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Como sobreviver em tempos de crise!

O bom profissional precisa estar disposto a aprender e disseminar conhecimento, esta troca é muito saudável para o profissional e para as organizações. Conhecimento é investimento e este ninguém perde!

Em tempos de crise como esta que estamos vivenciando, as organizações precisam rever suas estratégias, os empresários precisam se adaptar rapidamente às novas necessidades para tornarem-se mais competitivos e sobreviverem no mercado, além de investir em criatividade, melhoria contínua dos processos, valorização dos recursos humanos e principalmente foco nos clientes.

Porém esta necessidade de se adaptar rapidamente não cabe apenas para as organizações, isto vale também para os profissionais, todos precisam se aperfeiçoar para se manterem competitivos.

O bom profissional precisa estar disposto a aprender e disseminar conhecimento, esta troca é muito saudável para o profissional e para as organizações. Conhecimento é investimento e este ninguém perde!

Outro ponto para as organizações se manterem é fidelizar seus clientes e, para isto, é preciso conhecer muito bem os valores, hábitos e necessidades deles, identificar possíveis futuros clientes, e conhecer o mercado no qual atua.

Hoje não podemos mais seguir a gestão Ford, onde o cliente pode comprar qualquer carro desde que seja preto… É preciso estar atento às necessidades, por isso a importância de conhecer os valores, hábitos e necessidades de seu público alvo. Afinal são Eles quem decide!

Para fidelizar um cliente é preciso relacionar-se com ele, e como todo relacionamento seja pessoal ou profissional deve ser baseado na confiança. Para que isto aconteça as organizações precisam investir em uma gestão baseada em desenvolvimento humano.

Não existe fidelização de clientes externos se você não investir na fidelização de seus colaboradores, parceiros comerciais e fornecedores. O ato de servir com qualidade está diretamente ligado ao engajamento de todos os colaboradores e todos os envolvidos em seu negócio!

Quando a vocação dos profissionais e seus valores estiverem alinhados aos valores e necessidades da organização, você desenvolve uma equipe de alto desempenho, gerando benefícios para todos.

Cabe aos líderes conciliar os propósitos dos colaboradores ao foco das organizações!

Um grande abraço!

Graziela Heusser Azeredo é Diretora e Fundadora da GHA Gestão de Negócios. Atua como Coach de Carreira e Negócios, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades do Ser Humano e das organizações, para que eles possam usar suas habilidades em potencialidade máxima, gerando resultados positivos para a concretização dos seus objetivos. Formação Técnica Publicitária pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Bacharel em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Paulista, especialista em Comunicação pela Fundação Cásper Líbero, Certificação Green Belt e Personal and Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, além de outros cursos de extensão nas áreas de Marketing, Gestão de Negócios e Melhoria de Processos.
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