fbpx

Como os arquétipos das Deusas Gregas podem te ajudar no dia a dia? (parte I)

Saber qual dos arquétipos das Deusas Gregas que você vivencia te ajuda a ter mais leveza e alegria com relação a si mesma.

arquétipos das Deusas Gregas

Como os arquétipos das Deusas Gregas podem te ajudar no dia a dia?

Para iniciar este artigo escolho deixar bem claro que não existe um modelo de mulher. A maior dor que vejo na maioria dos meus atendimentos terapêuticos se baseia exatamente nisto. Em outras palavras, a não aceitação do seu próprio temperamento e do seu jeito natural de ser.

Muitas me relatam que é como se houvesse uma voz dentro de sua cabeça, dizendo: Você é inadequada! Você é errada! Dentre outras inúmeras frases.

Tem um livro que particularmente gosto muito, que os autores Jennifer Barker Woolger e Roger J. Woolger trabalham com os seis arquétipos principais do feminino que são as Deusas da Mitologia Grega: Artémis, Atena, Perséfone, Hera, Deméter e Afrodite. O nome do livro é: A Deusa Interior, Um guia sobre os eternos mitos femininos que moldam nossas vidas. Saber qual dos arquétipos das Deusas Gregas que você vivencia te ajuda a ter mais leveza e alegria com relação a si mesma.

Eles utilizam uma linguagem leve e tranquila, fazem um paralelo com os estudos de Jung com a parte de arquétipos, portanto, pessoa linda, caso queira se aprofundar um pouco mais em sua psique, recomendo a leitura deste livro.

A negação do seu jeito de ser fere profundamente seu corpo emocional, psicológico e físico. São machucados emocionais que tratamos posteriormente em terapia, então não vale a pena em nenhum nível você tentar se padronizar.

Costumo dizer para minhas alunas e clientes: Evite a automutilação emocional e psíquica seja verdadeiramente quem é, pare com o teatro para agradar aos outros.

Se você é uma mulher forte, uma executiva e que coloca sua carreira em primeiro lugar, provavelmente está vivenciando o arquétipo da Deusa Grega Atena.

Atena é a deusa grega da sabedoria, das artes, da inteligência, da guerra e da justiça. Considerada protetora das cidades, dos arquitetos, dos tecelões e dos ourives, ela foi cultuada em toda a Grécia Antiga, nas colônias gregas da Ásia Menor, na Península Ibérica, no norte da África e na Índia”. (Fonte: Toda Matéria)

Trecho retirado do livro: A Deusa Interior. 

“A mulher-Atena está sempre em evidência por ser extrovertida, prática e inteligente. A princípio, os homens geralmente ficam um tanto intimidados com ela, visto que ela não reage aos lances sexuais normais e é capaz de colocá-los contra parede em qualquer discussão intelectual. É fácil identificar Atena no mundo moderno, pois em todos os sentidos da palavra, ela está no mundo: editorando revistas, dirigindo os departamentos de estudos femininos nas universidades, entrevistando personalidades na televisão, organizando viagens para averiguar o que de fato está acontecendo na Nicarágua, produzindo filmes, contestando os legisladores de sua cidade”’.

Por outro lado , temos mais um arquétipo das Mulheres que é o da mãe, que é regido pela Deusa Grega Deméter.

“Deméter é considerada a deusa da agricultura na Mitologia Grega, ela era quem nutria a terra. Era também considerada como a protetora do casamento, deusa da gestação e das leis sagradas”. (Fonte: Wikipédia)

Trecho retirado do livro: A Deusa Interior.

“Deméter é aquela rodeada de crianças; aquela à qual os bebês parecem se agarrar como a uma árvore robusta; aquela que faz e distribui pão com manteiga, café com leite e bolo de fubá; aquela que sabe onde estão as fraldas; aquela cuidando dos joelhos esfolados; aquela feliz em cozinhar para os seis amigos que o marido trouxe do futebol sem a avisar; aquela que passa a noite inteira acordada cuidando da febre de um filho; aquela com reservas aparentemente inesgotáveis de energia”.

Claro que neste artigo não consigo falar mais profundamente sobre os seis arquétipos das Deusas voltadas para a cura das feridas e integração do eu feminino, para que você se aceite e se ame exatamente como é.

Mas, caso sinta que deseja se aprofundar no tema, pode escolher agendar uma sessão para descobrir qual dos arquétipos das Deusas Gregas que você está vivenciando, para auxiliar você em relação ao seu bem-estar, autoconhecimento e melhorar suas relações interpessoais e afetivas. Ou também pode adquirir o livro que mencionei neste artigo para o seu aprofundamento.

Um grande abraço,

Adriana Mantana
http://totalmentemulher.com.br/

Confira também: Como os arquétipos das Deusas Gregas podem te ajudar no dia a dia? (parte II)

 

Adriana Mantana é Terapeuta, Escritora e Palestrante. Com formações em Life, Executive e Master Coach (ABC), Terapeuta ThetaHealer® (THINK/Thetahealing Institute of Knowledge), Terapeuta e facilitadora de Barras de Access™ (Access consciousness), Mestre em Reiki Usui, Oneness Deeksha Giver (Oness University). Facilitadora de cursos online e presenciais.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa