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Como Ser um Excelente Profissional de Marketing!?

Confira 9 competências para alcançar a excelência como Profissional de Marketing e aprenda dicas para ajudar para melhorar cada qualidade em sua carreira profissional.

Como Ser um Excelente Profissional de Marketing? 9 Competências para alcançar a excelência!

Como Ser um Excelente Profissional de Marketing!?

Eu já tive a oportunidade, em postagens anteriores, de ressaltar a excelência da instituição americana MECLABS, localizada na Flórida. Entre seus investimentos em pesquisas, ganham destaques os experimentos de marketing desenvolvidos pela área de negócios Marketing Sherpa (https://www.marketingsherpa.com/). E hoje, neste espaço da plataforma Cloud Coaching, quero explorar o estudo que levou o título de “What Makes a Good Marketer?” que, em tradução livre, alinha-se ao título desta postagem. Leia este conteúdo.

Daniel Burstein, Diretor da Marketing Sherpa, resume assim o estudo: É hora de voltar às aulas. E isso me fez pensar. No início de cada ano letivo, eu recebia um programa de estudos para a turma. E tudo era tão claramente definido (Aqui está o que esperamos de você neste ano letivo). Como se só as expectativas tão claramente definidas fossem suficientes para uma carreira de marketing de sucesso. Bem, neste artigo, tentamos fazer exatamente isso, ou seja, oferecer relevantes informações a líderes de marketing e negócios, incluindo dicas para ajudar a melhorar cada qualidade em sua carreira profissional.

Como o artigo é relativamente longo, eu vou resumir aqui as sete qualidades essenciais, segundo Burstein, para alcançar a excelência na prática do marketing.

Inicialmente, ele chama a atenção para um ponto: o objetivo é trazer estudos de caso minuciosamente pesquisados e relatados com resultados, bem como conversas aprofundadas com líderes de marketing e negócios.

Neste caso, os pontos citados são opiniões informadas com base nas experiências vividas por esses líderes de marketing – mas, mesmo assim, opiniões. Portanto, a sugestão do autor é que cada pessoa avalie quais são as mais adequados para si e para a carreira de marketing que está moldando. E, indo além, Burstein sugere que cada pessoa se sinta à vontade para compartilhá-las em sua rede social favorita.

Agora, considere cada uma das competências listadas, selecionadas a partir das opiniões obtidas pela pesquisa, e faça a sua autorreflexão:

1. EMPATIA

Afaste-se de sua posição de analista ou gerente de marca. E, na medida do possível, tente entender o que você está vendendo do ponto de vista do cliente. Isso pode ser uma tarefa difícil, é claro, dependendo de qual é o produto. Não espere demasiado para juntar seus clientes ao processo. Muito já se tratou sobre cocriação e a importância de colaborar com os clientes, porque eles geralmente são seus melhores vendedores e, às vezes, os melhores designers de produto.

Ter empatia é a mais importante competência que os profissionais de marketing precisam. Os clientes têm informações, o que significa que precisam de alguém que entenda seu problema e possa organizar essas informações em recomendação de produto ou serviço que os atenda. Os profissionais de marketing não estão mais “vendendo algo” para os clientes, eles estão “vendendo soluções para problemas” e, para isso, é fundamental ter empatia.

2. ESTRATÉGIA

Na verdade, o profissional de marketing deve entender o lado comercial do negócio, ou seja, não se pode apenas trabalhar com números e métricas de conversão. É preciso saber associar a estratégia do negócio com a estratégia de marketing. Em outras palavras, é preciso saber construir a ponte entre a parte criativa do marketing e o negócio. Outra forma de tratar esta competência reside na capacidade de ir além da visão panorâmica de um negócio.

É essencial também identificar os detalhes que geram resultados em determinados esforços e iniciativas. Essa qualidade associa a capacidade de o profissional de marketing pensar em vendas, engenharia, desenvolvimento de produtos e, obviamente, marketing. Essencialmente, esse profissional precisa ser capaz de ampliar qualquer faceta do negócio e, em seguida, reduzir imediatamente a lente para entender como essa faceta afeta a marca e os esforços de marketing.

3. CURIOSO E HUMILDE

O excelente profissional de marketing tem que estar aberto para a possibilidade de que sua experiência e realizações passadas serão menos importantes do que o processo de abraçar o que é novo e de estar aberto a novas pessoas e novas ideias. O fato é que se deve ser apaixonado e curioso, bem como manter constantemente as próprias habilidades atualizadas.

Vivemos em uma era especial do marketing, pois temos maneiras diferentes de interagir com os clientes, seja só para alcançá-los e informar, como até para educar. Para realmente criarmos a melhor experiência de marketing e sermos os melhores da turma, é preciso ultrapassar constantemente os limites, estando dispostos a entender que, algumas vezes, estaremos errados, assumindo a capacidade de aceitar isso e aprender a lição.

4. CRIATIVO

A criatividade é um fundamento e, por isso, são considerados melhores os profissionais de marketing que gostam de pensar, de terem ideias e de serem criadores de ideias. Por outro lado, se esse profissional está indo contra a ideia de alguém, que tipo de feedback deu ou dará? Qual a sua explicação construtiva para o descarte de uma sugestão, comentário ou proposição?

5. BEM INFORMADO

Muitas pessoas acham que podem fazer marketing digital em uma tarde. Eles apenas farão algumas postagens rápidas nas redes sociais e comprarão alguns anúncios no Facebook. No entanto, eles não entendem o significado de consistência, conteúdo de qualidade, credibilidade por trás de um negócio, reputação, legado, relações públicas e o valor de curtidas no LinkedIn, não apenas no Facebook ou Instagram…

É impossível ser um profissional de marketing competente sem conhecer o público-alvo, os principais concorrentes, o consumo de mídia de seu mercado-alvo. É preciso ter algum conhecimento sobre os canais utilizados – sejam anúncios digitais, parcerias, eventos, e-mails, boletins informativos, páginas de captura, campanhas automatizadas ou até o boca a boca. E é necessário também investir em pesquisa para saber quais serão seus próximos passos, qual será a estratégia e quanto tudo isso custará.

6. BOM COMUNICADOR

Esta competência é tão óbvia que nem vale a pena estendermos os comentários. Todo profissional de marketing precisa saber escrever. E escrever com boa qualidade é uma capacidade essencial, isso sem contar também capacidade de expressão oral. Desde a correspondência trocada por e-mail até a quebra do jargão de marketing para gestores de pequenas empresas, uma comunicação sólida gera confiança e é a base para o crescimento.

7. COLABORATIVO

Reconheça as pessoas e entenda que todos fazemos parte de uma equipe, seja ela a da própria empresa ou mesmo a do seu cliente. Somos todos parte de uma equipe. No livro “The Second Mountain”, de David Brooks, aborda-se o crescimento da carreira em uma primeira montanha, e ela é sobre os momentos de sucesso que dão a sensação de realização pessoal e felicidade.

Mas, então, a pessoa percebe que a segunda montanha é sobre viver para os outros. É olhar para a vida como a oportunidade de ser para os outros com alegria, descrita por Brooks como sendo algo diferente da felicidade. Essa alegria se mostra um sentimento positivo duradouro que o excelente profissional obtém ao ajudar os outros.

Finalizando esta postagem, eu quero registrar que não há e nem haverá algum ser perfeito que tenha todas essas competências em seu mais alto grau. O que existe, para o excelente profissional de qualquer área de atividade, é a abertura mental para saber aprender e melhorar continuamente, seja a partir dos seus erros, seja a partir de casos que venha a conhecer de outras pessoas. E se você é um coach ou mentor, também pode (e deve) se apropriar da proposta acima para alcançar a excelência em suas atividades.

Eu sou Mario Divo e você me encontra pelas mídias sociais ou, então, acesse meu site www.mariodivo.com.br.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como ser um excelente profissional de marketing? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Até nossa próxima postagem!

Mario Divo
https://www.mariodivo.com.br

Confira também: Atendimento ao cliente gera custo ou receita?

 

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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