Anúncios

Como posso ser Feliz?

É fato que todo ser humano deseja ser feliz. O curioso é que na maioria das vezes a felicidade está atrelada a conquistas materiais. Seria esse o caminho?

1653
1653
Como posso ser Feliz

Como posso ser Feliz?

Nestes últimos dias venho observando o ambiente em suas mais diversas interações e como tem sido impactante perceber como a vida sem sentimento em relação ao próximo vem tomando conta da sociedade.

Podemos observar nas mídias sociais, nas conversas um distanciamento cada vez maior. A preocupação que percebo permear é o EU ao invés do NÓS.

Vemos nas mídias sociais, nas conversas o quanto o ser humano deseja ser feliz. O curioso é que na grande maioria das vezes elas estão atreladas a conquistas materiais. Aí vejo, em várias ocasiões, que a felicidade, ainda que se tenha o dinheiro, ela é conquistada momentaneamente. Consequentemente precisa-se de mais e mais e mais e não tem fim.

Uma das falas que mais ouvi foi: Preciso ter dinheiro guardado para ter uma velhice feliz e aí pergunto: Será que vai dar tempo?

Para começar precisamos buscar essa felicidade dentro de nós mesmos. Porém as pessoas estão incapazes de perceber que para ser feliz é preciso olhar para o outro, interagir com o outro, socializar com o outro. Mas o quanto as pessoas de um modo geral estão olhando para o próprio umbigo? Levantar a cabeça, dar um bom dia, esboçar um sorriso, isso nem pensar. Bem, a energia que se exala quando se evita interagir e olhar para o outro, sinto lhe dizer, é aquela que vai deixar você continuar triste.

Estou prestando atenção em todos os ambientes que circulo como o condomínio onde moro, na academia que frequento, nos supermercados e o que observo é o fato do outro ser humano que é igual a mim abaixar a cabeça quando cruza comigo e sabe por quê? Porque para ele sou uma estranha que não tem nenhuma ligação. No condomínio onde moro é surreal, as pessoas vão cruzar comigo e literalmente elas abaixam a cabeça quando cruzam e aí, mesmo assim, eu digo bom dia, boa tarde ou boa noite. Alguns respondem e outros se quer ouvem, porque devem estar tão absortos com seus pensamentos que não percebem que passou por outro ser humano.

O interessante que nestas duas últimas semanas minha neta de 5 anos que está comigo tem percebido minha fala e me perguntou:

Vovó por que você fala bom dia, boa tarde, boa noite para todos que passam por você?

Eu disse para ela que ao cruzar por alguém e expressar essas falas, além de educado, sociável, também expressamos o amor para com o outro. Demonstramos que ele é importante e devemos valorizá-lo, porque todo ser humano tem essa necessidade. O que me surpreendeu foi ela passar pelas pessoas no condomínio e antes de mim começou a expressar essas saudações. E o quanto ela tem impactado esses “adultos” com sua forma genuína.

O que desejo com este artigo é mostrar que precisamos resgatar valores universais importantes para nossas vidas. E começando assim, poderemos estar mais próximos da tão almejada Felicidade.

Felicidade na pureza da palavra para mim é simplicidade, bondade, generosidade, gratidão, compaixão, perdão, reconhecimento, valorização, dentre outros.

Quando nossas necessidades e valores estão sendo atendidos, expressamos sentimentos de alegria, amorosidade, alívio, animação, bem-estar, disposição, paz, energia, otimismo, confiança, conforto, relaxamento, satisfação, tranquilidade, esperança e FELICIDADE.

Poderíamos a cada dia do ano exercitar um sentimento desses, para resgatar a humanidade que existe em cada um de nós e ao final de 12 meses perceber que a cada dia iremos diminuir a necessidade de ter (material) e aumentaremos a necessidade de ser (humano) que é nossa essência.

Para sermos felizes não existe fórmula mágica. Cada um encontrará sua receita de como se sentir mais feliz. Lembre-se: na medida que fazemos o outro feliz, a sensação de bem-estar e felicidade poderá ser maior.

E o grande desafio não é fazer este exercício com quem se gosta ou tem afinidade, não que seja menos importante e sim que podemos ampliar, expandir nossa consciência para fazer desse mundo um lugar melhor para vivermos.

A lista de sentimentos foi baseada no livro A Linguagem da Girafa, escrito e ilustrado por Jean Morrison.

Beijo no coração!

Wania Moraes
http://www.waniamoraes.com.br/

Confira também: Quando a necessidade de PODER e RAIVA corrói nossa essência de compaixão, empatia e perdão

 

Wania Moraes Troyano possui MBA em Gestão de Negócios e Coaching, Pós-Graduada em Dinâmicas dos Grupos Administradora de Empresas e Pedagoga, com mais de 30 anos com sólida carreira corporativa em empresas multinacionais e em cargos de gestão e assessoria executiva. Foco em Desenvolvimento Humano, especialista em CNV-Comunicação Não Violenta, Coach em Resiliência, Profissional, Vida e Executivo, Neurocoaching, mentora e supervisora para líderes e coaches, com mais de 1000 horas em processos de Coaching. Facilitadora de Grupos. Especialista nos assessments de Estilos de Liderança e Resiliência. Palestrante e Facilitadora de Grupos. Facilitadora em Barras de Access – Expansão da Consciência. Co-autora do livro Coaching Aceleração de Resultados, Capítulo Quantos Antes Melhor! Programa Mulheres Poderosas, na alltv.com.br, todas as terças-feiras, 15h00 às 16h00. Voluntária em programas de Jovens Aprendizes.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa