Você consegue fazer tudo que se propõe durante o dia?
Você já terminou o dia com a impressão de que não fez nada?
“Fiquei ocupado o dia todo, mas não terminei o que precisava.”
Você pode ocupar-se o dia todo e não produzir absolutamente nada. Como assim?
Ocupar-se e passar o dia fazendo coisas que aparecem, como, por exemplo, responder e-mails, mensagens do WhatsApp, navegar nas redes sociais, parar no corredor para conversar, e correr o dia todo para, no final do dia, ter a sensação de que não fez absolutamente nada.
Produzir é realizar algo que o leve em direção ao seu objetivo. É você chegar ao final do dia e perceber que conseguiu chegar mais perto do seu objetivo, perceber que não está mais onde estava no dia anterior. É sentir-se cansado depois de um dia de trabalho, mas, ao mesmo tempo, feliz com tudo que fez.
“Se você não tem agenda, vira agenda do outro!”
(Gerônimo Theml – Livro Produtividade para quem quer tempo)
Quando li esta frase, confesso que falei: — Ah, eu vivo da minha agenda –. Mas, logo que comecei a ler a matéria, percebi que estava “vivendo da agenda dos outros”.
Confesso que foi um choque; afinal, sempre fui muito organizada e focada, criando listas de tarefas de tudo o que precisava fazer ao longo do dia, da semana. Porém, nem sempre conseguia fazer tudo.
Como coach determinada que sou (rs.), não me dei por vencida e resolvi colocar em prática o que li, e posso dizer que ganhei muito mais tempo e produtividade.
Mas o que isso quer dizer realmente? Afinal, o que mais eu li que me fez chegar a essa conclusão?
Repare em como era o meu dia a dia. Eu acordava e já pegava o celular, antes mesmo de sair da cama. Então checava mensagens no WhatsApp, mensagens da minha fanpage… enfim, quando percebia, já tinham passado muitos minutos. Durante o dia recebia um e-mail e já o respondia. Se estava atendendo, assim que terminava uma sessão, corria para verificar e responder mensagens no WhatsApp. Era assim o dia todo, e sempre as respondia na hora, quando possível; afinal, isso era ser eficiente, na minha visão.
Porém, como explica Gerônimo Theml, cada vez que você para um relatório ou algo importante que está fazendo, para responder uma mensagem ou e-mail, perde o foco e, quando volta, perde mais um tempo revendo onde parou, para começar novamente. E, pior ainda, você “virou a agenda do outro” porque parou o que era realmente importante para alcançar o seu objetivo. No começo achei um pouco radical, mas resolvi fazer um teste.
Determinei horários durante o dia para verificar mensagens e e-mail, programei minhas publicações em redes sociais e desativei os avisos no celular.
O resultado foi maravilhoso, meu tempo rendeu muito e passei a fazer em menos tempo tudo o que precisava. E hoje “vivo minha própria agenda”.
Então, que tal fazer o teste? Uma coisa importante: avise as pessoas que possam realmente precisar falar com você de que agora você tem horários para ler e responder mensagens, e de que, se for algo realmente urgente, devem “ligar” para você.
Afinal, você quer “ocupar-se” ou “produzir”?
Luciana Rodrigues
www.lurodriguescoach.com.br
Participe da Conversa