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Como se constrói uma imagem de credibilidade

Para alcançar posições de destaque nas empresas, é preciso conquistar a confiança das pessoas que podem nos ajudar a chegar lá.

Como se constrói uma imagem de credibilidade? Essa é uma questão importante para todo profissional que deseja ter sucesso na carreira. Porque para alcançar posições de destaque nas empresas, é preciso conquistar a confiança das pessoas que podem nos ajudar a chegar lá.

Mas quando falo em “conquistar a confiança”, por favor, não me refiro a práticas como realizar favores, ser submisso ou compactuar com atitudes não muito éticas. Infelizmente, algumas pessoas entendem confiança dessa forma. E dedicam um tempo considerável de seu dia de trabalho a fazer política interna, bajulações e conchavos.

Absolutamente, não é assim que entendo confiança.

O conceito confiança que trabalho junto às empresas se relaciona com um conjunto de atributos pessoais: competência, clareza, consistência, cumprimento, comprometimento, coerência, cumplicidade e consciência.

Eu os chamo de “sete cês”, e eles fazem parte do modelo que idealizei para desenvolver relações de confiança nas empresas.

  1. Competência é a capacidade em desempenhar uma atividade de maneira apropriada, obtendo os resultados esperados. A pessoa que tem pleno domínio técnico de seu trabalho inspira confiança.
  2. Clareza é a atitude de dizer a verdade e colocar sinceramente as expectativas que se tem em relação aos outros. A pessoa clara não esconde o que pensa nem oculta informações.
  3. Consistência é o que faz a pessoa ter atitudes alinhadas com um histórico de condutas passadas. É o oposto da imprevisibilidade.
  4. Cumprimento se refere ao empenho em realizar aquilo que se prometeu. Se percebemos que uma pessoa se esforça para cumprir as promessas que faz, somos mais propensos a confiar nela.
  5. Comprometimento é envolvimento. A pessoa comprometida assume a obrigação ou tarefa de outros como se fosse dela própria. Nas organizações, é a capacidade de desempenhar um trabalho da empresa com a mesma seriedade e empenho com que trataria um assunto pessoal.
  6. Coerência é o alinhamento entre discurso e ação. A pessoa coerente é a primeira a fazer aquilo que diz para os outros fazerem. Trata-se do fator mais crítico para a confiança, já que a prática mostra o quanto é difícil para as pessoas serem coerentes.
  7. Cumplicidade é a atitude de criar algo em comum com o outro, uma relação de parceria e lealdade em que objetivos estão implícitos. Outro aspecto da cumplicidade é a confidencialidade, a capacidade de fazer sigilo sobre determinadas coisas.

Por fim, a consciência – É a percepção do outro como legítimo outro. Isso significa compreender as necessidades dele, ter respeito à sua individualidade e ao seu espaço.

Alguém que tenha esses atributos bem desenvolvidos naturalmente constrói uma imagem de grande credibilidade profissional. Ou mais do que isso: constrói a imagem de uma grande pessoa, digna de verdadeira admiração.

Vale a pena fazer algum esforço para ser uma pessoa de grande credibilidade, não vale?

Assista e compartilhe o vídeo abaixo:


Link Original: https://www.youtube.com/watch?v=za_2EifLwxE

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Há mais de 18 anos no mercado de palestras, Leila Navarro conquistou sólida carreira no Brasil e no exterior. Suas palestras já foram assistidas na Espanha, Chile, Uruguai, Panamá, Japão, México, Peru, Paraguai, Colômbia, Angola e Portugal. No Brasil, segundo a Revista Veja, integra o ranking dos 20 mais notáveis palestrantes brasileiros. Entre suas premiações, em 2013 foi a única mulher eleita Top5, na categoria palestrante, do Prêmio Top ofMind Estadão RH, o Oscar do RH, o mais prestigiado e desejado prêmio do mercado. Em 2005 levou em primeiro lugar! Também obteve o Prêmio de 100 fornecedores de RH – Categoria palestrante do ano 2009. Autora de 16 livros, entre eles, “Autocoaching de carreira e de vida”, “Talento para ser Feliz”, “A vida não precisa ser tão complicada”, “O poder da superação”, e seu mais novo lançamento o “Virar o Jogo” , além de diversos e-books, artigos e diversas participações para a mídia em geral.
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