recursos para mudar, e ainda, sugira ao filho alguma forma de colaborar com a situação… Mas continue com a verdade, busque realmente formas de mudar.

Existem perfis de pais e perfis de filhos, ambientes e circunstâncias das mais variadas influenciando cada um da família em seus comportamentos e tudo contribui para o que de fato acontece em cada momento. Tudo que vocês pais fizeram até agora foi o melhor que conseguiram, dadas às circunstâncias do momento que viveram. Assim troque as frustrações, culpas, inseguranças, raivas e medos por aprendizados. O resultado que conseguiram foi o melhor que se pode, mas você pode ser ainda melhor, e mudar pode ser mais fácil do que você imagina. Pais e filhos aprendem juntos, uns com os outros, aproveite a oportunidade para aprender o que te falta e cresça com seu filho.

⚙️ CrerSerMais
Roselake Leiros é Coach de Crianças, Jovens e Família – Buscando uma educação mais efetiva para os filhos, pais mais leves e motivados, Famílias mais harmoniosas, criou o “Educar Mais com Coaching e PNL”. Em Coaching, cursos e palestras dá suporte emocional e técnico com ferramentas que aumentam a efetividade e motivação na educação para Pais e Professores. É Dir. da CrerSerMais – Ministra Curso para Coaches que desejam habilidade no atendimento de crianças e é Trainner de Formações de Coach e PNL.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa