fbpx

Como será o amanhã?

Não pergunte “como será o amanhã”, mas se aplique a trabalhar para que ele seja o mais próximo daquilo que você deseja. Qual é o amanhã dos seus sonhos?

Como será o amanhã? Responda quem puder!

Como será o amanhã?

Esta é a primeira postagem do ano de 2021 e já começamos com uma interrogação? Deixe-me explicar: chamamos de “releitura” quando, após certo tempo, lemos algum livro, texto ou estudo. É bastante provável que, pelo período que passou desde a primeira leitura, suas percepções e potenciais conclusões tenderão a sofrer alguma influência das experiências que vivenciou. Ou seja, após um tempo, muita coisa mudará “fora de você” e, principalmente, “dentro de você”.

Para a minha primeira postagem de 2014, eu dei o mesmo título acima. Só para nos lembrarmos da abertura que então escrevi, a pergunta nos remete a uma música popular brasileira, muito cantada em festas e bailes (criação de talentoso João Sérgio, ainda que pouco conhecido). A obra ganhou notoriedade, primeiramente, com a cantora Simone e, depois, com outros artistas.

A letra contava que:

A cigana leu o meu destino; eu sonhei; bola de cristal, jogo de búzios, cartomante; Eu sempre perguntei: “O que será o amanhã?”, “Como vai ser o meu destino?”. Já desfolhei o malmequer, primeiro amor de um menino. E vai chegando o amanhecer, leio a mensagem zodiacal, e o realejo diz, que eu serei feliz … sempre feliz. Como será o amanhã?, responda quem puder. O que irá me acontecer? O meu destino será como Deus quiser… 

No início de 2016, eu fiz a “releitura” daquela minha postagem e de como poderia reinterpretar a letra da música. Escrevi (o óbvio) que ninguém saberia afirmar sobre o amanhã, concretamente, pois isso é algo que Deus reservou como conhecimento só Dele. Mas ao nos dar a condição do livre arbítrio e do exercício de podermos pensar, Deus sempre quer estimular que cada pessoa se ajude na construção do seu melhor futuro. Não pergunte “como será o amanhã”, mas se aplique a trabalhar para que ele seja o mais próximo daquilo que você deseja.

Aprenda a encontrar os caminhos alternativos quando algo aparece para atrapalhar, porém entenda que os desvios podem lhe levar a lugares que você, antes, não havia imaginado existirem. E isso pode ser bom! Adaptando a letra, dois anos depois da primeira postagem (lembra-se da releitura?), ao invés das duas perguntas-chave (“O que será o amanhã?”, “Como vai ser o meu destino?”) comece por se perguntar:

Qual é o amanhã dos meus sonhos? Depois, pergunte-se: Como eu posso chegar até esse amanhã dos meus sonhos?

De 2016 para cá, muita coisa aconteceu, no Brasil e no mundo. Foram cinco anos complicados em todas as dimensões da vida (econômica, social, cultural e política), em que tivemos impactos preocupantes a exigirem de todos nós resiliência e capacidade de superação. Porém, se a pandemia do coronavírus trouxe o maior desafio contemporâneo à raça humana, ela também foi capaz de nos comprovar que ninguém no mundo é autossuficiente e imune a problemas globais.

Se a vacina para combater o vírus surgiu tão rápida e bem antes do que muita gente projetava, há que se valorizar a ciência e os cientistas, pois eles se dedicaram a trabalhar intensamente. Não individual ou egoisticamente, mas em amplo processo colaborativo. Esse exemplo dado pela ciência mostrou ao mundo que a raça humana corre riscos frequentes, dependendo uns dos outros para gerar o ambiente de vida sustentável. E para isso, o respeito às diversidades e aos valores dos outros é fundamental.

O amanhã será sim como Deus quiser, mas nós não podemos deixar de colaborar com Ele. Com certeza, quando você responder à pergunta para si próprio, saberá enfrentar suas batalhas, conquistar as vitórias, e poderá celebrar cada uma delas. Porém, não deixe de reconhecer quem o ajudou na trajetória e, se puder, ajude essa outra pessoa também. Celebre o sucesso não pelo acaso ou pela sorte, mas pelo seu trabalho consistente e o reconhecido apoio de outras pessoas, todos nós sempre suportados pelo melhor de todos os coaches existentes… O Deus amigo de todos nós.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como atingir o amanhã dos seus sonhos? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Mario Divo
https://www.mariodivo.com.br

Confira também: Seja feliz praticando a Resiliência Transformadora!

Mario Divo Author
Mario Divo possui meio século de atividade profissional ininterrupta, hoje estando dedicado à gestão de negócios e de pessoas. É PhD pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e MSc, também pela FGV, com foco em Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. CEO da plataforma MENTALFUT® e da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching. Ex-Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel, no Brasil. Foi titular do Planejamento de Comunicação Social da Presidência da República (1997-1998) e, anteriormente, comandou a Comunicação Institucional da Petrobras e a Área de Novos Negócios da Petrobras Internacional. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa