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Como prender a atenção do seu consumidor? Se importe de verdade!

Não é difícil constatar que vivemos uma inversão de valores em alguns aspectos e principalmente quando se trata de conquistar clientes.

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Como prender a atenção do seu consumidor? Se importe de verdade!

Vou começar o texto de hoje afirmando que se você conquistar a atenção das pessoas, você pode conseguir honestamente o que quiser. Como? Se interessando genuinamente pelo o que os outros estão dizendo, não somente pelo o que você quer dizer. Não é difícil constatar que vivemos uma inversão dos valores em alguns aspectos e principalmente quando se trata de conquistar novos clientes, por exemplo, ou um contrato desejado.

Muitas pessoas (especialistas) e/ou empresas, se posicionam como solucionadoras, como preocupadas com a sociedade e com seu público, mas será mesmo?

Quantas pessoas e empresas você conhece que realmente vivem seu propósito de forma coerente e que vai de encontro com a busca pelo ouvir e entender o outro lado?

Não é segredo para ninguém que hoje em dia existem uma série de estratégias que podem ser desenvolvidas para prender a atenção do consumidor por meio de um conjunto de ações específicas e precisas de marketing, incluindo o marketing de atenção. Mas com a transformação digital veio também o perigo de alcançar grandes massas, mas não falar de verdade com ninguém. As pessoas do outro lado sabem quando a comunicação é automática, massiva, generalizada. E assim, não se alcança a atenção de ninguém.

Note que o mundo digital tem garantido um grande poder aos receptores das mensagens que é o acesso facilitado a diversas informações sobre qualquer assunto ou tema. Assim, a tarefa de prender a atenção de alguém com uma mensagem que está tentando transmitir se tornou mais complicada. E, por isso, é preciso pensar em estratégias não apenas de marketing, mas também de atenção real!

Dessa forma, é fundamental estruturar as suas campanhas a partir de estratégias que estejam adaptadas ao novo comportamento do consumidor.

Estratégias que foquem em oferecer mensagens mais precisas e, principalmente, se importar de verdade com quem vai recebê-la. Este é o ponto! Muitas pessoas e marcas não entenderam ainda que não se tratam mais simplesmente de números e prospecção contínua, mas de conseguir se comunicar da forma certa e ouvir quem realmente importa para que o seu negócio permaneça no mercado.

O Marketing de Atenção, tal qual conhecemos, foi criado pelo inglês Steve Jelley, em 2012. Ele se baseia na necessidade de as empresas colocarem algumas ações em prática para conseguir prender a atenção do consumidor, de forma que o conteúdo, contexto e, é claro, negócios, possam caminhar juntos. Ou seja, produzir conteúdo realmente relevante para o seu público, dentro de um determinado contexto (nicho ou recorte) de forma que a segmentação resulte em uma comunicação mais assertiva e, consequentemente, em negócios.

Ao se importar de verdade e tentar se colocar no lugar do outro, as chances de acertar aumentam consideravelmente. Isso ajuda a evitar uma das ações mais comuns na atualidade que é não se identificar e se sentir prestigiado. Levando assim a procurar por outro conteúdo, outra marca, outra solução.

Gostou do artigo? Quer saber mais? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

João Kepler
http://www.joaokepler.com.br/

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João Kepler Author
João Kepler Braga é um Empreendedor Serial; Especialista em Comércio Eletrônico, Marketing Digital, Empreendedorismo e VENDAS; Escritor e autor dos Livros: “O vendedor na Era Digital” e “Vendas & Atendimento”; Investidor Anjo, ex-conselheiro da Anjos do Brasil; Conselheiro da GCSM Global Council of Sales Marketing; Associado e Mentor na Seed Investimentos; Cotista e Mentor na Aceleradoras Start You Up e 85 Labs; CEO no Show de Ingressos que é a melhor Plataforma B2B de Event Ticketing Brasileira; Blogueiro e Colunista de diversos Portais no Brasil; Palestrante internacional; Premiado como um dos maiores Incentivadores do Ecossistema empreendedor no Brasil; Espalhador de Ideias Digitais e Melhores Práticas em Negócios.
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